29
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Dinâmicas de Gênero e Sexualidade no Sexo Tarifado entre Homens: Uma Análise por Meio da Noção de Comunidades de Prática Translated title: Dinámica de Género y Sexualidad en Sexo Tarifado entre Hombres: Um Análises a través del Concepto Comunidades de Práctica Translated title: Gender and Sexuality Dynamics in Tariffed Sex among Men: Analysis of the Notion of Communities of Practice

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Este estudo analisa a constituição de comunidades de prática no contexto do sexo tarifado exercido por homens, com foco nos exercícios de sexualidade e identificações de gênero. Utilizou-se de uma abordagem inspirada na Teoria Fundamentada, por meio da qual se realizaram diários de campo das incursões em ambientes de sexo tarifado, entrevistas narrativas com seis homens que se dedicam a atividade e dois gerentes de duas casas especializadas no mercado de sexo porto-alegrense, durante o ano de 2015. O corpus foi analisado discursivamente e identificaram-se dinâmicas associadas à formação de comunidades de prática pela via de estratégias de vigilância e correção, de modo que aspectos como o investimento corporal e outras dimensões performativas atualizavam relações de consumo circunscritas em algumas esferas de controle. Exercício de poder se mostram pela via da "dessexualização" do cliente, ou da feminilização do garoto de programa, indicando que a noção de comunidade não se dissociava de aspectos discursivos heteronormativos.

          Translated abstract

          Resumen Este estudio analiza la formación de comunidades de práctica en el contexto del sexo tarifado ejercido por los hombres, centrándose en los ejercicios de la sexualidad y las identificaciones de género. Se utilizó un enfoque inspirado en la teoría fundamentada, a través de la cual se llevó a cabo incursiones de campo en entornos sexuales tarifados, entrevistas narrativas con seis hombres que se dedican a la actividad y dos gerentes de dos casas especializadas en el mercado del sexo durante el año 2015, en Porto Alegre (BR). El corpus ha sido analizado discursivamente e se han identificado dinámicas asociadas a la formación de comunidades de práctica por la vía de estrategias de vigilancia y corrección, de manera que aspectos como la inversión corporal y performativa actualizaban relaciones de consumo circunscriptas en dimensiones de control. Formas de relación de poder se muestran por la vía de la "desexualización" de los clientes, o la feminización del prostituto, de modo que el sentido de comunidad no se disociaba de aspectos heteronormativos.

          Translated abstract

          Abstract The present study analyzes the establishment of communities of practice in the context of tariffed sex exercised by men, focusing on sexuality performances and gender identifications. Was used an approach inspired by the Grounded Theory, through which were held field diaries in tariffed sex settings, narrative interviews with six men who engage in the activity and two managers, respectively, of two specialized places in the Porto Alegre's sexual market, during the year 2015. The corpus was analyzed from a discursive theoretical perspective and was identified dynamics associated with the formation of communities of practice by means of surveillance and correction strategies, in a way that aspects such as corporeal and performative investment updated consumer relations circumscribed in some control dynamics. Power relations are shown in a way of "desexualization" of the client, or the feminization of the male prostitute, so the notion of community does not dissociate from discursive heteronormative aspects.

          Related collections

          Most cited references44

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Gênero: uma categoria útil de análise histórica.

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Masculinidade hegemônica: repensando o conceito

            O conceito de masculinidade hegemônica tem influenciado os estudos de gênero em vários campos acadêmicos, mas ao mesmo tempo tem atraído um sério criticismo. Os autores traçam a origem do conceito a uma convergência de ideias no início dos anos 1980 e mapeiam as formas através das quais o conceito foi aplicado quando os estudos sobre homens e masculinidades se expandiram. Avaliando as principais críticas, os autores defendem o conceito de masculinidade como fundamental, uma vez que, na maioria das pesquisas que o opera, seu uso não é reificador nem essencialista. Entretanto, as críticas aos modelos assentados em características de gênero e às tipologias rígidas são sólidas. O tratamento do sujeito em pesquisas sobre masculinidades hegemônicas pode ser melhorado com a ajuda dos recentes modelos psicológicos, mesmo que os limites à flexibilidade discursiva devam ser reconhecidos. O conceito de masculinidade hegemônica não equivale a um modelo de reprodução social; precisam ser reconhecidas as lutas sociais nas quais masculinidades subordinadas influenciam formas dominantes. Por fim, os autores revisam o que foi confirmado por formulações iniciais (a ideia de masculinidades múltiplas, o conceito de hegemonia e a ênfase na transformação) e o que precisa ser descartado (tratamento unidimensional da hierarquia e concepções de características de gênero). Os autores sugerem a reformulação do conceito em quatro áreas: um modelo mais complexo da hierarquia de gênero, enfatizando a agência das mulheres; o reconhecimento explícito da geografia das masculinidades, enfatizando a interseccionalidade entre os níveis local, regional e global; um tratamento mais específico da encorporação¹ em contextos de privilégio e poder; e uma maior ênfase na dinâmica da masculinidade hegemônica, reconhecendo as contradições internas e as possibilidades de movimento em direção à democracia de gênero.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Saberes localizados: a questáo da ciencia para o feminismo e o privilegio da perspectiva parcial

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                tpsy
                Trends in Psychology
                Trends Psychol.
                Sociedade Brasileira de Psicologia (Ribeirão Preto, SP, Brazil )
                2358-1883
                September 2017
                : 25
                : 3
                : 1007-1024
                Affiliations
                [1] Porto Alegre Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Sul orgdiv1Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional Brazil
                [2] Porto Alegre Rio Grande do Sul orgnamePontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brazil
                Article
                S2358-18832017000301007
                10.9788/tp2017.3-06pt
                3ea8462f-5819-4eb9-9a3a-8c6d85e2d619

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 17 May 2016
                : 04 January 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 44, Pages: 18
                Product

                SciELO Brazil


                male prostitution,communities of practice,grounded theory,Gênero,sexualidade,prostituição,homens,Género,sexualidad,prostitución,hombres,Gender,sexuality

                Comments

                Comment on this article