36
views
0
recommends
+1 Recommend
2 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      O atendimento às vítimas de violência na emergência: "prevenção numa hora dessas?"

      Ciência & saúde coletiva
      ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
      Violence, Prevention, Emergency Room, Domestic Violence, Suicide, Violência, Prevenção, Emergência, Violência Doméstica, Suicídio

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Neste artigo discutem-se as possibilidades de prevenção que o setor de emergência pode desencadear diante dos casos de violências. Apóia-se nos dados de pesquisa em que se analisaram os atendimentos feitos às vítimas de "causas externas" em dois hospitais públicos de emergência no Rio de Janeiro. Optou-se, neste trabalho, por tratar de forma breve as principais "causas externas" atendidas (entre acidentes e violências), enfatizando-se os atendimentos de violência doméstica contra crianças, contra mulheres e os de tentativas de suicídios. A metodologia da pesquisa articulou o estudo descritivo de base quantitativa a uma abordagem qualitativa construída através de observação de campo e de entrevistas. A partir dos dados empíricos, trava-se uma discussão sobre o atendimento realizado e as oportunidades de prevenção possíveis e as condições necessárias para esta tarefa.

          Related collections

          Most cited references61

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          A violência social sob perspectiva da saúde pública

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Violência para todos

              Este artigo trata a problemática da violência social através do quadro de mortalidade por causas externas no Brasil, com ênfase na situação do município do Rio de Janeiro. São utilizados dados de mortalidade do Ministério da Saúde, consolidados pelo Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública, no período de 1980 a 1988. São apresentadas a mortalidade proporcional e as taxas de mortalidade por causas externas segundo sexo, idade, grupos específicos de causas externas, tipos de homicídios e acidentes de trânsito. Apesar de se tratar, basicamente, de um trabalho descritivo, faz-se aqui também uma reflexão sobre os homicídios, considerando-os como o fenômeno gerador de morte mais significativo na configuração da violência brasileira hoje.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                S1413-81231999000100007
                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                Public health
                Violence,Prevention,Emergency Room,Domestic Violence,Suicide,Violência,Prevenção,Emergência,Violência Doméstica,Suicídio

                Comments

                Comment on this article