Blog
About

  • Record: found
  • Abstract: found
  • Article: found
Is Open Access

O sentido de vida e o estresse do professorado: um estudo correlacional Translated title: The meaning of life and the stress in professorship: a correlational study

Read this article at

Bookmark
      There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

      Abstract

      O presente estudo teve como principal objetivo realizar um levantamento acerca dos índices de estresse percebido entre professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da cidade de Campina Grande, PB, além de analisar como o estresse percebido correlaciona-se com os índices de sentido de vida. A amostra foi composta por 517 professores escolares das redes pública e particular, de ambos os sexos. Os resultados apontam que o índice de estresse percebido é relativamente alto, entretanto, é amplamente mediado pelos índices de sentido de vida. Conclui-se que a realização existencial é um aspecto que proporciona uma melhor adaptação ao cotidiano potencialmente estressor ao modificar a percepção do evento ou modificando as estratégias de enfrentamento, potencializando a saúde mental desses profissionais.

      Translated abstract

      The present work aimed to carry out a survey on the stress levels perceived by preliminary and high school teachers from the city of Campina Grande, PB, as well as analyzing how the perceived stress of these teachers is related to the rate of sense of life gathered. The sample was composed by 517 teachers from public and private schools from both genders. The results show that the level of perceived stress is relatively high. However, it's widely mediated by the professorship's meaning of life. The conclusion was that existential realization is an aspect that provides a better adaptation to the potentially stressful routine by changing the perception of the event or modifying the coping strategies, increasing these professionals' mental health.

      Related collections

      Most cited references 37

      • Record: found
      • Abstract: not found
      • Article: not found

      A locura do trabalho: Estudo de psicopatología do trabalho

        Bookmark
        • Record: found
        • Abstract: found
        • Article: found
        Is Open Access

        Relação entre estressores, estresse e ansiedade

        Os autores apresentam uma breve revisão de literatura sobre a relação entre ansiedade, eventos estressores e estresse. São descritas as diferentes situações estressoras, a definição de evento de vida estressor e os aspectos cognitivos, comportamentais e fisiológicos da resposta frente ao estresse. A neuroanatomia e os principais neurotransmissores envolvidos na resposta fisiológica de ansiedade ao estresse são descritos. Estudos genéticos que evidenciam a relação entre os eventos de vida estressores como fator de risco para ansiedade são apresentados. A relação causal entre os eventos de vida estressores e o aparecimento de ansiedade é abordada a partir de estudos realizados com adultos e adolescentes.
          Bookmark
          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          A loucura do trabalho. Estudo depsicopatologia do trabalho

            Bookmark

            Author and article information

            Affiliations
            [1 ] Universidade Federal de Sergipe
            [2 ] Universidade Federal do Rio Grande do Sul
            [3 ] Universidade Estadual da Paraíba
            Contributors
            Role: ND
            Role: ND
            Role: ND
            Journal
            cpst
            Cadernos de Psicologia Social do Trabalho
            Cad. psicol. soc. trab.
            Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (São Paulo )
            1516-3717
            June 2009
            : 12
            : 1
            : 111-122
            S1516-37172009000100009

            http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

            Product
            Product Information: SciELO PEPSIC
            Categories
            PSYCHOLOGY, SOCIAL

            Comments

            Comment on this article