21
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Psicologia e pobreza no Brasil: produção de conhecimento e atuação do psicólogo Translated title: Psychology and poverty in Brazil: scientific production and psychologist practice

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A pobreza revela-se, no Brasil, como questão de primeira ordem. A Psicologia, inserida no campo social e cuja história aponta uma ação comprometida socialmente, não poderia ficar alheia a essa situação. O objetivo do presente trabalho é investigar as respostas que têm sido produzidas sobre essa questão, a partir do exame da literatura, buscando analisar as proposições e os limites e impactos das intervenções. Foi realizada uma pesquisa documental em três etapas: construção de um banco de dados com 312 publicações; recuperação dos resumos de 109 artigos; seleção, leitura e análise de 47 artigos. A produção acerca do tema é dispersa, heterogênea e possui interseção com outras áreas do conhecimento. Verifica-se um avanço na produção de conhecimento e atuação com populações pobres. No entanto, ainda é necessário construir teorias e técnicas inovadoras de trabalho, bem como compreender os limites estruturais dessa atuação.

          Translated abstract

          Poverty is a main theme in Brazil. Psychology, as a welfare profession, and given its historical concerns with social actions, could not be away from this theme. The purpose of this paper is to examine the literature on this subject, analyzing the propositions, the intervention's limits and impacts. We carried out a three stages document-based study: (1) online databases survey (312 papers identified); (2) 109 scientific abstracts accessed; (3) 47 scientific papers selected, read and analyzed. The production about the main theme (poverty) is dispersed, heterogeneous, and related to other fields of knowledge. In general, it appears that Psychology has improved the scientific production and experiences with poor population. However, it is necessary to build up theories and technical innovations and also to understand structural boundaries for professional practice.

          Related collections

          Most cited references16

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Psicologia e profissão em São Paulo

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social

            O tema "A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social" foi desenvolvido aqui a partir de três aspectos: um pequeno resgate histórico sobre o vínculo da Psicologia com a sociedade brasileira, buscando caracterizar sua relação com esta sociedade; em seguida, desenvolver a perspectiva da profissão comprometida com a realidade social, apresentando alguns critérios para se julgar o compromisso social de práticas e saberes da Psicologia, além da defesa de que a Psicologia, como saber e fazer, se desenvolva sempre vinculada à sociedade que a acolhe; e para finalizar, trazer a questão da identidade profissional do psicólogo, partindo do princípio de que identidade deve ser sempre vista como metamorfose e como movimento permanente de transformação. O texto pretende ser uma defesa de uma identidade para os psicólogos que seja movimento e transformação, porque é reflexo do vínculo que a Psicologia deve manter com a sociedade, que está sempre em movimento, vínculo este de compromisso com as necessidades e demandas da maioria da população brasileira.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Objetivos do desenvolvimento do milênio: relatório nacional de acompanhamento

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                psoc
                Psicologia & Sociedade
                Psicol. Soc.
                Associação Brasileira de Psicologia Social (Belo Horizonte )
                1807-0310
                April 2010
                : 22
                : 1
                : 104-111
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brazil
                Article
                S0102-71822010000100013
                10.1590/S0102-71822010000100013
                37609d71-483a-4b11-a250-5e0abc29c749

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-7182&lng=en
                Categories
                PSYCHOLOGY, SOCIAL

                Clinical Psychology & Psychiatry
                poverty,psychologist's professional role,scientific production,documental research,pobreza,atuação do psicólogo,produção de conhecimento,pesquisa documental

                Comments

                Comment on this article