76
views
0
recommends
+1 Recommend
2 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem

      Interface - Comunicação, Saúde, Educação
      UNESP
      Metodología, Enseñanza, Aprendizaje activa, Educación superior, Methodology, Teaching, Active learning, Higher education, Metodologia, Ensino, Aprendizagem ativa, Educação Superior

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A partir da teoria sociointeracionista da educação e da trajetória das práticas pedagógicas nas sociedades ocidentais, o artigo apresenta a espiral construtivista como uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Discute as origens e a utilização de metodologias ativas no ensino superior, focalizando: a aprendizagem baseada em problemas, a metodologia da problematização, o método científico e o uso de narrativas, simulações ou atuações em cenários reais de prática. A exploração da espiral construtivista, de acordo com os movimentos: “identificando problemas”; “formulando explicações”; “elaborando questões”; “construindo novos significados”; “avaliando processo e produtos”, destaca semelhanças e diferenças em relação às metodologias ativas focalizadas. Para além dos aspectos metodológicos envolvidos, a intencionalidade educacional na utilização da espiral construtivista é explicitada pela natureza dos disparadores de aprendizagem utilizados e pelo sentido transformador da realidade derivado da postura crítica e reflexiva na interação do “sujeito” e “objeto”.

          Related collections

          Most cited references121

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade

          O artigo argumenta a legitimidade legal, técnica e política para a formulação de uma política de Estado com o objetivo de ordenar a formação de profissionais em consonância com as necessidades de saúde da população e destaca as competências do setor da educação e do setor da saúde nessa construção. A integralidade é tomada como eixo para propor e apoiar as necessárias mudanças na formação de profissionais, já que implica uma compreensão ampliada da saúde, a articulação de saberes e práticas multiprofissionais e interdisciplinares e a alteridade com os usuários para a inovação das práticas em todos os cenários de atenção à saúde e de gestão setorial.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found

            Effectiveness of problem-based learning curricula: theory, practice and paper darts.

            In a recent review article, Colliver concluded that there was no convincing evidence that problem-based learning was more effective than conventional methods. He then went on to lay part of the blame on cognitive psychology, claiming that 'the theory is weak, its theoretical concepts are imprecise. the basic research is contrived and ad hoc'. This paper challenges these claims and presents evidence that (a) cognitive research is not contrived and irrelevant, (b) curriculum level interventions are doomed to fail and (c) education needs more theory-based research.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas

              Considerando os processos de mudança no ensino em saúde e a demanda por novas formas de trabalhar com o conhecimento no ensino superior, discutem-se dois caminhos metodológicos inovadores no ensino na área da saúde: a aprendizagem baseada em problemas (ABP) e a problematização. Descrevendo suas raízes teóricas, procura-se identificar os seus princípios orientadores. Enquanto propostas distintas, ambas contribuem para rever o processo de ensino-aprendizagem: a problematização, voltando-se para a construção do conhecimento no contexto de uma formação crítica; a ABP, voltando-se para os aspectos cognitivos do processo de construção de conceitos e apropriação dos mecanismos básicos da ciência. Tanto a problematização como a ABP levam a rupturas com a forma tradicional de ensinar e aprender, estimulando gestão participativa dos protagonistas da experiência e reorganização da relação teoria/prática. A crítica às possibilidades e limites de cada proposta, valendo-se da análise de seus fundamentos teórico-metodológicos, leva-nos a concluir que experiências pedagógicas apoiadas na ABP e/ou na problematização, podem representar um movimento inovador no contexto da educação na área da saúde favorecendo rupturas e processos mais amplos de mudança.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                S1414-32832016005023103
                10.1590/1807-57622016.0316
                http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/

                Metodología,Enseñanza,Aprendizaje activa,Educación superior,Methodology,Teaching,Active learning,Higher education,Metodologia,Ensino,Aprendizagem ativa,Educação Superior

                Comments

                Comment on this article