17
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Percepção das professoras sobre seus alunos do 5º ano Translated title: Teachers' perception of their fifth grade students Translated title: Percepción de los profesores sobre sus alumnos de 5º grado

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O ensino fundamental de nove anos é uma realidade recente na educação brasileira e tem gerado importantes desafios especialmente na transição para a pluridocência. Este estudo investigou a percepção das professoras do 5º ano sobre seus alunos em relação ao comportamento e ao rendimento escolar. Realizou-se entrevistas semi-dirigidas com quatro professoras do 5º ano, em duas escolas particulares de Porto Alegre. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram oito categorias: mudanças na metodologia de ensino, professor como guia, postura dos alunos, diferenças quanto ao gênero, preparação para o sexto ano, comportamento e rendimento, necessidade de integração dos professores e particularidades dos alunos e rendimento escolar. A discussão dos dados apontou que os objetivos do 5º ano ainda se encontram pouco definidos e a necessidade de se rever essa etapa enfatizando a transição e estratégias para a pluridocência. Os professores precisam de orientação para atuar com os alunos nessa fase do ensino fundamental e o apoio do psicólogo escolar torna-se relevante para proporcionar um espaço de escuta das demandas vivenciadas pelos mesmos.

          Translated abstract

          The nine-year elementary education is a new reality in razilian education and has generated significant challenges especially in the transition to a multi- disciplinary situation involving several teachers. This study investigates the perception by fifth grade teachers of their students regarding behavior and academic performance. Semi-structured interviews were conducted with four teachers of the fifth year, in two private schools in Porto Alegre. Data were analyzed through Bardin Content Analysis. The results showed eight categories: changes in teaching methodology, teacher as a guide, students' posture, gender differences, fifth year preparing for the sixth year, behavior X school performance, the need for integration of teachers in the fifth year and particularities of students reflecting on school performance. The discussion of the data showed that the objectives of the fifth year are still poorly defined; as well as the need to review this step, emphasizing the transition to a multi-disciplinarity context and strategies involved. Teachers need guidance in dealing with students at the stage of basic education and school psychologist support becomes important to provide a space for listening to the demands experienced by them.

          Translated abstract

          La educación básica de nueve años es una nueva realidad en la educación brasileña y ha generado importantes retos, especialmente en la transición para el multidisciplinario. Este estudio investiga la percepción de los maestros de 5º grado sobre de sus alumnos con respecto al comportamiento y rendimiento académico. Se ha llevado a cabo entrevistas semi estructuradas con cuatro maestras de 5º grado, en dos escuelas privadas de Porto Alegre. Los datos fueron analizados a través del análisis del contenído. Los resultados evidenciaron ocho categorías: cambios en la metodología de enseñanza, maestro como guía, postura de los estudiantes, diferencias de género, preparación para el sexto año, comportamiento, rendimento escolar, necesidad de integración de los profesores, particularidades de los estudiantes y rendimiento escolar. La discusión de los datos mostró que los objetivos del 5º grado todavia se encuentran poco definidos, habiendo necesidad de revisar esta etapa, haciendo hincapié en la transición y estratégias para el multidiciplinario. Los maestros necesitan orientación para actuar con los estudiantes en esta fase de la educación básica por lo tanto el apoyo del psicólogo de la escuela se convierten en hecho fundamental para proporcionar un espacio para escuchar las demandas de los maestros.

          Related collections

          Most cited references32

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: not found
          Is Open Access

          Facilitar a aprendizagem: ajudar aos alunos a aprender e a pensar

          Teorias recentes da aprendizagem salientam o papel ativo do aluno e, logicamente, a sua capacitação prévia para assumir essa responsabilidade. Assumindo aprender como construir conhecimento estável e com significado pessoal, importa, então, que a escola e o professor estejam capazes de desenvolver nos alunos capacidades, atitudes e comportamentos de maior autonomia na regulação dos seus comportamentos escolares. Tal regulação, por um lado, pressupõe o autoconhecimento dos alunos em termos das suas características e capacidades, e por outro, uma análise atenta das especificidades de cada tarefa escolar a realizar. Os programas de treino cognitivo e de desenvolvimento de estratégias de estudo ou de aprendizagem, na sua grande maioria fundamentados nos autores da psicologia educacional, são hoje assumidos como ferramentas de ação tendo em vista aqueles objetivos. A formação dos professores e a entrada mais sistemática dos psicólogos nas escolas emergem, então, como requisitos para uma escola de sucesso para todos ou a generalidade dos alunos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas

            O presente artigo aborda o cenário político e pedagógico em que se realizam as políticas direcionadas à gestão da educação básica, buscando explicitar concepções, ações e programas governamentais, bem como suas interfaces com a suposta qualidade preconizada para esse nível de ensino no Brasil. Nesta perspectiva, ao analisar tais políticas e programas no contexto de reforma do Estado, indica os limites e perspectivas desse processo, sob a ótica da construção de novos parâmetros para a qualidade e gestão democrática da escola pública.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental

              Este trabalho teve como objetivo investigar as orientações motivacionais, as crenças sobre esforço, inteligência e sorte e sobre as condições necessárias para a obtenção do sucesso na escola e as expectativas futuras quanto à superação de um desempenho acadêmico ruim, de 120 alunos do Ensino Fundamental. Examinou, ainda, as relações dessas variáveis entre si e com o desempenho acadêmico, o gênero e a série escolar. Os dados foram obtidos por meio da aplicação individual da Entrevista Estruturada de Crenças Educacionais e Orientações Motivacionais do Aluno e do Teste de Desempenho Escolar de Stein. Os resultados indicam um predomínio da motivação intrínseca e um padrão de crenças altamente apropriado à motivação e à aprendizagem. As crenças de meninos, de alunos repetentes e daqueles extrinsecamente motivados merecem atenção especial, dadas as implicações educacionais envolvidas e a necessidade de planejamento de intervenções mais focalizadas.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                psie
                Psicologia da Educação
                Psicol. educ.
                Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pos-Graduados em Psicolgia Educação (São Paulo, SP, Brazil )
                1414-6975
                2175-3520
                December 2017
                : 0
                : 45
                : 77-86
                Affiliations
                [1] orgnameHospital de Clínicas de Porto Alegre orgdiv1Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde
                [2] orgnameUniversidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre orgdiv1Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde luizabs@ 123456ufcspa.edu.br
                Article
                S1414-69752017000200008
                10.5935/2175-3520.20170019
                5108491e-ea23-4666-8ae5-41da46203d94

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 33, Pages: 10
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia


                5º ano,ensino fundamental,rendimento escolar,metodologia de ensino,psicologia escolar,elementary school,academic achievement,school psychology,profesores de escuela elemental,estudiantes de primer grado,conducta,rendimiento escolar,psicología escolar

                Comments

                Comment on this article