Blog
About

  • Record: found
  • Abstract: found
  • Article: found
Is Open Access

Avaliação da satisfação dos usuários atendidos por serviço pré-hospitalar móvel de urgência Translated title: Evaluation of satisfaction of users assisted by prehospital mobile emergency care service

Read this article at

Bookmark
      There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

      Abstract

      RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos usuários atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de pesquisa transversal, analítica e quantitativa, realizada de janeiro a junho de 2016, com 384 usuários. Obteve-se satisfação na estrutura e no processo. O indicador de estrutura que gerou mais insatisfação foi o conforto das ambulâncias, e o de processo foi o tempo resposta. Conclui-se que os usuários, em sua maioria, estão satisfeitos com o serviço do estado, porém, pesquisas de satisfação dos usuários são sempre necessárias para o monitoramento constante desse serviço.

      Translated abstract

      ABSTRACT The aim of this study was to evaluate the satisfaction of the users assisted by the Mobile Emergency Care Service of the state of Rio Grande do Norte. It is a transversal, analytical and quantitative research, carried out from January to June of 2016, with 384 users. Satisfaction was obtained in structure and process. The indicator of structure that generated more dissatisfaction was the comfort of ambulances, and of the process was the response time. It is concluded that users are, mostly, satisfied with the state service, however, user satisfaction surveys are always necessary for the constant monitoring of this service.

      Related collections

      Most cited references 23

      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: not found

      Reassurance as a key outcome valued by emergency ambulance service users: a qualitative interview study.

      There is an increasing need to assess the performance of emergency ambulance services using measures other than the time taken for an ambulance to arrive on scene. In line with government policy, patients and carers can help to shape new measures of ambulance service performance.
        Bookmark
        • Record: found
        • Abstract: found
        • Article: found
        Is Open Access

        Relações entre profissionais de saúde e usuários durante as práticas em saúde

        Apresenta-se uma revisão integrativa sobre estudos que abordam as relações entre profissionais de saúde e usuários durante as práticas em saúde. Objetivou-se identificar os aspectos pesquisados no cotidiano dos serviços acerca dessas relações. A coleta foi realizada nas bases Lilacs e Pubmed segundo os descritores: acolhimento; relações profissional-família; relações profissional-paciente; humanização da assistência; e a palavra 'vínculo' associada ao descritor Sistema Único de Saúde. Selecionaram-se 290 estudos publicados entre 1990 e 2010. Por meio da análise temática, foram criados cinco núcleos de sentido: a relevância da confiança na relação profissional-usuário; sentimentos e sentidos na prática do cuidado; a importância da comunicação nos serviços de saúde; modo de organização das práticas em saúde; e (des)colonialismo. Identificou-se que as relações estabelecidas nas práticas de saúde têm uma dimensão transformadora. No entanto, permanece o desafio de humanizar os serviços de saúde. A enfermagem se destaca na produção do conhecimento nessa temática.
          Bookmark
          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Satisfação dos usuários hipertensos com os serviços da rede de atenção primária no Brasil: um estudo de validação

          OBJETIVO: Validar um instrumento para avaliar o grau de satisfação de hipertensos adultos com o controle da hipertensão no contexto da atenção primária à saúde no Brasil. MÉTODOS: O estudo foi realizado em 2009 em dois municípios do Nordeste do Brasil. Realizou-se uma seleção probabilística 725 de indivíduos adultos cadastrados no programa de controle de hipertensos do Ministério da Saúde (Hiperdia). Inicialmente, foram formuladas 65 perguntas com respostas em escala tipo Likert, norteadas pela Primary Care Assessment Tool (PCATool), reunidas em oito dimensões da atenção primária à saúde (saúde do caso confirmado de hipertensão, acesso ao diagnóstico, acesso ao tratamento, adesão/vínculo, elenco de serviços, coordenação, enfoque na família e orientação para a comunidade). O processo de validação do instrumento envolveu: consulta a especialistas, validação da escala tipo Likert, análise fatorial exploratória, análise de consistência interna e análise fatorial confirmatória. RESULTADOS: Quarenta e cinco perguntas que satisfizeram todos os critérios foram confirmadas e utilizadas para compor os fatores definitivos. O estudo de validação do instrumento mostrou uma elevada consistência interna em seu conjunto (a de Cronbach = 91,5%) e em cada uma das oito dimensões (> 70%). Todos os indicativos de confiabilidade e de validade diagnosticados neste estudo mostram que a avaliação do nível de satisfação dos usuários hipertensos medida pelo instrumento é válida e confiável. CONCLUSÕES: O instrumento pode ser reproduzido e utilizado com usuários hipertensos adultos da rede de atenção primária em outras partes do Brasil.
            Bookmark

            Author and article information

            Affiliations
            Aracaju Sergipe orgnameUniversidade Federal de Sergipe Brazil rodrigoenf@ 123456yahoo.com.br
            Aracaju Sergipe orgnameUniversidade Federal de Sergipe Brazil daniele00@ 123456hotmail.com
            Natal Rio Grande do Norte orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Norte orgdiv1Departamento de Enfermagem Brazil jessicacristhy@ 123456gmail.com
            Natal Rio Grande do Norte orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Norte orgdiv1Departamento de Enfermagem Brazil
            Natal Rio Grande do Norte orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Norte orgdiv1Departamento de Enfermagem Brazil sara_iasd@ 123456hotmail.com
            Natal orgnameUniversidade Estácio de Sá Brazil sabrinagurgelsarm@ 123456outlook.com
            Contributors
            Role: ND
            Role: ND
            Role: ND
            Role: ND
            Role: ND
            Journal
            sdeb
            Saúde em Debate
            Saúde debate
            Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
            0103-1104
            2358-2898
            March 2018
            : 42
            : 116
            : 191-202
            S0103-11042018000100191
            10.1590/0103-1104201811615

            This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

            Counts
            Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 28, Pages: 12
            Product
            Product Information: SciELO Brazil

            Comments

            Comment on this article