9
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Recém - nascido na unidade de internação neonatal: o olhar da mãe Translated title: Newborn baby in the neonatal unit: the mother's glance Translated title: Recién nacido en la unidad de internación neonatal: la contemplación de la madre

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O nascimento de um bebê prematuro e/ou portador de alguma patologia que necessita de internação em uma unidade neonatal geralmente é motivo de preocupação para a família, em especial para a mãe, que vivencia a separação do seu filho após o nascimento. Objetivamos identificar o significado, para a mãe, da internação de um filho recém-nascido em uma Unidade de Internação Neonatal. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em uma maternidade na cidade de Fortaleza - CE. Os sujeitos foram nove mães que estavam com seu filho internado na unidade neonatal no mês de fevereiro de 2006. Para a coleta de dados, utilizamos como técnica a entrevista com uma questão norteadora. As falas foram submetidas à análise de conteúdo, emergiram as temáticas: medo, separação, ansiedade e tristeza. Concluímos que é pertinente um canal de comunicação efetivo com essas mães, durante o período de internação, para amenizar os sentimentos oriundos dessa experiência.

          Translated abstract

          The birth of a premature baby who has some pathology that needs internment in a neonatal unit is usually a reason of concern for the family, especially for the mother, who has to be away from her baby soon after birth. We aimed to identify, in this research, the meaning of a newborn baby's internment in a neonatal unit for the mother. This is a descriptive study of qualitative approach, accomplished at a maternity in Fortaleza-CE. The subjects of the research were nine mothers that were with their babies in a neonatal unit in February of 2006. For the data collection we used the technique of interview. The speeches were submitted to the content analysis. The themes which emerged were: fear, separation, anxiety and sadness. We concluded that it is pertinent an effective a communication channel with those mothers during the internment period, to soften the feeling resulted from such experience.

          Translated abstract

          El nacimiento de un bebé prematuro y/o portador de una alguna patología que necesita ser internado en una unidad neonatal, generalmente, es motivo de preocupación para la familia, en especial para la madre, que siente hondamente la separación de su hijo después del nacimiento. Tuvimos como objetivo identificar qué significó, para la madre, la internación de un hijo recién nacido en una unidad de internación neonatal. Estudio descriptivo con valor cualitativo, hecho en una maternidad de la ciudad de Fortaleza-CE. Participaron del estudio, nueve madres que estaban con su hijo internado en la unidad neonatal, en el mes de febrero de 2006. Para recoger los datos necesarios utilizamos como técnica la entrevista con una pregunta orientadora. Las respuestas fueron sometidas a un análisis de contenido, emergieron las temáticas: miedo, separación, ansiedad y tristeza. Concluimos que es pertinente que haya un canal de comunicación eficaz con estas madres, durante el período de internación, para amenizar las sensaciones oriundas de esta experiencia.

          Related collections

          Most cited references22

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Incentivando o vínculo mãe-filho em situação de prematuridade: as intervenções de enfermagem no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

          O objetivo deste estudo é descrever as ações da enfermagem realizadas nas unidades neonatais de risco de um hospital-escola de Ribeirão Preto-USP, no sentido de favorecer o vínculo e apego mãe-filho em situação de prematuridade. A enfermeira acompanha os pais na primeira visita, procurando apoiá-los e informando-os sobre os equipamentos que cercam o recém-nascido, incentivando o contato pele-a-pele, o toque e a fala. O acesso e permanência dos pais junto aos bebês de risco são liberados.Foi implantado programa de visitas dos avós e irmãos do prematuro aos bebês, mesmo quando em cuidado intensivo, incentivando o contato familiar. Os pais participam de um grupo de apoio, juntamente com outros pais que passam pela experiência de terem seus filhos prematuros em estado grave e hospitalizados. Consideramos que a nossa experiência tem favorecido o estabelecimento do vínculo e apego mãe-filho e família, observando-se maior interação da família com o bebê, em especial da mãe, e maior interesse no aprendizado de seus cuidados, além da satisfação manifestada pela assistência recebida.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Pesquisa social: teoria, método e criatividade

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              Crenças determinantes da intenção da enfermeira acerca da presença dos pais em unidades neonatais de alto-risco

              O presente estudo tem como objetivo conhecer as crenças, as atitudes e as normas sociais determinantes da intenção da enfermeira em possibilitar a presença dos pais em unidades neonatais de alto-risco. O conteúdo de entrevistas semi-estruturadas com 11 enfermeiras foi analisado tendo como referencial teórico a Teoria da Ação Racionalizada. Os núcleos temáticos permitiram compreender a relação existente entre a intenção e o comportamento da enfermeira em permitir a presença dos pais na UTI Neonatal e a influência das crenças pessoais e das normas subjetivas no comportamento da enfermeira.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rene
                Rev Rene
                Rev. Rene
                Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, CE, Brazil )
                1517-3852
                2175-6783
                March 2008
                : 9
                : 1
                : 52-59
                Affiliations
                [03] Fortaleza CE orgnameUniversidade de Fortaleza ankardagostinho@ 123456terra.com.br
                [01] orgnameUFC orgdiv1MEAC orgdiv2Unidade Neonatal
                [05] Fortaleza Ce orgnameUFC orgdiv1MEAC orgdiv2Unidade Neonata cinthiaesteche@ 123456gmail.com
                [02] orgnameUniversidade Federal do Ceará
                [04] Fortaleza CE orgnameUFC orgdiv1MEAC orgdiv2Unidade Neonatal marciacoelho.oliveira@ 123456bol.com.br
                Article
                S1517-38522008000100007 S1517-3852(08)00900107
                4a14eb80-dae0-4398-96a0-c3c123508383

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 20 March 2007
                : 09 July 2007
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 22, Pages: 8
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos Originais

                Mãe,Emoções,Prematuro,Unidades de Terapia Intenisva Neonatal,Enfermería neonatal,Emociones,Infant, Premature,Emotions,Mother,Neonatal nursing,Intensive Care Units, Neonatal,Madres,Unidades de Terapia Intensiva Neonatal,Enfermagem neonatal

                Comments

                Comment on this article