18
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Water stress on germination and vigor of ‘mofumbo’ (Combretum leprosum Mart.) seeds at different temperatures Translated title: Estresse hídrico na germinação e vigor de sementes de mofumbo (Combretum leprosum Mart.) em diferentes temperaturas

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Combretum leprosum Mart., commonly known as ‘mofumbo’, is used for medicinal purposes, recovery of degraded areas and apiculture. The objective of this study was to evaluate the effect of water stress on the germination and vigor of C. leprosum seeds as function of different temperatures. To compose the treatments, the substrate used was paper roll moistened with polyethylene glycol solutions (PEG 6000), at the following levels of osmotic potential: 0.0; -0.1; -0.2; -0.2; -0.4; and -0.5 MPa, and placed in chamber at constant temperatures of 25, 30 and 35 and alternating temperature of 20-30 °C, forming a 6 x 4 factorial. The seeds were submitted to the following evaluations: germination percentage, germination speed index, root length, shoot length, root dry matter, shoot dry matter. There was a significant interaction for all variables, with a negative effect as the osmotic potentials decreased. Thus, C. leprosum showed high sensitivity to low osmotic potentials, showing a steeper decrease from the potential of -0.2 MPa for all evaluated temperatures. Initial germination and development of C. leprosum seedlings was negatively affected by low osmotic potentials, with a tolerance limit of -0.4 MPa. Temperatures of 25 and 35 °C accentuate the negative effect of the low osmotic potential of water on the germination and early development of C. leprosum seedlings.

          Translated abstract

          RESUMO Combretum leprosum Mart., conhecida popularmente como mofumbo, é utilizada para fins medicinais, melífera, forrageira e recuperação de áreas degradadas. Objetivou-se avaliar o efeito do estresse hídrico sobre a germinação e vigor de sementes de C. leprosum em diferentes temperaturas. Para isso, as sementes foram semeadas em substrato rolo de papel, umedecido com soluções de polietileno glicol (PEG 6000), nos potenciais osmóticos de 0,0; -0,1; -0,2; -0,3; -0,4; e -0,5 MPa; os testes de germinação foram conduzidos em germinadores sob as temperaturas de 25, 30, 35 e 20-30 °C, formando o fatorial 6 x 4. As avaliações foram as seguintes: germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da raiz, comprimento da parte aérea, massa seca da raiz e massa seca da parte aérea. Houve interação significativa para todas as variáveis, verificando-se efeito negativo com a diminuição dos potenciais osmóticos. A C. leprosum apresentou alta sensibilidade a baixos potenciais osmóticos, com decréscimo mais acentuado a partir do potencial de -0,2 MPa para todas as temperaturas avaliadas. A germinação e o desenvolvimento inicial de plântulas de C. leprosum foram afetados de forma negativa pelos baixos potenciais osmóticos, com limite de tolerância máximo partir de -0,4 MPa. As temperaturas de 25 e 35 °C acentuam o efeito negativo do baixo potencial osmótico da água sobre a germinação e o desenvolvimento inicial de plântulas de C. leprosum.

          Related collections

          Most cited references27

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Efeito da luz, temperatura e estresse hídrico no potencial fisiológico de sementes de funcho

          O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da luz, temperatura e estresse hídrico no potencial fisiológico de sementes de funcho. O experimento foi conduzido em duas etapas. Na etapa I, as sementes foram semeadas sobre papel nas temperaturas constantes de 20, 25, 30ºC e alternada de 20-30ºC na presença e ausência de luz. Na etapa II, as sementes foram colocadas sobre papel embebido em solução aquosa de polietileno glicol (PEG 6000) nos potenciais osmóticos correspondentes a zero; -0,05; -0,10; -0,15; -0,20; -0,25; -0,30MPa. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições. Conforme os resultados pode-se concluir que a germinação das sementes de funcho ocorre tanto na presença quanto na ausência de luz.. As sementes de funcho, germinam melhor nas temperaturas constantes de 20, 25 e e alternada de 20-30ºC e a temperatura de 30ºC não é adequada para o teste de germinação. A diminuição dos potenciais osmóticos com polietileno glicol 6000, a partir de -0,1MPa, reduz drasticamente a germinação e o vigor das sementes de funcho, sendo o vigor mais afetado que a germinação.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE Apeiba tibourbou SUBMETIDAS AO ESTRESSE HÍDRICO E DIFERENTES TEMPERATURAS

            RESUMO A Apeiba tibourbou é uma espécie florestal pertencente à família Tiliaceae, conhecida popularmente como pau-de-jangada, que é bastante utilizada como planta ornamental, na medicina popular e sua madeira usada na fabricação de pequenas embarcações. Sementes dessa espécie foram escarificadas com lixa d'água nº80, por 5 minutos e submetidas a diferentes potenciais osmóticos, induzidos por polietilenoglicol (PEG-6000), com o objetivo de avaliar a sua resistência a condições de deficiência hídrica. As sementes foram colocadas para germinar a 25 e 30 ºC, nos potenciais osmóticos de 0,0; -0,2; -0,4; -0,6; -0,8 e -1,0 MPa. Avaliou-se a porcentagem, o índice de velocidade e a primeira contagem de germinação, bem como o comprimento e massa seca de plântulas. Pelos resultados obtidos observou-se que a velocidade e a porcentagem final de germinação foram significativamente reduzidas a partir de -0,2 MPa, em relação às sementes não submetidas ao estresse hídrico. O limite de resistência da espécie ao estresse hídrico situa-se entre -0,4 e -0,6 MPa.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Desempenho de sementes de soja sob condições diferentes de potencial osmótico

              Os cultivos sucessivos e as adubações necessárias acumulam resíduos minerais no solo, os quais alteram o potencial hídrico e afetam o desempenho fisiológico das sementes. Para avaliar a germinação e o vigor de sementes de soja, em condições variadas de potencial osmótico, conduziu-se um experimento em laboratório, no qual sementes de dois lotes da cultivar FEPAGRO RS 10, foram colocadas para germinar em papel-toalha umedecido com soluções de PEG 6000, NaCl, KCl e MgCl2, para a obtenção dos potencias osmótico de zero; -0,05; -0,10; -0,20; -040 e -0,80 MPa. As sementes foram avaliadas através do teste de germinação (primeira contagem e contagem final), comprimento e massa seca das plântulas. A análise dos resultados permitiu concluir que o decréscimo nos potenciais osmóticos induzidos pelos solutos utilizados reduziu o potencial fisiológico das sementes de soja, sendo o vigor mais afetado do que a germinação. O efeito da redução dos potenciais osmóticos sobre as sementes e plântulas depende da qualidade inicial das sementes, do tipo de sal e sua concentração. O PEG 6000 produz efeitos mais estressantes no desempenho das sementes de soja, do que os sais, quando há redução dos potenciais osmóticos até -0,80 MPa. O potencial osmótico de -0,80 MPa induzido por MgCl2 e PEG 6000 impede a germinação e a manifestação do vigor das sementes de soja.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rca
                Revista Ciência Agronômica
                Rev. Ciênc. Agron.
                Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, CE, Brazil )
                0045-6888
                1806-6690
                2020
                : 51
                : 1
                : e20186357
                Affiliations
                [2] Mossoró Rio Grande do Norte orgnameUniversidade Federal Rural do Semi-Árido orgdiv1Centro de Ciências Agrárias orgdiv2Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais Brazil caioleal3@ 123456hotmail.com
                Article
                S1806-66902020000100413 S1806-6690(20)05100100413
                10.5935/1806-6690.20200013
                29e26de4-a8b4-40e7-8a56-fb69f66bfaf0

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 30 August 2019
                : 25 July 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 35, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Scientific Article

                Combretaceae,Osmotic potential,Estresse abiótico,Potencial osmótico,Abiotic stress

                Comments

                Comment on this article