58
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Práticas de educação em saúde no Brasil: a atuação da enfermagem Translated title: Prácticas de educación en salud en Brasil: la actuación de la enfermería Translated title: Health education practices in Brazil: thinking over the nursing practice

      research-article

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este estudo teve como objetivo analisar e refletir sobre a atuação da enfermagem nas práticas de educação em saúde no Brasil, e fundamentou-se no resgate das práticas de enfermagem no contexto da história das políticas de saúde do país. Trata-se de pesquisa histórica, com abordagem crítico-reflexiva. Partiu-se das práticas de saúde voltadas para o controle de enfermidades e o saneamento de espaços de exportação de mercadorias, considerando o homem como ser produtivo, chegando às práticas de educação em saúde que visam a sua conscientização e emancipação. Conclui-se que, na história das práticas de educação em saúde no Brasil, é possível identificar perspectivas e avanços. Contudo, faz-se necessário que o conceito atual de educação em saúde seja transferido para a prática, na qual muitos obstáculos persistem e dificultam o fazer da enfermagem nesse campo.

          Translated abstract

          Este estudio tuvo como objetivo analizar y reflexionar sobre la actuación de la enfermería en las prácticas de educación en salud en Brasil, basándose en el rescate de las prácticas de enfermería en el contexto de la historia de las políticas de salud en el país. Se trata de investigación histórica con enfoque crítico-reflexivo. Se partió de las prácticas de salud dirigidas para el control de enfermedades y el saneamiento de espacios de exportación de mercancías, considerando el hombre como ser productivo, llegando a las prácticas de educación en salud que intentan su concientización y emancipación. Se concluye que, en la historia de las prácticas de educación en salud en Brasil, se puede identificar perspectivas y progreso. Sin embargo, es necesario que el actual concepto de educación en salud sea transferido para la práctica, en la cual muchos obstáculos persisten y dificultan el hacer de la enfermería en eso campo.

          Translated abstract

          This study aimed at analyzing and thinking over the nursing practice in health education in Brazil. To that purpose it was based on the recovery of nursing practices from historical contexts in which health policies in Brazil were made. It is a historical piece of research with a critical approach. We started from health practices directed to the control of illnesses and to the sanitation of export places, considering human beings as productive beings. Then, we focused on health education practices aiming at consciousness and emancipation. Conclusions identify perspectives and progresses in the history of health education practices in Brazil. However, the current concept of health education must find its way in practice, which shows persisting hindrances to the development of nursing in this realm.

          Related collections

          Most cited references21

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Promoção da saúde e qualidade de vida

          Paulo Buss (2000)
          Existem evidências científicas abundantes que mostram a contribuição da saúde para a qualidade de vida de indivíduos ou populações. Da mesma forma, é sabido que muitos componentes da vida social que contribuem para uma vida com qualidade são também fundamentais para que indivíduos e populações alcancem um perfil elevado de saúde. É necessário mais do que o acesso a serviços médico-assistenciais de qualidade, é preciso enfrentar os determinantes da saúde em toda a sua amplitude, o que requer políticas públicas saudáveis, uma efetiva articulação intersetorial do poder público e a mobilização da população. No presente artigo, o autor faz uma revisão da emergência e desenvolvimento da promoção da saúde, centrando sua análise justamente nas estratégias promocionais acima apontadas, que seriam aquelas que, a partir de proposições do setor saúde, apresentam-se como mais promissoras para o incremento da qualidade de vida, sobretudo em formações sociais com alta desigualdade sócio-sanitária, como é o caso do Brasil. É no movimento dos municípios saudáveis que tais estratégias se concretizam, através de seus próprios fundamentos e práticas, que estão estreitamente relacionados com as inovações na gestão pública para o desenvolvimento local integrado e sustentável e as Agendas 21 locais.
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Uma agenda para a saúde

              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Eqüidade e política de saúde: algumas reflexões sobre o Programa Saúde da Família

              Este artigo busca trazer alguns elementos para o debate acerca das políticas públicas de corte social, no que tange à perspectiva de promoção de justiça distributiva. Toma por referência o Programa Saúde da Família (PSF), articulando as recentes alterações na política nacional de saúde com a literatura que trata as questões de eqüidade e justiça social. Tal interesse se justifica em virtude das recentes inflexões no padrão de intervenção do Estado brasileiro na área social, onde a focalização assume um lugar central na agenda das reformas. No campo da política de saúde em especial, o tema da eqüidade ganha visibilidade articulada à discussão em torno do perfil dos gastos no setor. Um dos aspectos centrais neste contexto reside no debate que polariza, de um lado, noções como o caráter regressivo e iníquo de ações e programas focais e, de outro lado, a perspectiva ampliação de acesso de setores sociais tradicionalmente excluídos. O debate entre estas perspectivas traz para discussão as polêmicas em torno da efetividade das ações de saúde, da eqüidade e da concepção distributiva de justiça social, sendo esta a discussão central deste trabalho.

                Author and article information

                Journal
                reuerj
                Revista Enfermagem UERJ
                Rev. enferm. UERJ
                Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0104-3552
                March 2010
                : 18
                : 1
                : 55-60
                Affiliations
                [01] orgnameUniversidade Federal do Ceará orgdiv1Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem orgdiv2Departamento de Enfermagem
                Article
                S0104-35522010000100010 S0104-3552(10)01800110
                17f92a2d-8b80-4644-8fb4-a2006eb654ce

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 20 December 2009
                : 17 September 2009
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 22, Pages: 6
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos de Pesquisa

                Enfermería,educación en salud,promoción de la salud,historia de la enfermería,Enfermagem,educação em saúde,history of nursing,promoção da saúde,história da enfermagem,Nursing,health education,health promotion

                Comments

                Comment on this article

                Related Documents Log

                Similar content987

                Cited by27

                Most referenced authors327