19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Agronomic performance of common bean in straw mulch systems and topdressing nitrogen rates in no-tillage Translated title: Desempenho agronômico do feijoeiro em sistemas de produção de palha e doses de nitrogênio em cobertura no plantio direto

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACTIn no-tillage systems, straw coverage on soil surface is the key to success, and the choice of crops for rotation is crucial to achieve the sustainability and quality that conservation agriculture requires. The objective of this study was to evaluate the agronomic performance of the common bean cultivar IAC Formoso sown in succession to three straw mulch systems (corn alone, corn/Urochloa ruziziensisintercrop and U. ruziziensisalone) and topdress nitrogen rates (0; 40; 80; 120 and 160 kg ha-1N), at the four-leaf stage, three years after the implementation of no-tillage. The experiment was arranged in a randomized block split plot design, with three replications. Common bean highest yields were achieved in succession to U. ruziziensisalone and intercropped with corn. The corn/U. ruziziensisintercrop provided both straw and seed production, allowing for quality no-tillage. Topdressed nitrogen influenced the common bean yield when in succession to corn alone, U. ruziziensisalone and corn/U. ruziziensisintercrop in no-tillage.

          Translated abstract

          RESUMONo sistema plantio direto, a cobertura do solo com palha é a chave do sucesso, sendo a escolha das culturas para a rotação um fator decisivo para atingir-se a sustentabilidade e a qualidade que requer a agricultura conservacionista. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho agronômico do feijoeiro, cultivar IAC Formoso, semeado em sucessão a três sistemas de produção de palha (milho exclusivo, milho consorciado com Urochloa ruziziensise U. ruziziensisexclusiva) e da adubação nitrogenada (0; 40; 80; 120 e 160 kg ha-1de N), em cobertura, no estádio fenológico caracterizado pela quarta folha totalmente expandida, no terceiro ano após a implantação do sistema plantio direto. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com três repetições. O feijoeiro apresentou as maiores produtividades em sucessão a U. ruziziensisexclusiva e em consórcio com milho, tendo como benefícios a obtenção de palha e a produção de grãos de milho, viabilizando-se o plantio direto de qualidade. A adubação nitrogenada em cobertura influenciou na produtividade do feijoeiro em sucessão a milho e a U. ruziziensisexclusivos e milho consorciado com U. ruziziensis, sob plantio direto.

          Related collections

          Most cited references27

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Produção de fitomassa por plantas de cobertura e mineralização de seus resíduos em plantio direto

          O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de fitomassa seca, a taxa de decomposição das palhadas e as quantidades de macronutrientes (N, P, Ca, Mg e S) liberadas dos resíduos vegetais de sete plantas de cobertura de solo, em condições de Cerrado, por dois anos. As plantas de cobertura avaliadas foram: milheto (Pennisetum americanum sin. typhoides), braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandu), sorgo forrageiro [Sorghum bicolor (L.) Moench], guandu [Cajanus cajan (L.) Millsp.], crotalária juncea (Crotalaria juncea L.), aveia-preta (Avena strigosa Schreb) e a vegetação espontânea de uma parcela em pousio. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, implantado em um Latossolo Vermelho, textura média. Avaliou-se a produção de fitomassa seca 110 dias após a semeadura. A taxa de decomposição foi quantificada por meio de sacolas de náilon contendo os resíduos culturais, coletadas em intervalos regulares. Observou-se que milheto e crotalária são as coberturas gramínea e leguminosa com maior produção de fitomassa seca e acúmulo de N, nos dois períodos avaliados. A maior taxa de decomposição das plantas de cobertura e de liberação de nutrientes ocorre aos 42 dias após a dessecação. Os maiores tempos de meia-vida foram observados no período de menor precipitação pluvial.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Adubação nitrogenada no consórcio de milho com duas espécies de braquiária em sistema plantio direto

            O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de grãos e de forragem do consórcio entre milho e espécies de braquiária (safras de 2008/2009 e 2009/2010), submetidos a doses de nitrogênio em cobertura, em sistema plantio direto. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições, em arranjo fatorial 2x5, com duas espécies de braquiária (Urochloa brizantha 'Xaraés' e U. ruziziensis) e cinco doses de N aplicadas em cobertura: 0, 50, 100, 150 e 200 kg ha‑1. Foram avaliados: leituras indiretas do teor foliar de clorofila (índice de clorofila Falker, ICF), teores de macronutrientes foliares, componentes da produção e produtividade de grãos do milho, e produtividade de matéria seca das forrageiras após o consórcio. Constatou-se que a espécie U. ruziziensis foi a mais competitiva com o milho em consórcio, o que proporcionou menores teores nutricionais e ICF nas duas safras analisadas. O crescimento vegetativo, os componentes da produção e a produtividade de grãos do milho não foram influenciados pelos consórcios. A adubação nitrogenada em cobertura aumenta linearmente o ICF, os teores de N, P e S, bem como os componentes da produção e a produtividade de grãos.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Teor de clorofila e produtividade do feijoeiro em razão da adubação nitrogenada

              Recomendações de adubação nitrogenada para o feijoeiro referem-se ao sistema de preparo convencional do solo, e pode ocorrer subestimação da necessidade da cultura em sistema de plantio direto, já que nesse sistema pode haver demanda de nitrogênio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) a doses de N, em dois sistemas de manejo do solo, como também a possibilidade de uso do teor de clorofila como indicativo do teor de N nas folhas. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema de parcela subdividida, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas pelos sistemas de manejo do solo: plantio direto e preparo convencional (uma gradagem pesada + duas gradagens leves). Cinco doses de N (0, 35, 70, 140 e 210 kg ha-1, como uréia), aplicadas em cobertura, constituíram as subparcelas. O feijoeiro demonstrou maior necessidade de N quando cultivado em plantio direto do que no sistema convencional de preparo do solo. O sistema de plantio direto do feijoeiro proporcionou maior eficiência na utilização do N aplicado em cobertura, acarretando maior produtividade por unidade do nutriente aplicado em relação ao sistema convencional. A avaliação indireta do teor de clorofila mostrou-se viável em indicar o estado nutricional de N do feijoeiro, em ambos sistemas de manejo.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rceres
                Revista Ceres
                Rev. Ceres
                Universidade Federal de Viçosa (Viçosa )
                2177-3491
                October 2015
                : 62
                : 5
                : 489-495
                Affiliations
                [1 ] Universidade Estadual Paulista Brazil
                [2 ] Universidade Estadual Paulista Brazil
                [3 ] Universidade Estadual Paulista Brazil
                Article
                S0034-737X2015000500489
                10.1590/0034-737X201562050010
                23b8c849-8cdc-4dcc-abc9-abea714f1ea4

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-737X&lng=en
                Categories
                AGRICULTURE, MULTIDISCIPLINARY

                General agriculture
                Phaseolus vulgaris,Zea mays,crop rotation,nitrogen fertilization,Urochloa ruziziensis,sucessão de culturas,adubação nitrogenada

                Comments

                Comment on this article