13
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Pés de risco para o desenvolvimento de ulcerações e amputações em diabéticos Translated title: Feet at risk of development of ulcerations and amputations in diabetics Translated title: Pies de riesgo para desarrollar ulceraciones y amputaciones em diabéticos

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Trata-se de um estudo do tipo retrospectivo e documental com abordagem quantitativa, realizado num Centro de referência em Diabetes, entre outubro e novembro de 2007, com o objetivo principal de identificar pés de risco para o desenvolvimento de ulcerações e amputações. Utilizou-se como instrumento de coleta um formulário. A amostra se constituiu de 235 prontuários. Constatou-se que 154 (68%) são do sexo feminino, 149 (66%) têm idade acima de 60 anos, 161 (72%) são casados e 217 (96%) são diabéticos tipo 2. Com relação aos fatores de risco, observou-se que 141 (63%) são hipertensos, 54 (24%) tabagistas e 60 (27%) obesos. Detectou-se, com base em dados da avaliação física, que 61 (27%) têm pés de alto risco para o desenvolvimento de ulcerações e amputações. Concluiu-se que os profissionais de saúde devem implementar medidas de prevenção e educação em saúde, a fim de evitar complicações relacionadas aos pés diabéticos.

          Translated abstract

          It is a retrospective and documentary study with quantitative approach which was carried out in a Reference Unit in Diabetes between October and November, 2007. Its main objective was to identify feet at risk of developing ulcerations and amputations. A form was used as an instrument of data collection and the sample was composed of 235 handbooks. We verified that 154(68%) respondents are female, 149(66%) are aged over 60 years old, 161(72%) are married and 217(96%) have DM type 2. Concerning risk factors, we found out that 141(63%) have high blood pressure, 54(24%) are smokers and 60(27%) are obese. We detected, through physical evaluation data, that 61(27%) have feet at high risk of development of ulcerations and amputations. We so concluded that health professionals must implement measures for prevention and health education so that they can avoid complications related to diabetic feet.

          Translated abstract

          Se trata un estudio de tipo retrospectivo y documental con enfoque cuantitativo, realizado en un Centro de referencia en Diabetes, entre octubre y noviembre del 2007, con el objetivo primordial de identificar pies de riesgo para desarrollar ulceraciones y amputaciones. Se utilizó como instrumento de recogida un impreso. En la muestra constaron 235 historiales. Se constató que 154 (el 68%) son del sexo femenino, 149 (el 66%) tienen más de 60 años de edad, 161 (el 72%) están casados y 217 (el 96%) son diabéticos tipo 2. En relación a los factores de riesgo, se observó que 141 (el 63%) son hipertensos, 54 (el 24%) fumadores y 60(el 27%) obesos. Se detectó, a través de los datos de la evaluación física, que 61 (el 27%) tienen pies de riesgo para desarrollar ulceraciones y amputaciones. Se concluyó que los profesionales de salud deben implementar medidas de prevención y educación en salud, para evitar complicaciones relacionadas a pies diabéticos.

          Related collections

          Most cited references16

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Amputações de extremidades inferiores por diabetes mellitus: estudo caso-controle

          OBJETIVO: As amputações de extremidades inferiores são cada vez mais freqüentes em pessoas com diabetes mellitus, tornando-se importante problema de saúde pública, no Brasil e no mundo. O estudo objetivou detectar fatores associados a amputações de extremidades inferiores, em pessoas com diabetes mellitus. MÉTODOS: Realizou-se estudo caso controle emparelhado. Foram identificados 117 pessoas com diabetes mellitus e submetidas a amputações de extremidades inferiores, na rede de serviços do Município de São Paulo. Os casos foram comparados com 234 controles, pessoas com diabetes mellitus, mas não submetidas a amputações. As variáveis consideradas no emparelhamento foram sexo, idade e duração da doença. Características sociodemográficas, de hábitos de vida, clínicas e relativas à educação em saúde em diabetes mellitus foram incluídas. Inicialmente, foi realizada análise univariada, verificando a presença de associações entre amputações e variáveis exploratórias. Foi utilizado modelo de regressão logística condicional para a análise multivariada, com adoção do odds ratio como medida de associação. RESULTADOS: Observou-se existência de associação entre amputação e hábito de fumar, última glicemia (superior a 200 mg/dl), presença da polineuropatia simétrica distal e da vasculopatia periférica. O tratamento do diabetes mellitus e o comparecimento às consultas de enfermagem foram importantes fatores associados à prevenção dessas amputações. CONCLUSÕES: O reconhecimento dos determinantes e dos fatores intervenientes para o acometimento desse agravo levarão à redução dos custos na área e à melhoria da qualidade da assistência prestada na rede de serviços de saúde pública.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Fatores predisponentes para amputação de membro inferior em pacientes diabéticos internados com pés ulcerados no estado de Sergipe

            OBJETIVO: Determinar os fatores predisponentes para a amputação de membros inferiores nos doentes internados com diabetes melito e úlceras nos pés. MÉTODOS: Foram acompanhados os pacientes diabéticos com úlceras nos pés internados no período de 6 meses e analisadas as amputações nesses doentes em relação à idade, sexo, amputação prévia, número de ulcerações, tempo de diagnóstico do diabete, tempo de ulceração, tempo médio de internação, gravidade das lesões, presença de pulso. RESULTADOS: Verificou-se que 55% (44/80) dos doentes evoluíram para algum tipo de amputação de membros inferiores; a mediana das idades foi de 61 anos, porém a ocorrência de amputação foi significativamente maior na faixa etária dos 60 aos 90 anos (P = 0,03). Não se observou uma variação significativa da mediana do tempo de diagnóstico do diabetes, do tempo de ulceração e do tempo médio de internação em relação ao grupo de pacientes que foram amputados. Entretanto, as lesões mais graves, quando avaliadas pela classificação de Wagner (P <0,001) e pela ausência de detecção dos dois pulsos distais (P <0,001) dos membros inferiores, revelaram-se bastante significativas com relação ao desfecho de amputação. CONCLUSÃO: Foram considerados fatores predisponentes para a ocorrência de amputação nesses doentes a gravidade das lesões, a ausência de pulsos e as idades acima de 60 anos.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Consenso Internacional sobre Pé Diabético

              (2001)
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rene
                Rev Rene
                Rev. Rene
                Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, CE, Brazil )
                1517-3852
                2175-6783
                June 2009
                : 10
                : 2
                : 19-28
                Affiliations
                [02] Barbalha CE orgnameUniversidade Regional do Cariri orgdiv1Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão Brasil anamalencar@ 123456urca.com
                [01] Tiradentes orgnameFaculdade Leão Sampaio Brasil magnollya@ 123456leaosampaio.edu.br
                Article
                S1517-38522009000200002 S1517-3852(09)01000202
                61c39695-69c1-4474-95fc-cc8630db161d

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 26 March 2008
                : 18 March 2009
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 20, Pages: 10
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos Originais

                Pé diabético,Diabetes mellitus,Foot ulcer,Amputation,Diabetic foot,Úlcera del pie,Amputación,Pie diabético,Úlcera do pé,Amputação

                Comments

                Comment on this article