12
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      TEORIA DE PATERSON E ZDERAD: APLICABILIDADE HUMANÍSTICA NO PARTO NORMAL Translated title: TEORÍA DE PATERSON Y ZDERAD: APLICABILIDAD HUMANÍSTICA EN EL PARTO NORMAL Translated title: PATERSON E ZDERAD’S THEORY: HUMANISTIC APPLICABILITY IN NORMAL BIRTH

      review-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO O processo de humanização no parto normal promove a “arte do cuidar humanizado” e a aplicabilidade da teoria humanística constitui um referencial teórico que permite subsídios na relação de troca existencial e dialógica entre enfermeiro e parturiente. O objetivo do estudo foi descrever e refletir a contribuição à relação teórico-prática humanizada no parto normal à luz da teoria humanística. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, exploratório, descritivo de artigos on-line extraídos nas bases de dados: Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem e Scientific Electronic Library Online, publicados no período de 2002 a 2014. Os resultados evidenciaram que a teoria humanística fortalece a identidade do profissional, autonomia, necessidade de refletir o cuidado humanizado, resgatar a vivência do estar-com-o-outro, no encontro dialógico. Assim, o processo pautado na relação do encontro vivido e dialogado contribui para uma assistência eficaz e segura.

          Translated abstract

          RESUMEN El proceso de humanización en el parto normal promueve el “arte del cuidar humanizado”, y la aplicabilidad de la teoría humanística constituye un referencial teórico que permite subsídios acerca del cambio existencial y dialógico entre enfermero y parturienta. El objetivo del estudio fue describir y reflexionar sobre la contribución a la relación teórica y práctica humanizada en el parto normal a la luz de la teoría humanística. Se trata de un estudio de revisión bibliográfica, exploratorio, descriptivo de artículos on-line obtenidos en las bases de datos: Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud, Base de Datos de Enfermería y Scientific Electronic Library Online, publicados en el periodo de 2002 a 2014. Los resultados evidenciaron que la teoría humanística fortalece la identidad del profesional, autonomía, necesidad de reflexionar acerca del cuidado humanizado, recuperar la vivencia del estar-con-el-otro, en el encuentro dialógico. Así, el proceso pautado en la relación del encuentro vivido y dialogado contribuye para una asistencia eficaz y segura.

          Translated abstract

          ABSTRACT The humanization process in normal birth promotes the “art of humanized care” and the applicability of the humanistic theory constitutes a theoretical framework that supports the existential exchange and dialogical relation between nurse and parturient. The objective in this study was to describe and reflect on the contribution to the humanized theoretical-practical relationship in normal birth in the light of the humanistic theory. An exploratory and descriptive bibliographic review was undertaken of on-line articles taken from the databases: Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem and Scientific Electronic Library Online, published between 2002 and 2014. The results evidenced that the humanistic theory strengthens the professional’s identity, autonomy, need to reflect on humanized care, rescue the experience of being-with-the-other, in a dialogical encounter. Thus, the process based on the relation between the experienced and dialogued encounter contributes to effective and safe care.

          Related collections

          Most cited references37

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: not found
          Is Open Access

          Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização

          O presente texto foi elaborado a partir de uma experiência de sistematização da técnica de análise de conteúdo, desenvolvida nas disciplinas de metodologia de pesquisa, ministradas para os cursos de graduação e pós-graduação em enfermagem, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A sua versão original foi elaborada em 2004, e aperfeiçoada ao longo dos últimos quatro anos, a partir das experiências de aplicação do modelo de análise pelos alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação. O objetivo do trabalho é apresentar uma proposta de sistematização da técnica de análise de conteúdo temático-categorial, de forma a contribuir para o ensino da referida técnica e para uma prática de pesquisa qualitativa metodologicamente orientada. São apresentados os conceitos que embasam a técnica, seguidos dos procedimentos para a análise de conteúdo e dos instrumentos necessários para o suporte do seu desenvolvimento.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Humanização na atenção a nascimentos e partos: breve referencial teórico

            Apesar da ampliação da cobertura da atenção pré-natal e hospitalização do parto, houve estabilização no coeficiente de mortalidade materna em valores relativamente altos, atribuída aqui à qualidade inadequada da atenção. Um dos componentes do processo de assistência é a relação interpessoal, à qual tem sido associado o conceito de humanização. Identifica-se um forte movimento internacional que aborda a humanização da atenção a nascimentos e partos como uma resposta à mecanização na organização do trabalho profissional e à violência institucional, com crescente produção teórica. Todavia, o termo é polissêmico e faz-se necessário, ao deparar-se com a expressão, identificar que perspectiva está sendo adotada e qual o sentido que lhe é conferido.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Desafios na implantação de uma política de humanização da assistência hospitalar ao parto

              Os objetivos deste ensaio são discutir as dificuldades de implantação de um novo modelo de assistência ao parto de baixo risco na estrutura hospitalar e na sistematização de um campo de trabalho da enfermeira obstetra. Sob uma nova perspectiva do cuidado da parturiente, os autores fazem uma reflexão sobre o modelo de atuação dessa categoria profissional, dos possíveis resultados positivos decorrentes dessa nova assistência e do conflito gerado pela divisão de um espaço até então de domínio exclusivo da categoria médica e do conseqüente choque de modelos de cuidados.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ce
                Cogitare Enfermagem
                Cogitare enferm.
                Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR, Brazil )
                1414-8536
                2176-9133
                December 2015
                : 20
                : 4
                : 829-836
                Affiliations
                [1] São Paulo São Paulo orgnameUniversidade de Mogi das Cruzes Brazil
                [2] São Paulo São Paulo orgnameUniversidade de Mogi das Cruzes orgdiv1Departamento de Enfermagem Brazil
                Article
                S1414-85362015000400829
                10.5380/ce.v20i4.40323
                27146cc6-c200-42ae-9eb5-1963055a78d5

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 16 March 2015
                : 05 October 2015
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 41, Pages: 8
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Revisão

                Nursing,Enfermería,Parto humanizado,Teoría de enfermería,Humanized birth,Nursing theory,Enfermagem,Teoria de enfermagem

                Comments

                Comment on this article