17
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Use of psychoactive substances by students of primary and secondary education: a systematic review from 1999 to 2009 Translated title: O uso de substâncias psicoativas por estudantes do ensino fundamental e médio: uma revisão sistemática de 1999 a 2009 Translated title: El uso de substancias psicoactivas por estudiantes de la enseñanza fundamental y media: una revisión sistemática de 1999 a 2009

      review-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          This article aims to verify the prevalence of psychoactive substances (PAS) use among students in Primary and Second Educations in Brazil. We have searched Medline, Lilacs and SciELO databases from 1999 to 2009, using as keywords "Disorder related to substances use"; "Alcoholic beverages"; "Tobacco"; "Illicit drugs"; "students, ""Brazil." In addition, there was a articles research in the references of the selected articles. We have selected 14 articles for analysis. The articles showed high prevalence of lifetime use of licit PAS, alcohol and tobacco, and to a lesser extent, marijuana and inhalants. The analyzed studies show a higher prevalence of licit psychoactive substances use. Therefore, the PAS use by students is worrying, requiring specific approaches for this population.

          Translated abstract

          O presente artigo visou verificar a prevalência de uso de substâncias psicoativas entre estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil. Pesquisaram-se as bases de dados MEDLINE, LILACS e SciELO, no período de 1999 a 2009, utilizando os descritores transtorno relacionado ao uso de substâncias, bebidas alcoólicas, tabaco, drogas ilícitas, estudantes, Brasil. Além disso, realizou-se busca de artigos nas referências dos artigos selecionados. Foram selecionados 14 artigos para análise. Os artigos mostraram alta prevalência de uso na vida das substâncias psicoativas lícitas, álcool e tabaco, e, em menor proporção, maconha e solventes. Os estudos analisados mostram maior prevalência do uso de substâncias psicoativas lícitas. Portanto, o uso de substâncias psicoativas pelos estudantes é preocupante, sendo necessárias abordagens específicas para essa população.

          Translated abstract

          El presente artículo objetiva verificar la superioridad de uso de substancias psicoactivas (SPAs) entre estudiantes de la Enseñanza Fundamental y Media de Brasil. Se investigó las bases de datos Medline, Lilacs y Scielo en el período de 1999 a 2009, utilizando los descriptores "Trastorno relacionado al uso de Substancias", "Bebidas alcohólicas", "Tabaco", "Drogas ilícitas", "estudiantes", "Brasil". Además, se realizó busca de artículos en los informes de los artículos seleccionados. Fueron seleccionados 14 artículos para análisis. Los artículos mostraron alta superioridad de uso en la vida de las SPAs lícitas, alcohol y tabaco, y en menor proporción, marihuana y solventes. Los estudios analizados muestran una mayor superioridad del uso de SPAs lícitas. Por tanto, el uso de SPAs por los estudiantes es preocupante, siendo necesario abordajes específicos para esa población.

          Related collections

          Most cited references51

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Prevalência e fatores de risco relacionados ao uso de drogas entre escolares

          OBJETIVO: Analisar a prevalência e os fatores de risco relacionados ao uso indevido de drogas entre estudantes de uma escola pública de primeiro e segundo graus. MÉTODOS: Foi realizado estudo descritivo transversal, utilizando, como instrumento de pesquisa, um questionário anônimo, padronizado e amplamente testado no Brasil para levantamento do uso de drogas. A população estudada foi constituída de 478 estudantes de escola pública de primeiro e segundo graus, de Florianópolis, SC. Os questionários foram aplicados por estudantes universitários devidamente treinados. Entre os estudantes pesquisados, 43% e 32% foram de faixa etária de 13 a 15 anos e de 16 a 18 anos, respectivamente, com predomínio de classes socioeconômicas mais altas. RESULTADOS: A prevalência de uso de maconha na vida (19,9%), solventes (18,2%), anfetamínicos (8,4%) e álcool (86,8%) foi elevada em Florianópolis, comparada a outras capitais da região Sul e à média brasileira. Notou-se elevado e freqüente uso (seis ou mais vezes por mês) de álcool (24,2%), maconha (4,9%), solventes (2,5%) e anfetamínicos (2,3%). Os fatores demográficos relacionados ao uso de drogas na vida foram idade, sexo, classe socioeconômica e vida junto aos pais. A chance de garotas usarem remédios para emagrecer ou ficarem acordadas foi o dobro da chance de garotos e, quanto ao uso de tranqüilizantes, quase o triplo. Os garotos tinham um risco quase duas vezes maior de uso de solvente do que as garotas. A classe socioeconômica alta foi associada a um risco duas vezes maior do uso de álcool do que a classe baixa. O risco de uso de cigarro e maconha na vida foi 84% e 67% maior, respectivamente, para alunos cujos pais estavam separados. CONCLUSÃO: Constatou-se alta prevalência de uso de várias drogas entre os alunos de primeiro e segundo graus.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Uso de álcool entre adolescentes: conceitos, características epidemiológicas e fatores etiopatogênicos

            O álcool é a substância mais consumida entre os jovens, sendo que a idade de início de uso tem sido cada vez menor, aumentando o risco de dependência futura. O uso de álcool na adolescência está associado a uma série de comportamentos de risco, além de aumentar a chance de envolvimento em acidentes, violência sexual e participação em gangues. O uso de álcool por adolescentes está fortemente associado à morte violenta, queda no desempenho escolar, dificuldades de aprendizado, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais do jovem. O consumo de álcool causa modificações neuroquímicas, com prejuízos na memória, aprendizado e controle dos impulsos. Os profissionais que lidam com adolescentes devem estar preparados para uma avaliação adequada quanto ao possível uso abusivo ou dependência de álcool nesta faixa etária. Entretanto, é importante destacar que os critérios empregados por alguns instrumentos para o diagnóstico de abuso e dependência de álcool foram desenvolvidos para adultos e devem ser aplicados com ressalvas para adolescentes. Assim, é fundamental que os profissionais conheçam as características da adolescência e as particularidades da dependência química nesta faixa etária.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Uso de álcool, tabaco e outras drogas por adolescentes escolares em município do Sul do Brasil

              Este trabalho teve como objetivo estudar o comportamento dos estudantes do ensino público municipal de Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil, em relação ao consumo de álcool, tabaco e outras drogas, investigando fatores associados. Foi utilizado delineamento transversal com amostra aleatória representativa de 1.170 escolares da 7ª série e estratificada por região do município. As associações entre desfechos e fatores em estudo foram testadas com regressão de Cox bivariada, modificada para estudos transversais. Foram encontrados, respectivamente, 60,7%, 16,9% e 2,4% de uso na vida de bebida alcoólica, tabaco e outras drogas. Nos últimos trinta dias, o álcool também apresentou a maior prevalência (33%), seguido pelo tabaco (4,4%) e outras drogas (0,6%). O estudo revelou a importância da família e dos amigos na experimentação das substâncias pelos jovens. A prevalência do uso de tabaco e álcool nos últimos trinta dias esteve associada à presença de sentimentos de tristeza, solidão, dificuldade para dormir e ideação suicida. O consumo de outras drogas esteve associado ao sentimento de solidão e ideação suicida.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                smad
                SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas
                SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.)
                Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, SP, Brazil )
                1806-6976
                December 2012
                : 8
                : 3
                : 155-163
                Affiliations
                [02] Vitória ES orgnameUniversidade Federal do Espírito Santo Brazil
                [01] Rio de Janeiro RJ orgnameFundação Oswaldo Cruz Brazil
                Article
                S1806-69762012000300008 S1806-6976(12)00800300008
                06404c45-603c-4642-8779-d0cefe538c58

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 24 February 2011
                : 23 April 2013
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 28, Pages: 9
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Review article

                Education, Primary and Secondary,Substance-Related Disorders,Estudiantes,Educación Primaria y Secundaria,Trastornos Relacionados con Sustancias,Estudantes,Ensino Fundamental e Médio,Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias,Students

                Comments

                Comment on this article