21
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Hanseníase em Rondônia: Translated title: Leprosy in Rondonia:

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          OBJETIVO:descrever a incidência da hanseníase e as características dos casos notificados no estado de Rondônia, Brasil.MÉTODOS:foi realizado estudo descritivo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) referentes ao período de 2001 a 2012; foi calculada a incidência por 100 mil habitantes e a distribuição percentual dos casos segundo variáveis de interesse.RESULTADOS:no período de 2001 a 2012, foram notificados 15.648 casos de hanseníase, com média de 1.304 casos ao ano; a maior incidência foi observada no ano de 2003 (106,5/100 mil habitantes); a maior parte dos casos ocorreu entre homens (57,1%); a forma clínica predominante foi a dimorfa (42,2%); 46,6% dos casos eram paucibacilares e 53,4% multibacilares; e 6,6% dos indivíduos notificados apresentavam grau II de incapacidade física.CONCLUSÃO:a ocorrência de hanseníase em Rondônia ainda é elevada, sendo o estado considerado hiperendêmico.

          Translated abstract

          OBJECTIVE:to describe the incidence of leprosy and characteristics of reported cases in the state of Rondônia, Brazil.METHODS:a descriptive study was conducted using Notifiable Disease Information System data for the period 2001-2012. Incidence was calculated per 100,000 inhabitants and case distribution percentage was calculated according to variables of interest.RESULTS:15,648 leprosy cases were reported between 2001-2012, with an average of 1,304 cases per year. Highest incidence occurred in 2003 (106.5/100.000 inhabitants). Males were the most affected (57.1%). The most common clinical presentation was borderline (42.2%). 46.6% of cases were paucibacillary and 53.4% multibacillary. 6.6% of individuals had grade 2 disability.CONCLUSION:the number of cases is still high in Rondônia and it is considered to be a hyperendemic state.

          Related collections

          Most cited references31

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Hanseníase no Brasil

          A hanseníase é doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. A predileção pela pele e nervos periféricos confere características peculiares a esta moléstia, tornando o seu diagnóstico simples. O Brasil continua sendo o segundo país em número de casos no mundo, após a Índia. Aproximadamente 94% dos casos conhecidos nas Américas e 94% dos novos diagnosticados são notificados pelo Brasil. A doença manifesta-se em dois pólos estáveis e opostos (virchowiano e tuberculóide) e dois grupos instáveis (indeterminado e dimorfo). Em outra classificação a doença é dividida em forma tuberculóide, borderline ou dimorfa que são subdivididos em dimorfa-tuberculóide, dimorfa-dimorfa e dimorfa-virchowiana, e virchowiana. A baciloscopia é o exame complementar mais útil no diagnóstico. O tratamento da hanseníase compreende: quimioterapia específica, supressão dos surtos reacionais, prevenção de incapacidades físicas, reabilitação física e psicossocial. A poliquimioterapia com rifampicina, dapsona e clofazimina revelou-se muito eficaz e a perspectiva de controle da doença no Brasil é real no curto prazo.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Hanseníase no Brasil

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníase

              A endemia hansênica apresenta-se, na virada do milênio, no limiar da sua eliminação como problema global de saúde pública. O Brasil é o único país da América Latina onde a doença não foi eliminada, tendo sido a meta de eliminação postergada para 2005. Neste artigo discute-se o declínio da prevalência após a introdução da poliquimioterapia (PQT) para o tratamento da hanseníase, não acompanhada pela redução da incidência no mesmo período. Os progressos na área de imunologia, biologia molecular e seqüenciamento genômico do M. leprae são apresentados enquanto perspectivas de pesquisa e de aplicação potencial para diagnóstico, prognóstico e vigilância na hanseníase. Apesar do êxito das atuais estratégias de controle tem-se observado com preocupação a redução do interesse e do apoio financeiro em pesquisa na hanseníase e na desestruturação dos serviços de saúde frente ao atual cenário de eliminação. A exclusão da hanseníase da lista de doenças prioritárias é prematura, representando um perigo concreto de não se eliminar a doença, mas a pesquisa em hanseníase. Fica evidente a necessidade de investir na produção de conhecimentos de áreas básica e aplicada que viabilizem uma maior compreensão dos mecanismos de transmissão da infecção, da efetividade dos métodos de prevenção e controle, serão essenciais na "erradicação" da infecção pelo M. leprae.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ress
                Epidemiologia e Serviços de Saúde
                Epidemiol. Serv. Saúde
                Ministério da Saúde do Brasil (Brasília )
                1679-4974
                June 2014
                : 23
                : 2
                : 269-275
                Affiliations
                [1 ] Faculdade São Lucas Brazil
                Article
                S2237-96222014000200269
                10.5123/S1679-49742014000200008
                095d2919-e110-4bfc-bd89-8a9f7918c00a

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Public Health

                Self URI (journal page): http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=2237-9622&lng=en
                Categories
                Health Care Sciences & Services
                Health Policy & Services

                Health & Social care,Public health
                Leprosy,Mycobacterium leprae,Epidemiology, Descriptive,Hanseníase,Epidemiologia Descritiva

                Comments

                Comment on this article