27
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      REQUISITOS DE AUTOCUIDADO DE MULHERES TRANSEXUAIS EM USO DE HORMÔNIOS SEXUAIS SEGUNDO TEORIA DE OREM Translated title: REQUISITOS DE AUTOCUIDADO DE MUJERES TRANSEXUALES QUE UTILIZAN HORMONAS SEXUALES DE ACUERDO A LA TEORÍA DE OREM Translated title: SELFCARE REQUIREMENTS OF TRANSSEXUAL WOMEN USING SEX HORMONES, ACCORDING TO THE OREM SELFCARE THEORY

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Objetivo: identificar requisitos de autocuidado de mulheres transexuais em uso de hormônios sexuais, fundamentado na Teoria Geral de Orem. Método: estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido em Recife, capital de Pernambuco, de novembro de 2016 a fevereiro de 2017. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com uma amostra composta por 10 mulheres transexuais em uso de hormônios sexuais, selecionadas pela técnica Snowball. A análise foi realizada com o auxílio do Software IRAMUTE Q versão 0.7. Resultados: os requisitos encontrados foram: prevenção dos perigos à vida, funcionamento e bem-estar; busca e garantia de assistência médica apropriada; adaptação às modificações do corpo; modificação de autoimagem; e eventos adversos que afetam o desenvolvimento. Conclusão: os requisitos estiveram ancorados em questões geradas pelo baixo conhecimento sobre o uso de hormônios e pela baixa qualidade das informações recebidas por meio dos profissionais de saúde.

          Translated abstract

          RESUMO Objetivo: identificar requisitos de autocuidado de mujeres transexuales que usan hormonas sexuales, por medio de la fundamentación de la Teoría General de Orem. Método estudio descriptivo exploratorio con abordaje cualitativo, desarrollado en Recife, capital de Pernambuco, de noviembre de 2016 a febrero de 2017. Se recogieron los datos por medio de entrevistas semi estructuradas, con una muestra de 10 mujeres transexuales que utilizan hormonas sexuales, seleccionadas por la técnica Snowball. Se realizó el análisis con la ayuda del Software IRAMUTE Q versión 0.7. Resultados los requisitos hallados fueron: prevención de riegos de muerte, funcionamiento y bienestar; búsqueda y garantía de asistencia médica apropiada; adaptación a los cambios del cuerpo; alteración de la autoimagen; y eventos adversos que afectan el desarrollo. Conclusión los requisitos estuvieron basados en cuestiones generadas por poco conocimiento acerca del uso de hormonas y por la baja cualidad de las informaciones provenientes de los profesionales de salud.

          Translated abstract

          ABSTRACT Objective: to identify self-care needs of transsexual women using sex hormones, based in Orem’s General Theory of Nursing. Method: descriptive-exploratory study with a qualitative approach, undertaken in Recife, capital of the Brazilian state of Pernambuco, between November 2016 and February 2017. Data collection was undertaken through semistructured interviews, with a sample of 10 transsexual women using sex hormones, selected using the Snowball technique. Analysis was undertaken using the IRAMUTE Q software, version 0.7. Results: the needs found were: prevention of danger to life, functioning and well-being; seeking and ensuring appropriate medical care; adapting to the changes in the body; modification of self-image; and adverse events affecting development. Conclusion: the requirements were anchored in issues caused by poor knowledge about the use of hormones, and by the poor quality of the information received through the health professionals.

          Related collections

          Most cited references9

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Saúde e população LGBT: demandas e especificidades em questão

          A população LGBT - lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros - é vulnerável quanto ao atendimento de seus direitos humanos, incluindo o acesso aos serviços públicos de saúde. A partir da eminente necessidade de formação dos agentes da saúde no tema LGBT, assim como da elaboração de ações voltadas para as demandas específicas dessa população, é nossa intenção contribuir para a reflexão sobre alguns dos fatores que podem interferir de maneira substancial no processo de saúde da população LGBT. Aprofundamo-nos sobre algumas das questões próprias a cada segmento, sublinhando a importância da atenção dos profissionais da saúde frente às reações em cadeia que implicam o processo de vulnerabilidade e que conduzem ao adoecimento dessa população.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            As travestis no Programa Saúde da Família da Lapa

            Este texto apresenta o relato de experiência sobre o acolhimento das travestis no Programa Saúde da Família Lapa (PSF-Lapa), uma unidade de saúde de atenção básica, situada no bairro da Lapa, centro do Município do Rio de Janeiro. O PSF-Lapa é parte integrante do curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, servindo de cenário de ensino-aprendizagem dos alunos do curso de Medicina e de outras áreas da saúde da universidade. Apoiada no fato de que o acesso das travestis aos serviços de saúde pública tem sido pautado pelo preconceito tanto de profissionais quanto de usuários, tece considerações sobre a humanização da relação aluno - profissionais de saúde - usuários, no que concerne ao direito à saúde. Relata as estratégias utilizadas para promover o acolhimento das travestis pela equipe de saúde, pelos usuários e alunos envolvidos, a partir da lógica do respeito à diversidade.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Autocuidado: o contributo teórico de Orem para a disciplina e profissão de Enfermagem

              Enquadramento: A enfermagem, enquanto ciência humana prática, cria e utiliza um corpo de conhecimento exclusivo, afirmando-se como uma disciplina científica com características próprias. O pensamento teórico tem evoluído num percurso de grande riqueza conceptual, gerando teorias e conceitos com valor interpretativo daquilo que os enfermeiros fazem. Uma das teorias mais citadas é a Teoria do Défice de Autocuidado de Enfermagem (TDAE) de Dorothea de Orem, desenvolvida entre 1959 e 1985, que incorpora o modelo de enfermagem proposto pela mesma. Objetivo: Abordar criticamente a TDAE através de um estudo de natureza teórica, que para a sua execução exigiu a leitura, análise e reflexão de diferentes materiais bibliográficos. Principais tópicos em análise: A TDAE e os termos conceptuais que lhe estão associados. Conclusão: A TDAE, sendo uma combinação particular de propriedades conceptuais comuns a todas as circunstâncias de enfermagem, revela-se pertinente na orientação do conhecimento e na prática clínica, ensino e gestão de enfermagem, assim como na criação de estruturas a partir das quais se desenvolvem outras teorias e conceito
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ce
                Cogitare Enfermagem
                Cogitare enferm.
                Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR, Brazil )
                1414-8536
                2176-9133
                January 2019
                : 23
                : 3
                : e55748
                Affiliations
                [01] Recife Pernambuco orgnameUniversidade Federal de Pernambuco Brazil
                [02] Recife Pernambuco orgnameUniversidade Federal de Pernambuco orgdiv1Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Brazil
                [04] Recife Pernambuco orgnameUniversidade Federal de Pernambuco Brazil
                [03] Recife Pernambuco orgnameUniversidade Federal de Pernambuco Brazil
                Article
                S1414-85362018000300322
                10.5380/ce.v23i3.55748
                34d64ad0-f0a5-42db-bf20-9ea97ee7629a

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 09 October 2017
                : 03 April 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 24, Pages: 0
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos Originais

                Personas transgénero,Autocuidado,Hormonas,Femenino,Transgender persons,Selfcare,Hormones,Female,Pessoas transgênero,Hormônios,Feminino

                Comments

                Comment on this article