10
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Juventudes e políticas públicas: comentários sobre as concepções sociológicas de juventude Translated title: Juventudes y políticas públicas: comentarios sobre las concepciones sociológicas de juventud

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O artigo analisa algumas das principais teorias elaboradas pela sociologia da juventude, a partir do final do século passado, destacando suas distintas concepções de juventude e avaliando algumas de suas principais implicações nas políticas públicas no Brasil contemporâneo. Baseia-se em uma revisão bibliográfica da produção contemporânea da sociologia da juventude, cotejada com clássicos das chamadas teorias tradicionais e críticas da juventude. Entre as teorias pós-críticas, destaca as que tratam das socializações ativas e as implicações nas assim chamadas Políticas Públicas de Juventude, em especial a noção de jovem como sujeito social, bem como suas possibilidades e limites no campo educacional.

          Translated abstract

          El artículo analiza algunas de las principales teorías desarrolladas por sociología de la juventud, a partir de finales del siglo pasado, destacando sus diferentes concepciones de la juventud y la evaluación de algunos de sus principales implicaciones para las políticas públicas en el Brasil contemporáneo. Se basa en una revisión bibliográfica de la producción contemporánea de la sociología de la juventud, cotejada con las teorías tradicionales y las críticas de los jóvenes. Entre las teorías post-críticos, pone de relieve el trato de la socialización activa e implicaciones en las denominadas políticas públicas para jóvenes, en particular, la noción de la juventud como sujeto social y de sus posibilidades y limitaciones en el campo de la educación.

          Related collections

          Most cited references33

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O jovem como sujeito social

          Discute como jovens das camadas populares, com base em seu cotidiano, constroem determinados modos de ser jovem. Nessa construção colocam em questão uma série de noções e representações correntes sobre a juventude. Toma como foco o cotidiano de integrantes de grupos musicais de rap e funk, buscando revelá-los na sua condição de jovens, para além da sua participação nos grupos musicais. Constata que os jovens, mediados pelos estilos, reelaboram as imagens correntes sobre a juventude, criando modos próprios de ser jovem, e expressam a reivindicação do direito à juventude.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil

            O texto discute as relações entre juventude e escola, problematizando o lugar que a escola ocupa na socialização da juventude contemporânea, em especial dos jovens das camadas populares. Trabalha com a hipótese de que as tensões e os desafios existentes na relação atual da juventude com a escola são expressões de mutações profundas que vêm ocorrendo na sociedade ocidental, interferindo na produção social dos indivíduos, nos seus tempos e espaços, afetando diretamente as instituições e os processos de socialização das novas gerações. Nesse sentido, discute as características dos jovens que chegam às escolas públicas de ensino médio, evidenciando a existência de uma nova condição juvenil no Brasil contemporâneo. Localiza os problemas e desafios na relação dos jovens com a escola, constatando as transformações existentes na instituição escolar e as tensões e os constrangimentos na difícil tarefa de constituir-se como alunos, concluindo que a escola tornou-se menos desigual, mas continua sendo injusta.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              O jovem como modelo cultural

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                desi
                Desidades
                Desidades
                Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                2318-9282
                March 2017
                : 14
                : 0
                : 9-17
                Affiliations
                [1] Alfenas MG orgnameUniversidade Federal de Alfenas Brasil
                Article
                S2318-92822017000100002
                39673fb7-88cb-4d05-ae9c-0f395c6d9f96

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 20 October 2015
                : 30 January 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 34, Pages: 9
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia


                sociologia da juventude,educação,socialização,políticas públicas,sociología de la juventud,educación,socialización,las políticas públicas

                Comments

                Comment on this article