13
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Todo mundo é igual? Construções de gênero sob o olhar da juventude Translated title: ¿Todo el mundo es igual? Construcciones de género bajo la mirada de la juventud Translated title: Is everyone the same? Gender constructions under the eyes of youth

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: A escola pode revelar, entre outras coisas, situações e procedimentos pedagógicos e curriculares relacionados à produção de diferenças e distinções sociais que interfiram na formação e na produção social do desempenho escolar. A Educação de Jovens e Adultos é um sistema de ensino da rede pública no Brasil que oportuniza àqueles que não tiveram acesso à escola quando ainda eram crianças, seja qual for o motivo, que se alfabetizem, obtendo assim o que é um direito à cidadania. O presente artigo é resultado de uma investigação que objetivou analisar construções de gênero na juventude a partir das percepções de alunas(os) da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos. Foram expostas publicações da rede social Facebook, com a temática “gênero”, a estudantes com idades entre 15 e 29 anos de uma escola municipal da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram organizados cinco grupos focais, nos quais se buscou analisar as construções sociais de gênero, na perspectiva das(dos) jovens, a partir do método da análise temática. Os principais resultados revelam como as construções de gênero apresentam-se de forma plural para as(os) jovens na sociedade atual, até mesmo em função de terem vivências diferentes de vida.

          Translated abstract

          Resumen: La escuela puede revelar, entre otras cosas, situaciones y procedimientos pedagógicos y curriculares relacionados a la producción de diferencias y distinciones sociales que interfieren en la formación y en la producción social del desempeño escolar. La Educación de Jóvenes y Adultos es un sistema de educación escolar pública en Brasil que ofrece oportunidades para aquellos que no tenían acceso a la escuela cuando aún eran niños, por cualquier razón, para alfabetizarse, obteniendo así el derecho a la ciudadanía. El presente artículo es el resultado de una investigación que objetivó analizar construcciones de género en la juventud a partir de las percepciones de alumnos de la modalidad de enseñanza Educación de Jóvenes y Adultos. Se expuso publicaciones de la red social Facebook, con la temática “Género”, a estudiantes entre 15 y 29 años de una escuela municipal de la región metropolitana de Rio Grande do Sul. Para ello, se realizaron cinco grupos focales, donde se buscó analizar las construcciones sociales de género en la perspectiva de los jóvenes, a partir del método del análisis temático. Los principales resultados revelan cómo las construcciones de género se presentan de forma plural para los jóvenes en la sociedad actual, incluso en función de tener vivencias diferentes de vida.

          Translated abstract

          Abstract: The school can reveal, among other things, pedagogical and curricular situations and procedures related to the production of social differences and distinctions, which interfere in the formation and social production of the school performance. Youth and Adult Education is a public school education system in Brazil that provides opportunities for those who did not have access to school when they were still children, for whatever reason, to become literate, thus obtaining what is a right to citizenship. This article is the result of an investigation that aimed to analyze the constructions of gender in the youth from the perceptions of students of the modality of education Youth and Adult Education. Publications of the social network Facebook, with the theme “Gender”, were exposed to students between 15 and 29 years of a municipal school in the metropolitan region of Rio Grande do Sul. We carried out five focus groups in order to analyze the social constructions of gender from the young people’s perspective, from the thematic analysis method. The main results reveal how gender constructions present themselves in a plural form for young people in today’s society, even as they have different life experiences.

          Related collections

          Most cited references32

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Gênero: uma categoria útil de análise histórica.

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Pesquisa de campo em psicologia social: uma perspectiva pós-construcionista

            O termo ''pesquisa de campo'' é normalmente empregado na Psicologia Social para descrever um tipo de pesquisa feito nos lugares da vida cotidiana e fora do laboratório ou da sala de entrevista. Nesta ótica, o pesquisador ou pesquisadora vai ao campo para coletar dados que serão depois analisados utilizando uma variedade de métodos tanto para a coleta quanto para a análise. Neste texto, relatamos as conclusões iniciais de uma série de discussões sobre pesquisas de campo feita numa perspectiva pós-construcionista. Partindo das dificuldades provocadas por uma noção de campo fisicamente determinada, a discussão retoma a perspectiva de Kurt Lewin sobre o campo como totalidade de fatos psicológicos, para depois se aproximar das propostas de Ian Hacking sobre ''matriz'' e a discussão mais ampla sobre materialidades. A conseqüência desta reflexão foi a proposição de um ''campo-tema'' onde o campo não é mais um lugar específico, mas se refere à processualidade de temas situados. O texto conclui com uma discussão sobre algumas implicações desta proposta para o processo de pesquisa e para as práticas narrativas usadas para relatar as suas conclusões.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores

              A adolescência tem sido tema de interesse na sociedade e, conseqüentemente, a Psicologia tem dedicado a ela espaço importante, tanto no campo da Psicologia do Desenvolvimento quanto nas áreas de Psicologia da Educação e Psicologia Social. Livros, revistas e publicações têm sido produzidos para levar aos pais e educadores um saber mais técnico sobre a adolescência. O interesse de nosso estudo se colocou exatamente na concepção de adolescência apresentada nestas publicações e se propôs a uma análise crítica, indicando as conseqüências de concepções naturalizantes, tanto na prática educativa quanto na fragilidade das políticas públicas neste setor. Com base na perspectiva sócio-histórica em Psicologia, pretendeu-se contribuir para a divulgação e desenvolvimento de uma concepção de adolescência como produção social, indicando possibilidades de novas práticas e subsídios para a construção de políticas públicas para a juventude, levando-se em consideração a adolescência a partir de sua natureza histórica.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                inter
                Interações (Campo Grande)
                Interações (Campo Grande)
                Universidade Católica Dom Bosco (Campo Grande, MS, Brazil )
                1518-7012
                1984-042X
                March 2021
                : 22
                : 1
                : 151-164
                Affiliations
                [2] Porto Alegre Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Brasil
                [1] Porto Alegre Rio Grande do Sul orgnamePontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brazil
                [3] Novo Hamburgo Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Feevale Brasil
                Article
                S1518-70122021000100151 S1518-7012(21)02200100151
                10.20435/inter.v22i1.2597
                156fb305-313c-4062-82a3-ba7d57b9c2a8

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 04 February 2020
                : 01 June 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 32, Pages: 14
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                escola,school,youth,gender,juventude,gênero,escuela,juventud,género
                escola, school, youth, gender, juventude, gênero, escuela, juventud, género

                Comments

                Comment on this article