16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade Translated title: Learning strategies and academic performance: validity evidences

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O objetivo deste estudo foi verificar a validade fatorial de uma escala de estratégias de aprendizagem, bem como explorar sua validade concorrente em relação ao desempenho acadêmico de estudantes. Participaram 815 crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. A Escala de Estratégias de Aprendizagem foi aplicada coletivamente. Para a operacionalização dos objetivos, recorreu-se à análise fatorial exploratória. Os alphas de Cronbach do instrumento e das três subescalas revelaram índices aceitáveis de consistência interna. A análise de variância apontou diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho acadêmico e a pontuação na escala. Os dados foram discutidos em termos de suas possíveis implicações para a área de avaliação psicoeducacional.

          Translated abstract

          The purpose of the present study was to verify the factorial validity of a learning strategy scale as well as to explore the concurrent validity of the instrument in regard to students´ academic achievement. The sample was composed of 815 basic education children from both public and private schools of São Paulo and Minas Gerais. The Learning Strategy Scale was collectively applied. Exploratory factorial analyses were conducted to achieve the purposes of the study. The alphas of Cronbach of the instrument and of its three subscales showed good reliability. Variance analyses showed significant differences between school achievement and punctuation in the scale. The data were discussed in terms of their possible implications for the psycho-educational evaluation area.

          Related collections

          Most cited references32

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional

          O presente estudo tem como objetivo rever criticamente a literatura sobre a relação entre as estratégias de aprendizagem e o desempenho escolar de alunos, tendo como referencial teórico a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. Tem-se em vista contribuir para uma reflexão, tanto sobre a possibilidade de se fortalecer a capacidade de aprender de alunos brasileiros em risco de repetência e/ou evasão escolar, quanto sobre a necessidade de melhorar os cursos de formação de professores do ensino fundamental.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Psicologia cognitiva

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              Facilitar a aprendizagem: ajudar aos alunos a aprender e a pensar

              Teorias recentes da aprendizagem salientam o papel ativo do aluno e, logicamente, a sua capacitação prévia para assumir essa responsabilidade. Assumindo aprender como construir conhecimento estável e com significado pessoal, importa, então, que a escola e o professor estejam capazes de desenvolver nos alunos capacidades, atitudes e comportamentos de maior autonomia na regulação dos seus comportamentos escolares. Tal regulação, por um lado, pressupõe o autoconhecimento dos alunos em termos das suas características e capacidades, e por outro, uma análise atenta das especificidades de cada tarefa escolar a realizar. Os programas de treino cognitivo e de desenvolvimento de estratégias de estudo ou de aprendizagem, na sua grande maioria fundamentados nos autores da psicologia educacional, são hoje assumidos como ferramentas de ação tendo em vista aqueles objetivos. A formação dos professores e a entrada mais sistemática dos psicólogos nas escolas emergem, então, como requisitos para uma escola de sucesso para todos ou a generalidade dos alunos.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ptp
                Psicologia: Teoria e Pesquisa
                Psic.: Teor. e Pesq.
                Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (Brasília )
                1806-3446
                December 2009
                : 25
                : 4
                : 531-536
                Affiliations
                [1 ] Universidade Estadual de Londrina Brazil
                [2 ] Unicamp
                [3 ] Universidade São Francisco
                Article
                S0102-37722009000400008
                10.1590/S0102-37722009000400008
                5bebb34a-0880-4b1f-bdb3-6d2ceb555239

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-3772&lng=en
                Categories
                PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY

                Clinical Psychology & Psychiatry
                learning strategies,aprendizagem,estudo,avaliação psicoeducacional,estratégias de aprendizagem,learning,studying,psycho-educational evaluation

                Comments

                Comment on this article