17
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Projeto Dia do Orgulho Negro: uma experiência de saúde antirracista na atenção básica Translated title: Black Pride Day Project: an antiracist health experience in primary care

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este trabalho relata uma experiência de intervenção, na perspectiva da promoção da saúde, denominada "Dia do Orgulho Negro", construída pela comunidade com uma UBS em Campinas e com apoio intersetorial. Buscou-se enaltecer elementos culturais da população negra, através de apresentações, oficinas e tendas, destacando o potencial dessas ações como estratégias para despertar pertencimento identitário e fortalecimento de vínculos, visando a produção de identidade negra positiva e combate ao racismo. É traçado um breve panorama do lugar do negro na cidade de Campinas e a relação da psicologia com o racismo. Como resultados, foi possível sensibilizar os profissionais para a importância de considerarem os efeitos do racismo institucional no processo de saúde, possibilitar maior aproximação entre a UBS e a população negra do território e construção de pauta de ações intersetoriais com foco no racismo institucional. Concluise com provocações e apontamentos frente a um desejo de um projeto de saúde antirracista.

          Translated abstract

          This work reports an intervention experience, in the perspective of health promotion, called "Black Pride Day", built by the community with a BHU in Campinas and with intersectoral support. We sought to highlight cultural elements of the black population, through presentations, workshops and tents, highlighting the potential of these actions as strategies to awaken identity belonging and strengthen bonds, aiming at producing positive black identity and combating racism. A brief overview of the place of the black in the city of Campinas and the relationship between psychology and racism is outlined. As a result, it was possible to sensitize professionals to the importance of considering the effects of institutional racism in the health process, to enable a closer relationship between the BHU and the black population of the territory and the construction of an agenda of intersectoral actions focusing on institutional racism. It concludes with provocations and notes regarding a desire for an antiracist health project.

          Related collections

          Most cited references20

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Política nacional de atenção básica

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Racismo institucional e saúde da população negra

            Resumo A saúde da mulher negra não é uma área de conhecimento ou um campo relevante nas Ciências da Saúde. É inexpressiva a produção de conhecimento cientifico nessa área e o tema não participa do currículo dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação em saúde, com raríssimas exceções. Trata-se de assunto vago que, na maior parte dos casos, é ignorado pela maioria de pesquisadoras e pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde no Brasil. Este trabalho pretende apresentar algumas informações acerca dos processos de formulação desse campo conceitual a partir das demandas dos movimentos sociais organizados e das formulações de especialistas. Tais informações serão apresentadas com o objetivo de subsidiar pesquisas e contribuir para a formulação e gestão de políticas públicas adequadas às necessidades expressas nos indicadores sociais e de saúde das mulheres negras brasileiras.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Sim, nós somos racistas: estudo psicossocial da branquitude paulistana

              Este artigo tem como objetivo fazer uma contribuição para o campo de estudo que relaciona as categorias raça, racismo e psicologia, e faz parte dos estudos interdisciplinares nacionais e internacionais sobre branquitude. Para tanto, faço uma análise de como sujeitos brancos se apropriam da categoria raça e do racismo na constituição de suas subjetividades. Para essa compreensão foram feitas entrevistas com brancos paulistanos de diferentes classes sociais, gênero e gerações com o intuito de compreender quais os significados que estes sujeitos atribuíam a "ser branco". Os resultados obtidos nesta pesquisa apontaram que o racismo e a ideia falaciosa de raça, construída no século XIX, ainda fazem eco nos modos de subjetivação de indivíduos brancos. A partir das análises das entrevistas foi possível perceber que estes sujeitos acreditam que "ser branco" determina características morais, intelectuais e estéticas dos indivíduos.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                revpsico
                Revista de Psicologia da UNESP
                Rev. Psicol. UNESP
                Universidade Estadual Paulista de Assis (Assis, , Brazil )
                1984-9044
                December 2020
                : 19
                : spe
                : 30-55
                Affiliations
                [1] orgnameUniversidade Estadual de Campinas
                Article
                S1984-90442020000200003 S1984-9044(20)01900000003
                10.5935/1984-9044.20200012
                0325fc3d-ba08-4418-8546-828049ecc9ce

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 15 December 2020
                : 21 August 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 28, Pages: 26
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Atenção Primária à Saúde e Saúde Mental

                psicologia,health promotion,racism,psychology,mental health of the black population,promoção da saúde,racismo,saúde mental da população negra

                Comments

                Comment on this article