17
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Produção e qualidade de fruto de bananeiras ‘Pacovan Ken’ e genótipo PA94-01 por dois ciclos produtivos Translated title: Yield and fruit quality of the banana trees ‘Pacovan Ken’ and PA94-01 genotype in two productive cycles

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO A avaliação de genótipos tetraploides, oriundos de cruzamentos entre cultivares comerciais triploides e diploides, melhorados ou selvagens, tem sido feita visando a solucionar os problemas tradicionais dos cultivares tipo Prata, como a susceptibilidade à pragas e doenças. Objetivou-se avaliar a produção e a qualidade de frutos de bananeiras ‘Pacovan Ken’ e do genótipo PA94-01, durante o primeiro e o segundo ciclos de produção, no Submédio do Vale do São Francisco. As mudas foram produzidas pelo processo de cultura de tecidos e transplantadas para o campo com seis meses de idade, tendo sido cultivadas no espaçamento de 3 m x 3 m. Nos dois ciclos foram avaliadas as seguintes variáveis: número de dias entre plantio e colheita, altura de planta, perímetro do pseudocaule, número de folhas adultas, massa fresca do cacho, número de pencas e de frutos por cacho, massa fresca da segunda penca, número, comprimento e diâmetro de frutos da segunda penca, relação polpa/casca, firmeza, pH, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e relação SS/AT. O genótipo PA94-01 apresentou plantas mais vigorosas e com melhores características produtivas nos dois ciclos de produção. Todavia a duração do ciclo e as características físicas e químicas de frutos foram semelhantes às dos frutos da ‘Pacovan Ken’.

          Translated abstract

          ABSTRACT The evaluation of tetraploid genotypes, originated from crosses between commercial triploid and diploid cultivars, improved or wild, has been made to solve traditional problems of cultivars type Prata, as susceptibility to pests and diseases. The aim of this study was to evaluate the yield and fruit quality of banana trees ‘Pacovan Ken’ and PA94-01 genotype during the first and second production cycles in Vale do São Francisco in the northeast of Brazil. The seedlings were produced by the tissue culture process and transplanted into the field at six months of age, spaced 3.0 m × 3.0 m apart. In both production cycles, the following variables were evaluated: number of days between planting and harvesting, plant height, pseudostem perimeter, number of adult leaves, bunch fresh mass, number of hands and fruits per bunch, second hand fresh weight; number, length and diameter of second hand fruit, pulp/peel ratio, firmness, pH, soluble solids (SS), titratable acidity (TA), and SS/TA ratio. The PA94-01 genotype had more vigorous plants and with better productive characteristics in the two production cycles. However, the cycle duration and physicochemical characteristics of fruits were similar to those of 'Pacovan Ken' fruits.

          Related collections

          Most cited references27

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Comportamento de variedades e híbridos de bananeira (Musa spp.), em dois ciclos de produção no sudoeste da Bahia

          O objetivo deste trabalho foi caracterizar e avaliar o comportamento de 13 genótipos (variedades e híbridos) de bananeira dos grupos genômicos AAA, AAAA, AAB e AAAB, em dois ciclos de produção, no sudoeste da Bahia, região de Guanambi, mediante o uso de descritores fenotípicos relevantes para a identificação e seleção de indivíduos superiores. Foram avaliadas as variedades Prata-Anã e Pacovan (AAB), Grande Naine e Nanicão (AAA), e os híbridos PA42-44, Preciosa, Japira, Pacovan Ken e ST12-31 (AAAB) e Ambrosia, Calipso, Bucaneiro e FHIA-02 (AAAA), selecionadas na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com 13 tratamentos, cinco repetições, parcelas constituídas por 20 plantas, seis úteis, e espaçamento de 3,00 m x 2,00 m. Foram considerados os caracteres: altura da planta, perímetro do pseudocaule, número de folhas vivas no florescimento e na colheita, número de dias do plantio ao florescimento e à colheita, peso do cacho e de pencas, número de frutos, peso, comprimento e diâmetro do fruto. A 'Grande Naine' e a 'Nanicão' destacaram-se nos caracteres peso do cacho e das pencas, número de frutos, peso e comprimento do fruto; o híbrido FHIA-02 apresentou o maior diâmetro do fruto nos dois ciclos de produção e a maior precocidade para florescimento e colheita no segundo ciclo; a 'Calipso' foi o mais tardia para colheita; o ST12-31 apresentou a maior altura; a variedade Prata-Anã destacou-se no caráter número de folhas vivas no florescimento e na colheita; os híbridos tipo prata, PA42-44, Pacovan Ken, Preciosa e Japira destacaram-se nos parâmetros relacionados à qualidade dos frutos quando comparados às suas genitoras 'Prata-Anã' e 'Pacovan', respectivamente; houve incremento nos parâmetros que refletem o desenvolvimento vegetativo e a produtividade do primeiro para o segundo ciclo de produção em todos os genótipos avaliados.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Comportamento fitotécnico da bananeira 'Prata-Anã' e de seus híbridos

            O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento fitotécnico da bananeira 'Prata-Anã' e de quatro híbridos descendentes, em dois ciclos de produção, no Perímetro Irrigado do Estreito, sudoeste da Bahia. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco tratamentos: cultivar Prata-Anã e os híbridos Fhia-01 (BRS Fhia Maravilha), BRS Fhia-18, Fhia-18 e PA42-44, com dez repetições. Foram mensurados os descritores fenotípicos vegetativos, os de ciclo e os de rendimento. Foram observados os seguintes incrementos entre ciclos: na altura da planta, no perímetro do pseudocaule, no número de pencas e de frutos, e na produtividade. O híbrido Fhia-18 apresentou maior porte e perímetro do pseudocaule, a 'Prata-Anã' menor porte (com manutenção desse caráter no PA42-44). Os híbridos foram similares quanto ao número de filhos emitidos. Os híbridos BRS Fhia-18, Fhia-1 e PA42-44 foram mais precoces para a colheita e apresentaram frutos com maior comprimento que a genitora. Fhia-18 apresentou maior quantidade de frutos e PA42-44 menor número de pencas em comparação à genitora. Os híbridos BRS Fhia-18, Fhia-18 e Fhia-1 são mais produtivos que a genitora. 'Prata-Anã' é a mais suscetível à sigatoka-amarela, e PA42-44 é resistente e com maior retenção de folhas na colheita, porém, similar à genitora em produtividade.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Marketing de banana: preferências do consumidor quanto aos atributos de qualidade dos frutos

              O Brasil produz aproximadamente seis milhões de toneladas por ano de banana (Musa spp.), com consumo médio da ordem de 35 kg/ habitante / ano. A aceitação da banana deve-se, principalmente, a seus aspectos sensoriais, valor nutricional e conveniência. A identificação das necessidades e desejos dos clientes consiste em uma atividade crítica do marketing. O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar as preferências do consumidor de um mercado local (município de Cruz das Almas - Estado da Bahia) considerando os atributos de qualidade dos frutos frescos de banana madura. A metodologia utilizada foi a da pesquisa descritiva por método estatístico. Os dados foram coletados por questionário, na forma de entrevista pessoal com 400 pessoas. Os atributos de qualidade (variáveis) questionados e avaliados foram relacionados com a aparência, cor, textura, aroma, sabor e vida útil esperada dos frutos de banana. De acordo com a preferência dos consumidores entrevistados, o fruto de banana maduro ideal deve apresentar características como: penca contendo 10 a 12 dedos (frutos), dedos de tamanho médio ou grande, diâmetro médio, quina presente, ausência de pintas pretas na casca, cor da polpa amarelo-clara ou média, textura firme, aroma e sabor de intensidade média, mediamente doce e vida útil de 7 a 10 dias em condição ambiente. O sabor, vida útil e aparência dos frutos de banana são considerados os mais importantes atributos na escolha ou compra da banana, segundo os consumidores entrevistados.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rceres
                Revista Ceres
                Rev. Ceres
                Universidade Federal de Viçosa (Viçosa, MG, Brazil )
                0034-737X
                2177-3491
                December 2016
                : 63
                : 6
                : 836-842
                Affiliations
                [2] São Paulo orgnameUniversidade Estadual Paulista orgdiv1Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu Brazil marlonjocimar@ 123456gmail.com
                [6] Botucatu São Paulo orgnameUniversidade Estadual Paulista orgdiv1Faculdade de Ciências Agronômicas Brazil marilzabio@ 123456gmail.com
                [4] Salgueiro Pernambuco orgnameInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Brasil marcelocpereira@ 123456ig.com.br
                [5] Juazeiro Bahia orgnameUniversidade do Estado da Bahia orgdiv1Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais Brazil ildenio89@ 123456hotmail.com
                [3] Juazeiro Bahia orgnameFazenda Agropecuária Labrunier LTDA Brasil laise@ 123456labrunier.com.br
                [7] Juazeiro Bahia orgnameUniversidade do Estado da Bahia orgdiv1Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais Brazil vribeiro@ 123456uneb.com
                Article
                S0034-737X2016000600836
                10.1590/0034-737x201663060013
                15fd3275-08f2-4b08-9300-f4ac08490628

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 05 August 2016
                : 18 February 2014
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 27, Pages: 7
                Product

                SciELO Brazil


                Musa sp.,tetraploid,agronomic performance,Vale São Francisco.,tetraploides,desempenho agronômico,Vale do São Francisco.

                Comments

                Comment on this article