7
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      O lúdico como instrumento facilitador na humanização do cuidado de crianças hospitalizadas Translated title: EL LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITATOR EN LA HUMANIZACIÓN DEL CUIDADO DE NIÑO HOSPITALIZADO Translated title: PLAYING AS A FACILITATOR FOR THE CARE HUMANIZATION OF HOSPITALIZED CHILDREN

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Realizou-se um estudo descritivo com abordagem quantitativa no qual objetivou-se verificar o lúdico como facilitador na humanização do cuidado da criança hospitalizada. Teve como sujeitos 10 crianças na faixa etária de 3 a 6 anos em condições de brincar e conscientes. A coleta dos dados deu-se através de oficinas envolvendo brincadeiras e observação do comportamento das crianças após a participação nas mesmas, sendo utilizado um check list, denominado de `'Ficha de registro das reações comportamentais''. Os dados foram analisados e interpretados por meio de gráficos. Como resultado, observou-se que a promoção do brincar na hospitalização infantil pode facilitar, abrindo possibilidades para uma assistência mais criativa e humanizada, reduzindo os efeitos estressantes. Logo, verificou-se a importância da utilização do lúdico na prática diária, pelos profissionais da saúde, facilitando assistência à criança hospitalizada.

          Translated abstract

          Ha sido realizado un estudio descriptivo con abordaje cuantitativa, com objetivo de evaluar la importancia del lúdico terapéutico en la humanización del cuidado de los niños hospitalizados, teniendo como sujetos 10 niños entre 3 e 6 años en condiciones de jugar y conscientes. Los datos fueron recogidos por medio de trabajos envolviendo juegos, utilizándose un check list llamado de "Ficha de registro de las emociones comportamentales". Los datos han sido analizados y interpretados usándose gráficos. Como resultado, ha sido observado que la promoción de jugar en la hospitalización de niños puede ayudar, dando posibilidad a una asistencia más creativa y humanizada, diminuyendo los efechos estresantes. Luego, se ha verificado la importancia de la utilización del lúdico en la práctica diaria, por los profesionales de la salud, facilitando la asistencia al niño hospitalizado.

          Translated abstract

          A descriptive study was carried out, with a quantitative approach that aimed to verify playing as a facilitator for the care humanization of hospitalized children. Ten (10) children between 3 and 6 years of age, conscious and in conditions to play, were the subjects. Data collection was performed through workshops involving playing and the observation of the children's behaviors after participating in it; a check list called "Register form of behavioral reactions" was used. The data were analyzed and interpreted by graphs. As a result, it was observed that playing promotion in child hospitalization can facilitate, opening possibilities for more creative and humanized care delivery, reducing the stress effects. Thus, it was verified the importance of playing use in health professionals' daily practice, facilitating care rendering to the hospitalized child.

          Related collections

          Most cited references18

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos: Resolução n.° 196, de 10 de outubro de 1996

          (1996)
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A promoção do brincar no contexto da hospitalização infantil como ação de saúde

            Este artigo objetiva analisar o significado da promoção do brincar no espaço da hospitalização de crianças para os profissionais de saúde que trabalham com esta proposta. O método se caracteriza por uma abordagem qualitativa, baseado na análise de entrevistas semi-estruturadas com 33 profissionais de saúde, de três diferentes instituições hospitalares. A promoção do brincar na ótica dos entrevistados pode ser uma ferramenta significativa para que se lidem com questões, tais como: a integralidade da atenção; a adesão ao tratamento; o estabelecimento de canais que facilitem a comunicação entre criança-profissionais de saúde-acompanhantes; a manutenção dos direitos da criança e a (re)significação da doença por parte dos sujeitos. Os achados possibilitaram discutir a promoção do brincar como ação da saúde coletiva. Conclui-se, dentre outros aspectos, que a promoção do brincar no espaço da hospitalização infantil pode contribuir para que se (re)signifique o modelo tradicional de intervenção e cuidado de crianças hospitalizadas.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Protocolo de preparo da criança pré-escolar para punção venosa, com utilização do brinquedo terapêutico

              Este trabalho, do tipo exploratório descritivo, consiste na elaboração de um protocolo utilizando brinquedo terapêutico para preparar crianças pré-escolares que seriam submetidas à punção venosa, assim como testá-lo em algumas crianças para verificar sua aplicabilidade e eficiência. As crianças submetidas à sessão do brinquedo, tornaram-se mais cooperativas durante a punção venosa; compreenderam a necessidade e a técnica dos procedimentos; exteriorizaram sentimentos; elaboraram situações familiares e hospitalares, passando a relacionar-se melhor com as outras crianças e com a equipe de enfermagem. Consideramos que este protocolo é factível e útil; sugerimos que integre o plano de assistência de enfermagem a crianças hospitalizadas.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ce
                Cogitare Enfermagem
                Cogitare enferm.
                Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR, Brazil )
                1414-8536
                2176-9133
                March 2007
                : 12
                : 1
                : 69-75
                Affiliations
                [02] orgnameUNIFOR
                [03] orgnameUNIFOR orgdiv1Graduação em Enfermagem
                [01] Fortaleza CE orgnameUniversidade de Fortaleza orgdiv1Educação em Saúde mirnafrota@ 123456unifor.br
                [04] orgnameUniversidade de Fortaleza orgdiv1Saúde Coletiva
                Article
                S1414-85362007000100009 S1414-8536(07)01200109
                00cf8433-462a-4964-b137-083c60c80c4f

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 10 October 2006
                : 06 March 2007
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 19, Pages: 7
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos Originais

                Juego e juguetes,Play and toys,Hospitalization,Child,Jogos e brinquedos,Hospitalização,Criança,Hospitalización,Niño

                Comments

                Comment on this article