20
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Produção científica sobre psicoterapias na base de dados PePsic (1998/2007) Translated title: Scientific production concerning psychotherapies in PePsic databases (1998/2007)

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Esta pesquisa objetiva analisar a produção científica publicada no período entre 1998 e 2007 sobre psicoterapia, considerando: distribuição das publicações ano a ano; periódicos; quantidade e sexo dos autores; tipos de pesquisa; enfoque teórico das produções; afiliação institucional dos autores e estratégias de avaliação psicológica utilizadas, material constituído de artigos publicados em periódicos científicos indexados à base de dados PePsic (N=117), obtido com o verbete "psicoterapia". A análise apresentada é quantitativa. Os autores das produções são do sexo feminino em sua maioria. Dos tipos de trabalhos analisados, houve predomínio de teóricos, seguidos por empíricos. Cinco dos periódicos possuem 50,5% da produção pesquisada. O enfoque teórico psicanalítico teve maior predominância, seguido do cognitivo e comportamental. A maior parte dos autores está afiliada a instituições brasileiras, as quais estão concentradas na região sudeste do país. Houve uma maior prevalência para o uso de entrevistas e escalas como estratégias de avaliação psicológica.

          Translated abstract

          On main purpose of scientific production analysis, published in the period between 1998-2007, on the subject of psychotherapy, take into consideration: distribution of publications year by year; regular advisers; quantity and gender of authors; types of research; focus on the theory of the productions; institutional affiliation of the authors and strategies for psychological evaluation. The body is constituted by articles published in scientific periods, indexed to the PePsic databases (N=117) was obtained by the time the word "psychotherapy" was used. The analysis presented is quantitative. Authors of the productions are, mainly, the feminine sex. There were a higher number of theoretical works. Five from the regular advisers own 50.5% of the entirely searched production. Psychoanalytic approach had more theoretical dominance. Most authors are affiliated to Brazilian institutions, which are concentrated in the southeast region. There were a higher prevalence for the use of interviews and scales as assessments strategies.

          Related collections

          Most cited references39

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Psicoterapia breve psicodinâmica preventiva: pesquisa exploratória de resultados e acompanhamento

          Há escassez de estudos sistemáticos sobre processos de psicoterapia nas clínicas-escola brasileiras, inclusive os de caráter preventivo. A proposta focaliza Psicoterapias Breves Psicodinâmicas (PBPs) conduzidas por estudantes em contexto de clínica-escola. Tem como objetivo avaliar os graus de depressão e ansiedade e o neuroticismo em voluntários, estudantes de curso de psicologia (N=6), no início, no final e após seis meses do término das PBP (follow-up). As Escalas Beck de Depressão e Ansiedade (BD/BAI) e de Ajustamento Emocional/Neuroticismo foram os instrumentos empregados. As sessões foram semanais, num total de 10, gravadas em áudio e observadas em sala de espelho unidirecional. De modo geral foram constatadas mudanças em relação às variáveis analisadas, o que ficou mais evidente do início à 10ª sessão e quando as escalas BDI e BAI foram utilizadas como medidas. Os eventuais ganhos obtidos quando do término nem sempre foram mantidos no follow-up.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O lugar da mãe na psicoterapia da criança: uma experiência de atendimento psicológico na saúde pública

            A psicoterapia da criança não difere da psicoterapia do adulto somente na técnica lúdica empregada durante as sessões. A família, principalmente a mãe, deve ser contemplada no tratamento da criança. Os terapeutas encontram suas maiores dificuldades na abordagem da mãe, que freqüentemente é considerada não só responsável como também culpada pelo distúrbio da criança. É freqüente o encaminhamento da mãe para a psicoterapia individual a fim de que seus problemas emocionais não interfiram de forma a inviabilizar o tratamento do filho. Mas elas costumam recusá-la, alegando que o problema está na criança que apresenta o sintoma. No atendimento psicológico da criança em internação hospitalar, da mesma forma, a abordagem da mãe traz uma questão delicada. Este trabalho destaca a importância da família no tratamento dos distúrbios psicológicos de crianças, propondo o atendimento em grupo das mães como recurso de escolha para a inclusão das famílias na instituição de saúde pública. Fundamentando-se numa perspectiva psicanalítica, discute a relação entre a criança, a terapia e a família, apontando uma postura despida de preconceitos por parte do terapeuta como condição necessária ao adequado manejo técnico. Propõe ainda a adoção desse tipo de grupo de mães no atendimento psicológico em enfermaria e UTI pediátrica de saúde pública.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Compêndio de Psiquiatria: Ciência do comportamento e psiquiatria clínica

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                fractal
                Fractal : Revista de Psicologia
                Fractal, Rev. Psicol.
                Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia (Rio de Janeiro )
                1984-0292
                August 2010
                : 22
                : 2
                : 411-430
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal de Goiás Brazil
                Article
                S1984-02922010000800014
                10.1590/S1984-02922010000800014
                2e594fa2-7ffc-4459-a89a-c1dc0241da29

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1984-0292&lng=en
                Categories
                PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY

                Clinical Psychology & Psychiatry
                scientific literature,scientific speech,psicologia clínica,modelos teóricos,metaciência,literatura científica,discurso científico,clinical psychology,theoretical models,metascience

                Comments

                Comment on this article