33
views
0
recommends
+1 Recommend
2 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Fatores Associados à Prevalência de Sintomas Osteomusculares em Professores Translated title: Factors associated with teachers' osteomuscular symptom prevalence Translated title: Factores asociados a la prevalencia de síntomas osteomusculares en profesores

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Objetivo Determinar a prevalência de sintomas osteomusculares nos professores da rede municipal de Natal/RN, verificando a existência de associação entre as variáveis socioeconômicas, ocupacionais e de saúde com a presença dessa sintomatologia. Materiais e Métodos Trata-se de uma pesquisa descritiva com corte transversal, que teve como amostra 242 docentes da rede básica. Para a avaliação dos sintomas osteomusculares foi utilizado o questionário Nórdico. A análise estatística utilizou inicialmente procedimentos descritivos e o teste de Qui-Quadrado, e numa segunda etapa a análise de regresso logística multivariada, com nível de significância de 5 %. Resultados A prevalência da referida sintomatologia, considerando os últimos 12 meses, foi de 93 % entre os investigados. Foi encontrada associação estatisticamente significativa entre o sexo feminino (p=0,021) e prática inadequada de atividade física (p=0,037) com a presença de sintomas osteomusculares. Conclusão A sintomatologia em questão pode estar pode estar comprometendo a qualidade de vida e o estado de saúde dos professores.

          Translated abstract

          Objective Determining the prevalence of osteomuscular symptoms in public school teachers in Natal, Brazil, and verifying the existence of an association between socioeconomic, occupational and health variables and the presence of these symptoms. Materials and Methods This was a descriptive cross-sectional study of a sample of 242 public elementary school teachers. The Nordic questionnaire was used for assessing osteomuscular symptoms. Statistical analysis initially involved descriptive procedures and the chi-square test; 5 % significance level multivariate logistical regression analysis was used during a second stage. Results Symptom prevalence amongst the subjects investigated during the last 12 months was 93 %. A statistically significant association was found between being female (p=0.021) and engaging in inadequate physical activity (p=0.037) and the presence of osteomuscular symptoms. Conclusion The symptoms revealed in this group may be compromising this group of workers' quality of life and health status.

          Translated abstract

          Objetivo Determinar la alta frecuencia de síntomas osteomusculares en los profesores de la red municipal de Natal/RN, y verificar la existencia de una asociación entre las variables socioeconómicas, ocupacionales y de salud con la presencia de esa sintomatología. Materiales y Métodos Se trata de una investigación descriptiva con corte transversal, que tuvo como muestra 242 docentes de la red básica. Para la evaluación de los síntomas osteomusculares se utilizó el cuestionario Nórdico. El análisis utilizó procedimientos descriptivos y el test de Qui-Cuadrado inicialmente, y en una segunda etapa el análisis de regresión logística multivariada, con nivel significativo del 5 %. Resultados La persistencia de la referida sintomatología, si consideramos los últimos 12 meses, fue del 93 % entre los investigados. Se encontró una asociación estadísticamente significativa entre el sexo femenino (p=0,021) y la práctica inadecuada de actividad física (p=0,037) con la presencia de síntomas osteomusculares. Conclusión La sintomatología en cuestión puede estar comprometiendo la calidad de vida y el estado de salud de los profesores.

          Related collections

          Most cited references64

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Validação do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares como medida de morbidade

          OBJETIVO: Validar a versão brasileira do Nordic Musculoskeletal Questionnaire -- NMQ (Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares -- QNSO) e apresentar as relações entre morbidade osteomuscular e variáveis demográficas, ocupacionais e relativas a hábitos. MÉTODOS: A versão brasileira do instrumento NMQ foi aplicada a uma amostra de 90 empregados em uma instituição bancária estatal, em Brasília, em 1999. Foram realizadas análises descritivas da amostra e de associação entre as variáveis. Os resultados foram comparados a dados relativos à história clínica de cada respondente. Realizou-se análise estatística de comparação entre grupos (Test t) e de correlação entre variáveis (Pearson). RESULTADOS: Os resultados mostraram concordância entre o relato de sintomas no NMQ e a história clínica em 86% dos casos. Foram verificadas diferenças na prevalência de sintomas quanto ao gênero, à função exercida e à prática de atividade física. As mulheres apresentaram maior média de severidade de sintomas em quase todas as regiões anatômicas; os gerentes relataram maior severidade de sintomas em região lombar do que escriturários; a prática de atividade física regular esteve associada à menor severidade de sintomas em membros superiores. CONCLUSÕES: Os resultados mostram um bom índice de validade concorrente para a versão brasileira do NMQ e recomendam sua utilização como medida de morbidade osteomuscular. Entretanto, o instrumento necessita de uma medida de severidade de sintomas e de alterações na diagramação e no conteúdo da escala para torná-la mais compreensível e menos suscetível a um excessivo número de respostas em branco.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

            A literatura científica sobre a saúde dos professores é escassa e recente, enfocando especialmente o desgaste e estresse. Este trabalho objetivou descrever as condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino da cidade de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Num questionário auto-aplicado foram coletadas informações de 250 professores de dez escolas. Entre as características do trabalho docente, avaliadas pelo Job Content Questionnaire, destacaram-se ritmo acelerado de trabalho, ser criativo e ter boas relações com as pessoas no trabalho. As queixas de saúde mais freqüentes estavam relacionadas à postura corporal, à saúde mental e a queixas relacionadas à voz. A prevalência de distúrbios psíquicos menores (DPM), medida pelo Self Reporting Questionnaire-20, foi de 41,5% e estava fortemente associada a longos períodos de intensa concentração em uma mesma tarefa e volume excessivo de trabalho. Os resultados sugerem relação entre a prevalência de DPM e algumas características do trabalho docente, evidenciando desgaste psicológico do educador.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização

              O artigo pretende discutir as atuais condições de trabalho dos docentes de escolas públicas brasileiras, tendo como referência resultados de pesquisas empíricas e revisão bibliográfica que demonstram um contexto de reestruturação do trabalho pedagógico. Parte-se da premissa de que com a reestruturação produtiva assistida de forma mais ostensiva nas duas últimas décadas, novas demandas têm sido apresentadas à educação escolar com relação aos seus objetivos, refletindo em mudanças nas formas de gestão e organização do trabalho na escola. Tais mudanças trazidas pelas reformas educacionais mais recentes têm resultado em intensificação do trabalho docente, ampliação do seu raio de ação e, conseqüentemente, em maiores desgastes e insatisfação por parte desses trabalhadores. O texto pretende, ainda, discutir como tais mudanças interferem no que se entende como processo de flexibilização e precarização do trabalho docente à luz das teses da desprofissionalização e proletarização.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rsap
                Revista de Salud Pública
                Rev. salud pública
                Instituto de Salud Publica, Facultad de Medicina - Universidad Nacional de Colombia (Bogotá, DF, Colombia )
                0124-0064
                April 2009
                : 11
                : 2
                : 256-267
                Affiliations
                [01] orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Norte
                Article
                S0124-00642009000200010 S0124-0064(09)01100210
                2a20c9ac-2c28-4480-825f-cde803d4f7bc

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : March 2009
                : 07 November 2008
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 28, Pages: 12
                Product

                SciELO Public Health

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Artigos/investigação

                Docentes,transtornos traumáticos cumulativos,cumulative trauma disorder,saúde do trabalhador,salud del trabajador,Teacher,workers' health,trastornos de traumas acumulados

                Comments

                Comment on this article