16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Motivos de licenças médicas em um hospital de urgência-emergência Translated title: Reason of medical licenses in an emergency hospital Translated title: Razones de licencias médicas en un hospital de urgencia-emergencia

      research-article

      Read this article at

      ScienceOpenPublisher
      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Trata-se de um estudo descritivo sobre o absenteísmo-doença entre os trabalhadores de um hospital de grande porte especializado em atendimento de urgência e emergência de Belo Horizonte. Foi analisado o absenteísmo-doença abordando a prevalência, motivo (CID10), tempo de afastamento e risco por categoria profissional. As categorias profissionais foram: serviços de apoio, auxiliares administrativos, enfermagem e medicina. O índice de absentismo-doença no hospital foi de 2,06. A chance de ocorrência de licenças médicas por profissional é 4,7. Este índice foi influenciado pela alta razão prevalente apresentada pela enfermagem (8,48). Os principais motivos de licenças médicas são doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo (14,68%), fatores que influenciam o estado de saúde (13,59%) e doenças do aparelho respiratório (13,32%).

          Translated abstract

          This is a descriptive study about the illness-absenteism process among workers in a large emergency hospital in the city of Belo Horizonte, in 2002. The illness- absenteeism process was analyzed considering frequency, reason (DIC10), duration and risk, according to the different professions. The professional categories were: support, administration, nursing and medicine. The rate illness-absenteísm in this hospital was 2,06. The possibility for leave of absence for each profession was 4,7. This rate was influenced by with rate 8,48. Found in the category missing. The main reason for leave of absences was related to orthopedics diseases (14,68%), other health problems (13,59%) and respiratory diseases (13,32%).

          Translated abstract

          Se trata de un estudio descriptivo de la absenteísmo-enfermedad entre los obreros de un hospital de gran carga especializada en la asistencia de urgencia emergencia de Belo Horizonte, en 2002. La absenteísmo-enfermedad que se acercó él prevalecía se analizó, razón (CID10), tiempo y se arriesga para la categoría profesional. Las categorías profesionales eran: servicios de apoyo, administrativo, enfermería y medicina. El índice de absentismo-enfermedad en el hospital era de 2,06. la oportunidad de ocurrencia de licencias médicas para el profesional es 4,7. Este índice se influenció por el prevalente de razón de descarga presentado por la enfermería (8,48). Las razones principales de licencias médicas son enfermedades del osteomuscular del sistema y del tejido conjunto (14,68%), factores que influyen en la condición de salud (13,59%) y enfermedades de la ropa respiratoria (13,32%).

          Related collections

          Most cited references21

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Absenteísmo de trabalhadores de enfermagem em um hospital universitário

          Objetivando identificar os índice de absenteísmo-doença entre os trabalhadores de enfermagem do hospital universitário, foi realizado um levantamento das faltas por licença-saúde registradas durante doze meses e calculado o índice de freqüência e a porcentagem de tempo perdido. Os dados foram coletados através de consulta documental aos registros do departamento pessoal da instituição estudada e transcritos em um protocolo. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que o maior índice de freqüência ocorreu na Pediatria (If=0,35) e a porcentagem de tempo perdido de trabalho ocorreu no Pronto Atendimento (Tp=4,19). Concluiu-se que os índices de absenteísmo-doença entre os trabalhadores apresentam-se elevados, indicando a necessidade de criação de um banco de dados para otimizar o registro das faltas, facilitar seu controle e possibilitar futuras pesquisas.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Afastamentos do trabalho na enfermagem: ocorrências com trabalhadores de um hospital de ensino

            As condições laborais da equipe de enfermagem freqüentemente são marcadas por riscos, os quais repercutem em elevado absenteísmo e licenças-saúde. O objetivo deste estudo foi caracterizar os afastamentos entre trabalhadores de enfermagem de um hospital geral de ensino da cidade de São José do Rio Preto-SP, registrados durante o ano de 1999. Trata-se de uma investigação epidemiológica censitária, cuja coleta de dados foi efetuada por meio de consulta aos registros do Centro de Atendimento ao Trabalhador do hospital estudado. Os resultados indicaram que, no período, 333 trabalhadores envolveram-se em 662 episódios de afastamento. As licenças-saúde ocorreram, principalmente, por problemas geniturinário e doenças mal definidas entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem; e doenças dos órgãos dos sentidos, doenças infecta-parasitárias e doenças respiratórias entre os atendentes de enfermagem. Os dados obtidos subsidiam melhor análise dessa situação neste hospital e intervenções para melhoria das condições de trabalho vigentes.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Como elaborar projetos de pesquisa

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reben
                Revista Brasileira de Enfermagem
                Rev. Bras. Enferm.
                Associação Brasileira de Enfermagem (Brasília, DF, Brazil )
                0034-7167
                1984-0446
                April 2006
                : 59
                : 2
                : 195-200
                Affiliations
                [03] orgnameUFMG orgdiv1Escola de Enfermagem
                [01] orgnameUFMG orgdiv1Escola de Enfermagem orgdiv2ENA marilix@ 123456enf.ufmg.br
                [02] orgnameUFMG orgdiv1Escola de Enfermagem orgdiv2ENB ange@ 123456enf.ufmg.br
                Article
                S0034-71672006000200014 S0034-7167(06)05900214
                10.1590/S0034-71672006000200014
                319f813f-f4b4-4a21-b02b-345e9b72d563

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 31 March 2005
                : 30 November 2005
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 27, Pages: 6
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Pesquisa

                Emergency service, hospital,Workers,Absenteeism,Serviço hospitalar de emergência,Trabalhadores,Absenteísmo,Servicio de urgencia en hospital,Trabajadores,Absentismo

                Comments

                Comment on this article