84
views
0
recommends
+1 Recommend
2 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Trabalho em equipe na perspectiva da gerência de serviços de saúde: instrumentos para a construção da prática interprofissional Translated title: Team work under the perspective of health services management: instruments for the construction of inter-professional practice

      research-article

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Estuda-se a contribuição da ação gerencial para a promoção da prática interprofissional. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada em 21 serviços públicos de saúde de uma região de São Paulo, por meio de entrevista semiestruturada com 21 gerentes (diretores) e utiliza-se a técnica de análise temática. Como resultado, para promover o trabalho em equipe, os gerentes lançam mão dos instrumentos: comunicação, construção do compromisso das equipes e dos trabalhadores com o projeto institucional, estímulo à autonomia das equipes, definição de responsabilidades e accountability, promoção de mudança da cultura institucional e supervisão externa. Conclui-se que a comunicação e demais ferramentas quando aplicadas à promoção do trabalho em equipe estão orientadas ao trabalho, isto é, à atenção eficaz e eficiente às necessidades de saúde dos usuários.

          Translated abstract

          Study on the contribution of the managerial action for the promotion of inter-professional practice. It is a qualitative research carried out in 21 public health services facilities in a region of São Paulo, using data from semi-structured interview with 21 managers (directors) and the technique of theme analysis was used. As a result, in order to promote team work, managers use tools such as: communication, construction of commitment on the part of teams and workers in relation to the institutional project, stimulus to team autonomy, definition of responsibilities and accountability, promotion of institutional culture change and external supervision. The conclusion is that the tool of communication and others, whenever applied to the promotion of team work, are work-oriented, that is, oriented to efficient and effective care to the health needs of the users.

          Related collections

          Most cited references37

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia

          Apresenta-se um conceito e uma tipologia de trabalho em equipe, bem como os critérios de reconhecimento dos tipos de equipe. O conceito e a tipologia foram elaborados com base na literatura sobre o tema e em uma pesquisa empírica sobre trabalho multiprofissional em saúde, fundamentada teoricamente nos estudos do processo de trabalho em saúde e na teoria do agir comunicativo. Segundo essa formulação teórica, o trabalho em equipe consiste numa modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as intervenções técnicas e a interação dos agentes. A tipologia proposta refere-se a duas modalidades de equipe: equipe integração e equipe agrupamento, e os critérios de reconhecimento dos tipos de equipe dizem respeito a comunicação entre os agentes do trabalho; diferenças técnicas e desigual valoração social dos trabalhos especializados; formulação de um projeto assistencial comum; especificidade de cada área profissional; e flexibilidade da divisão do trabalho e autonomia técnica.
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde

              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A integralidade na prática (ou sobre a prática da integralidade)

              O artigo faz uma reflexão sobre as manifestações ou os signos da integralidade na prática em saúde, buscando facilitar o reconhecimento de experiências que estejam avançando e permitir que elas sejam posteriormente analisadas. Pretende também contribuir para que cada vez mais atores se engajem na construção de práticas pautadas pela integralidade. Parte-se do princípio de que o que caracteriza a integralidade é a apreensão ampliada das necessidades e a habilidade de reconhecer a adequação da oferta ao contexto específico da situação no qual se dá o encontro do sujeito com a equipe de saúde; e defender a integralidade nas práticas é defender que a oferta de ações de saúde deva estar sintonizada com o contexto específico de cada encontro.

                Author and article information

                Journal
                physis
                Physis: Revista de Saúde Coletiva
                Physis
                IMS-UERJ (, RJ, Brazil )
                0103-7331
                1809-4481
                2011
                : 21
                : 2
                : 629-646
                Affiliations
                [02] orgnameUEL orgdiv1Departamento de Saúde Coletiva
                [03] orgnameUFMT orgdiv1Faculdade de Enfermagem
                [04] orgnameEEUSP orgdiv1Departamento de Orientação Profissional
                [01] orgnameEEUSP orgdiv1Departamento de Orientação Profissional marinape@ 123456usp.br
                Article
                S0103-73312011000200015 S0103-7331(11)02100215
                04ba4ff1-5c86-428b-8864-74221be77e20

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 27 February 2011
                : 09 June 2010
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 32, Pages: 18
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Temas Livres

                gerência,trabalho,equipe de assistência ao paciente,work,management,patient care team

                Comments

                Comment on this article

                Related Documents Log

                Similar content117

                Cited by22

                Most referenced authors553