29
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior Translated title: Brazil-Portugal Transcultural Adaptation of the Social Support Satisfaction Scale for College Students

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Realizou-se adaptação transcultural da Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) para a língua portuguesa. As qualidades psicométricas foram avaliadas numa amostra de 1.023 estudantes do ensino superior do Brasil e de Portugal. A partir dos resultados obtidos propõe-se uma versão modificada da ESSS com 12 itens que avaliam 4 dimensões. A versão modificada revelou adequada confiabilidade, validade fatorial, validade concorrente, divergente e discriminante com exceção dessa última para Satisfação com as Amizades e a Intimidade. A validade convergente esteve no limite do aceitável. Observou-se invariância dos pesos fatoriais entre Brasil e Portugal, permitindo sua utilização para a avaliação da Satisfação com o Suporte Social em estudantes do ensino superior de ambos os países.

          Translated abstract

          The Social Support Satisfaction Scale (SSSS) was submitted to an adaptation to Portuguese language. Psychometric qualities of the SSSS were assessed in a sample of 1,023 university and college students from Brazil and Portugal. From the results obtained, we propose a modified version of the SSSS with 12 items that assess four dimensions (Satisfaction with Friendship, Intimacy, Satisfaction with Family and Social Activities). The modified version of the SSSS demonstrated good reliability; factorial validity; and concurrent, divergent and discriminant validity. Convergent valid is in the limit of what is acceptable. There was invariance of the factorial weights in the Portuguese and Brazilian samples, allowing its use for assessing "Social Support Satisfaction" in higher education students in both countries.

          Related collections

          Most cited references40

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS)

          O objectivo é construir uma escala de avaliação da satisfação com o suporte social recebido. Assume-se que o suporte social percebido tem um papel importante na saúde e no bem-estar tanto das pessoas sem doença, como nas que estão em recuperação ou vivem com uma doença. Recorreu-se a uma amostra de jovens sem doença, 47% homens. Construiu-se uma escala com 15 itens, com resposta tipo likert, com base na validade de conteúdo de cada item para avaliarem a satisfação com o suporte social proveniente de várias fontes, e com as actividades sociais. A escala inclui quatro sub-escalas com valores de consistência interna variando entre 0,64 e 0,83, com um valor de 0,85 para a escala total. Inspeccionou-se a validade discriminante dos itens e a validade concorrente com medidas associadas à saúde tanto pela positiva como pela negativa, tendo-se encontrado valores que confirmam a validade da escala para avaliar a percepção de suporte social em contextos de saúde.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Construção e validação da Escala de Percepção de Suporte Social

            O suporte social é apontado por estudiosos de diversas áreas do conhecimento como um fator capaz de proteger e promover a saúde. Este estudo teve como objetivo construir e validar, através de análise fatorial, a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS). A versão-piloto da EPSS, composta por 29 itens, foi aplicada a 437 pessoas (72 homens e 365 mulheres) com idade média de 23,93 anos. Análises fatoriais revelaram a existência de dois fatores consistentes que explicaram 47,33% da variância total, tendo o fator 1 reunido 19 itens que condizem a suporte prático com alfa de Cronbach de 0,91, enquanto o fator 2 reuniu 10 itens de suporte emocional com alfa de Cronbach de 0,92. Os resultados forneceram evidências de ser a EPSS uma medida bifatorial, com dois fatores consistentes e precisos, podendo ser utilizada como instrumento de diagnóstico ou de pesquisa.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Constructs, concepts and the worlds of possibility: Connecting the measurement, manipulation, and meaning of variables

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                prc
                Psicologia: Reflexão e Crítica
                Psicol. Reflex. Crit.
                Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre )
                0102-7972
                2014
                : 27
                : 2
                : 247-256
                Affiliations
                [1 ] Instituto Superior de Psicologia Aplicada Portugal
                [2 ] Universidade Estadual Paulista Brazil
                [3 ] Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Portugal
                [4 ] Universidade do Porto Portugal
                Article
                S0102-79722014000200247
                10.1590/1678-7153.201427205
                116a1437-8a9e-4f94-8357-111845f26f4e

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History

                Social support,students,psychometric scales,Suporte social,estudantes,escalas psicométricas

                Comments

                Comment on this article