12
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Primary Health Care Planning workshops: construction and validation of an assessment instrument Translated title: Talleres de planificación de atención primaria de salud: construcción y validación de instrumentos de evaluación Translated title: Oficinas de Planificação da Atenção Primária à Saúde: construção e validação de instrumento de avaliação

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Objective: to describe the stages of construction and content validation of an instrument to assess Primary Health Care Planning workshops. Methods: this methodological study focused on validating the instrument’s content. The instrument developed was assessed by a committee of experts using the Delphi Technique, in two rounds. For the degree of agreement, percentage agreement and Content Validity Index (CVI) were used. Results: in the first round, six experts participated, and the degree of agreement was 87% for clarity and 94% for representativeness. In the second round, five experts participated, the CVI was 0.95 for clarity, 0.97 for representativeness and 0.96 total CVI. The final instrument had 42 items divided into three chunks. Conclusion: the instrument has content validity to assess Primary Health Care Planning workshops, being a tool for the use of state and municipal administrations.

          Translated abstract

          RESUMEN Objetivo: describir las etapas de construcción y validación de contenido del instrumento para evaluar los talleres de Planificación de la Atención Primaria de Salud. Métodos: estudio metodológico, enfocado en validar el contenido del instrumento. El instrumento desarrollado fue evaluado por un comité de expertos utilizando la técnica Delphi, en dos rondas. Para el grado de acuerdo, se utilizaron el Porcentaje de Acuerdo y el Índice de Validez del Contenido (IVC). Resultados: en la primera ronda, participaron seis expertos, y la tasa de acuerdo fue del 87% para mayor claridad y del 94% para la representatividad. En la segunda ronda, participaron cinco expertos, el IVC fue de 0.95 por claridad, 0.97 por representatividad y 0.96 IVC total. El instrumento final tiene 42 ítems divididos en tres bloques. Conclusión: el instrumento de evaluación incorporado tiene validez de contenido para evaluar los talleres de Planificación de Atención Primaria de Salud, siendo una herramienta para el uso de las administraciones estatales y municipales.

          Translated abstract

          RESUMO Objetivo: descrever as etapas de construção e validação de conteúdo do instrumento para avaliação das oficinas de Planificação da Atenção Primária à Saúde. Métodos: estudo metodológico, com foco na validação de conteúdo do instrumento. O instrumento elaborado foi avaliado por um comitê de especialistas utilizando a Técnica Delphi, em duas rodadas. Para o grau de concordância, foram utilizados o Percentual de Concordância e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: na primeira rodada, participaram seis especialistas, e a taxa de concordância foi 87% para clareza e 94% para representatividade. Na segunda rodada, participaram cinco especialistas, o IVC foi 0,95 para clareza, 0,97 para representatividade e 0,96 IVC total. O instrumento final possui 42 itens divididos em três blocos. Conclusão: o instrumento de avaliação construído possui validade de conteúdo para avaliar as oficinas de Planificação da Atenção Primária à Saúde, sendo uma ferramenta para utilização das gestões estadual e municipal.

          Related collections

          Most cited references12

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Resolução nº 466, 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos

          (2013)
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Coordenação do cuidado e Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde

            RESUMO Coordenação do cuidado significa estabelecer conexões de modo a alcançar o objetivo maior de prover/atender às necessidades e preferências dos usuários na oferta de cuidados em saúde, com elevado valor, qualidade e continuidade. O presente ensaio faz uma revisão dos estudos, teóricos e empíricos, sobre coordenação do cuidado, tendo como objetivo norteador a identificação de políticas, estratégias e instrumentos para alcance de melhor coordenação no Sistema Único de Saúde. A síntese é realizada a partir de três dimensões, consideradas centrais para análise desse atributo no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) brasileira: posição da Estratégia Saúde da Família na rede assistencial; integração entre níveis assistenciais e interfaces com a regulação assistencial; e integração horizontal com outros dispositivos de atenção e cuidado no território. Buscou-se identificar conceitos, evidências, resultados e desafios acerca da coordenação do cuidado no cenário nacional, assim como formular uma 'agenda estratégica pró-coordenação' que reconhece os avanços alcançados, mas também a incompletude dessas iniciativas. Na medida em que o fortalecimento da APS é uma das mais potentes medidas pró-coordenação, a diminuição de investimentos e de prioridade na Estratégia Saúde da Família representa o enfraquecimento da consolidação de arranjos sistêmicos, capazes de garantir a integralidade da atenção.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Atenção primária à saúde: estrutura das unidades como componente da atenção à saúde

              OBJETIVOS: avaliar a estrutura das unidades de saúde da atenção primária de dois municípios, comparando as unidades de saúde da família (USF) e as unidades de saúde convencionais (USC). MÉTODOS: estudo transversal, quantitativo, utilizou entrevistas estruturadas e observação da rotina de trabalho das equipes como técnica de coleta de dados. Foram avaliados três componentes: ambiente físico, recurso material e pessoal. RESULTADOS: os achados evidenciaram deficiências estruturais nos três componentes, mais, onde os itens avaliados foram observados em menos de 70,0% das USF. Nos municípios, menos de 50% das unidades possuíam equipamentos básicos. No município A, todas ESF contavam com médicos e enfermeiros e, no município B, 27,3% das ESF estavam sem médico. Ressaltam-se as deficiências que comprometem a biossegurança dos procedimentos e a ausência de estruturas que favorecem o desenvolvimento de intervenções coletivas, necessárias à mudança do modelo assistencial na perspectiva da vigilância da saúde. CONCLUSÕES: embora as redes causais que ligam a estrutura dos serviços de saúde aos seus efeitos sejam complexas e envolvam diversos fatores, os achados do estudo reiteram a necessidade de valorização dos componentes estruturais na avaliação e gestão de saúde.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reben
                Revista Brasileira de Enfermagem
                Rev. Bras. Enferm.
                Associação Brasileira de Enfermagem (Brasília, DF, Brazil )
                0034-7167
                1984-0446
                2020
                : 73
                : 6
                : e20190545
                Affiliations
                [1] Porto Alegre Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Brazil
                Article
                S0034-71672020000600179 S0034-7167(20)07300600179
                10.1590/0034-7167-2019-0545
                5f328769-f852-41b6-88fd-3c5f91510311

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 10 July 2019
                : 17 April 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 23, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil


                Apoio ao Planejamento em Saúde,Avaliação de Programas e Projetos de Saúde,Estudos de Validação,Avaliação em Saúde,Atenção Primária à Saúde,Apoyo a la Planificación en Salud,Evaluación de Programas y Proyectos de Salud,Estudios de Validación,Evaluación en Salud,Atención Primaria de Salud,Health Planning Support,Program Evaluation,Validation Studies,Health Care Evaluation Mechanisms,Primary Health Care

                Comments

                Comment on this article