9
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Grupo de ajuda a alcoolistas: a educação em saúde na estratégia saúde da família Translated title: Support group on alcoholism: health education in the family health strategy Translated title: Grupo de ayuda a alcohólicos: la educación en salud en la estrategia salud de la familia

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de educação em saúde de uma Estratégia Saúde da Família direcionada a pessoas com dependência alcoólica e seus familiares, mediante a estratégia de grupo de ajuda. Durante as reuniões do grupo, houve a troca de experiência entre os alcoolistas e seus familiares. Quinze pessoas frequentavam assiduamente as reuniões, das quais sete eram alcoolistas. Com a sua participação no grupo, verificou-se a redução do consumo de álcool e abstinência alcoólica por algum período, bem como comportamento de busca pela saúde. Assim, a criação deste grupo demonstrou ser eficaz e coerente com a implantação do novo paradigma de assistência à saúde.

          Translated abstract

          This paper aims at reporting the experience of health education in an Family Health Strategy, targeted to people with alcohol dependence and their families, through the strategy of support group. During group meetings there was exchange of experience among alcoholics and their families. Fifteen people attended assiduously the meetings, of which seven were alcoholics. Through their participation in the group, there was a reduction in alcohol consumption and alcohol abstinence for some period, as well as the health-seeking behavior. Thus the creation of this group proved to be effective and consistent with the implementation of the new paradigm of health care.

          Translated abstract

          El presente artículo tiene como objetivo relatar la experiencia de educación en salud de una Estrategia Salud de la Familia dirigida a personas con dependencia alcohólica y sus familiares, por medio de la estrategia de grupo de ayuda. Durante las reuniones del grupo, hubo cambios de experiencia entre los alcohólicos y sus familiares. Quince personas frecuentaban asiduamente las reuniones, de los cuales siete eran alcohólicos. Con la participación en grupo, se ha verificado la reducción del consumo de alcohol y abstinencia alcohólica por algún periodo, así como comportamiento de buscar por la salud. Así, la creación de este grupo resultó ser eficaz y coherente con la implantación del nuevo paradigma de asistencia a la salud.

          Related collections

          Most cited references12

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais

          Foram estudadas as distintas características das definições de promoção em saúde e de educação em saúde. Introduzem-se duas diferentes abordagens para planejamento, denominadas PRECEDE/PROCEDE e HELPSAM. Mostra-se que as soluções podem ser conduzidas em dois sentidos, incluindo mudanças individuais e mudanças organizacionais. Portanto, é preciso que os especialistas tenham profundo conhecimento da viabilidade das áreas de intervenção e compreendam suas funções e seus papéis na prática da saúde pública.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde

            Este estudo investigou se a proposta da Estratégia Saúde da Família (ESF) é objeto de discussão com a população na prática educativa dos profissionais nela inseridos e a compreensão sobre Educação em Saúde que eles possuem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas. Na análise de conteúdo, identificaram-se as categorias: Educação em Saúde; A Universidade não ensina e A ESF como objeto de educação em Saúde. Os resultados mostraram que a ESF não é objeto de educação; alguns profissionais desconhecem seus fundamentos e a maioria deles tem práticas educativas verticais e patologizantes, distanciando-se da proposta de Promoção da Saúde da ESF. Reflete-se acerca das concepções de Educação em Saúde que permeiam os discursos dos profissionais, assim como sobre sua participação na capacitação comunitária para a construção da autonomia, cidadania e controle sobre os determinantes de saúde na perspectiva da Promoção da Saúde. Aponta-se para a importância da Educação Permanente e a reestruturação da graduação, de modo a aproximar as práxis da Educação em Saúde com a realidade social.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Percepção da equipe de saúde da família sobre a utilização do sistema de informação da atenção básica-SIAB

              Objetivo do estudo foi identificar e analisar a utilização do Sistema de Informação da Atenção Básica-SIAB como instrumento de trabalho da equipe saúde da família-ESF, identificando finalidade, possíveis dificuldades e facilidades na utilização das fichas do SIAB. É um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. Utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas, gravadas, com a ESF de Franca - São Paulo - Brasil. Estruturou-se a análise em quatro grupos: SIAB instrumentalizando o trabalho da ESF; contradições na utilização do SIAB; limitações quanto à alimentação dos dados e sugestões para soluções dos problemas. Identificou-se que é esporádica a utilização e o envolvimento da ESF com o SIAB, pelas dificuldades da equipe em trabalhar com análise, monitoramento e avaliação de dados para a realização da programação local e em relação aos agentes comunitários de saúde, onde a alta rotatividade dos mesmos reflete diretamente no inadequado preenchimento, interpretação e dificuldade no entendimento da finalidade das fichas.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ce
                Cogitare Enfermagem
                Cogitare enferm.
                Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR, Brazil )
                1414-8536
                2176-9133
                September 2010
                : 15
                : 3
                : 552-555
                Affiliations
                [02] orgnameUSP orgdiv1EERP orgdiv2Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas
                [01] orgnameUniversidade de São Paulo orgdiv1Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
                Article
                S1414-85362010000300024 S1414-8536(10)01500324
                593d40b0-5e0c-4dc1-9b48-f2f673718517

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 28 January 2010
                : 23 July 2010
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 12, Pages: 4
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Relato de Experiência

                Alcoholism,Saúde da família,Redução do dano,Alcoolismo,Salud de la familia,Reducción del daño,Alcoholismo,Family Health,Harm reduction

                Comments

                Comment on this article