24
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Perfil de internações de pessoas idosas em um hospital público Translated title: Perfil de internaciones de personas mayores en un hospital público Translated title: Hospital admission profile of older adults

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O aumento do número de pessoas idosas com 60 anos e mais de vida ocasionaram mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, gerando demandas específicas em termos de cuidados e atenção por sua potencialidade para fragilidade biológica, psicológica e social. Para dar conta de tais demandas, faz-se necessário trabalho interdisciplinar qualificado e disponibilidade de complexo aparato hospitalar e ambulatorial. O estudo é exploratório, quantitativo e corte-temporal. Tem como objetivos, identificar e discutir o perfil de pessoas com 60 anos e mais, internadas em um hospital geral público de ensino de Petrópolis - Rio de Janeiro, durante o ano de 2007. Da descrição dos dados, identificamos 767 internações de idosos. O tempo predominante de internação da população do estudo foi de 85% (n=651) por até 30 dias seguidos de 45,3% (n=347) por até 10 dias. Os problemas de saúde descritos como motivo para internação mais prevalentes foram, 23% (n=177) doenças do aparelho digestivo, 18% (n=138) doenças do aparelho circulatório e 11,9% (n=91) neoplasias. Concluímos, de acordo com o percentual significativo de internações, o tempo de permanência hospitalar prolongado e prevalência de morbidades do aparelho digestivo, haver necessidade urgente de sistematização para a promoção de cuidados integrais e específicos para a clientela idosa.

          Translated abstract

          El aumento en el número de personas mayores, con 60 años y más de vida, causó cambios en el perfil epidemiológico de la población brasileña, generando demandas específicas en términos de cuidados y atención por su potencialidad para fragilidad biológica, psicológica y social. Para atender tales demandas, se hace necesario un trabajo interdisciplinar cualificado y disponibilidad de un complejo aparato hospitalario y de ambulatorio. El estudio es exploratorio, cuantitativo y cortetemporal. Tiene como objetivos, identificar y discutir el perfil de personas de más de 60 años, internadas en un hospital general público de enseñanza de Petrópolis - Río de Janeiro, durante el año 2007. De la descripción de los datos, identificamos 767 internaciones de personas mayores. El tiempo predominante de internación de la población del estudio fue el 85% (n=651) por hasta 30 días seguidos por el 45,3% (n=347) por hasta 10 días. Los problemas de salud descritos como motivo para internación más prevalentes fueron, el 23% (n=177) enfermedades del aparato digestivo, el 18% (n=138) enfermedades del aparato circulatorio y el 11,9% (n=91) neoplasias. Concluimos, de acuerdo con el porcentual significativo de internaciones, el tiempo de permanencia hospitalaria prolongado y prevalencia de morbilidades del aparato digestivo, que existe la necesidad urgente de sistematización para promover cuidados integrales y específicos para los pacientes mayores.

          Translated abstract

          Increase in the number of adults aged 60 and over has generated changes in the epidemiological profile of the Brazilian population, generating specific demands in terms of care and attention, for its potential biological, psychological and social frailty. In order to meet such demands, qualified interdisciplinary work plus hospital system and outpatient facilities' availability are needed. The study is exploratory, quantitative and cross-sectional. It has as objective to identify and discuss the profile of inpatients 60 years and over, admitted to a public, general teaching hospital in Petrópolis, Rio de Janeiro, in the year 2007. From data description 767 older adult admissions were identified. The predominant length of stay for the population under study was 85% (n=651) up to 30 consecutive days followed by 45.3% (n=347) up to 10 days. Most prevalent reported health problems described as cause for admission to hospital were, 23% (n=177) gastrointestinal, 18% (n=138) circulatory, and 11.9% (n=91) cancer. We conclude that according to the significant percentage of hospital admissions, the extended length of stay and the prevalence of gastrointestinal morbidity, there is urgent need of systematization towards the promotion of comprehensive and specific care towards the older clientele.

          Related collections

          Most cited references16

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Políticas públicas para a saúde do idoso: revisão sistemática

          O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento dos programas de saúde do idoso com base nas referências contidas nas principais bases de dados. Estudo de revisão sistemática de natureza quanti-qualitativa no período de 01/09/08 à 30/09/08 nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. Para análise das informações foi realizada a organização do conteúdo quanto ao ano, tipo de publicação e métodos/técnicas, essência do conteúdo e produção do conhecimento, base de dados, recomendações dos autores. Os resultados apontam para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a divulgação e resultados das políticas de saúde e o seu conhecimento pelos profissionais de saúde que cuidam de idosos sendo necessário um direcionamento e capacitação específica.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            Cuidado ao idoso deprimido e institucionalizado à luz da Complexidade

            Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são estabelecimentos para atendimento integral, institucionalizando pessoas de 60 anos e mais, dependentes/ou não, que não dispõem de condições para permanecer com a família ou/em seu domicílio. A institucionalização pode desencadear doenças, dentre elas a depressão. Foi objetivo deste artigo de atualização fazer uma reflexão sobre a relação do cuidado ao idoso deprimido e residente em ILPI com três princípios da Complexidade segundo Edgar Morin. Primeiro, se reflete sobre a complexidade; depois, se relaciona o cuidado ao idoso deprimido e residente em ILPI, com os princípios dialógico, recursivo e hologramático. Percebeu-se que a Complexidade pode sustentar teoricamente, não só a compreensão do fenômeno depressão no idoso residente em uma ILPI, como também inspirar o modo de cuidar que direcione aos trabalhadores da saúde, que atuam junto à pessoa idosa, a abordarem o idoso de forma mais global. Para tanto deve ser utilizada a Avaliação Multidimensional do Idoso, que analisa as várias dimensões da pessoa idosa, contribuindo no desenvolvimento de um plano de cuidado/tratamento e acompanhamento multidisciplinar e interdisciplinar adequados. A Complexidade vem sendo utilizada, por enfermeiros, para entender melhor a enfermagem e prestar cuidado mais adequado ao ser humano.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              Características sócio-demográficas, condições de saúde e utilização de serviços de saúde por idosos

              Essa pesquisa objetivou identificar as características sócio-demográficas e de saúde, bem como utilização de serviços de saúde por idosos residentes na zona urbana de um município do interior de Minas Gerais, e comparar estas variáveis entre os três distritos sanitários. Inquérito domiciliar, transversal e observacional, realizado entre 2005 e 2006 em um município do interior de Minas Gerais. Participaram 2.924 idosos, entrevistados no domicílio, selecionados através da técnica de amostragem estratificada. Os dados foram digitados no EpiInfo 3.2., realizando-se análise descritiva, testes χ2 e exato de Fisher (p<0,05). O percentual de idosos nos três distritos sanitários foi: 33,5% para o DSI; 35,7% para o DSII e 30,8% para o DSIII. Maioria sexo feminino (64%); faixa etária de 60|― 70 anos (52,7%); moram com esposo ou companheiros (47%). Os idosos residentes no DSI quando comparados aos do DSII e DSIII apresentam maiores desafios na atenção à sua saúde, no entanto, estão mais satisfeitos com o atendimento e internações.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ree
                Revista Eletrônica de Enfermagem
                Rev. Eletr. Enf.
                Universidade Federal de Goiás (Goiânia, GO, Brazil )
                1518-1944
                2010
                : 12
                : 3
                : 471-477
                Affiliations
                [03] Rio de Janeiro RJ orgnameUniversidade Federal do Rio de Janeiro orgdiv1Escola de Enfermagem Anna Nery Brasil jackiedasilva@ 123456hotmail.com
                [01] Petrópolis RJ orgnameFaculdade Arthur Sá Earp Neto Brasil clauclaudinha@ 123456uol.com.br
                [02] Rio de Janeiro RJ orgnameFaculdade Arthur Sá Earp Neto Brasil cristinahansel@ 123456yahoo.com.br
                Article
                S1518-19442010000300008 S1518-1944(10)01200308
                44a45346-d078-4716-b160-16af6010f86c

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 International License.

                History
                : 31 August 2010
                : 08 August 2009
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 18, Pages: 7
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigo Original

                Enfermería Geriátrica,Hospitalización,Serviços de Saúde para Idosos,Idoso,Enfermagem Geriátrica,Hospitalização,Servicios de Salud para Mayores,Aged,Geriatric Nursing,Hospitalization,Pacientes Mayores,Health Services for the Aged

                Comments

                Comment on this article