16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Um jornalista combatente: Clóvis Moura, Flama e a política cultural do PCB (1951-1952) Translated title: A fighter journalist: Clovis Moura, Flama and the PCB’s cultural politics (1951-1952)

      research-article
      História (São Paulo)
      Revista História
      Clovis Moura, Flama review, communist press, Clóvis Moura, revista Flama, imprensa comunista

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Clóvis Moura (1925-2003) tem sido estudado por suas obras mais conhecidas de História e Sociologia, algumas delas hoje com o estatuto de clássico, como Rebeliões da Senzala. No entanto, uma importante dimensão de sua atividade intelectual, a de jornalista, permanece obscura, apesar de relevante. Neste artigo, pretende-se abordar a revista Flama, por ele criada e dirigida na cidade de Araraquara (SP), no âmbito da política de Frente Cultural desenvolvida pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). De duração efêmera (1951-1952), a publicação merece destaque tanto por seu conteúdo alinhado com o partido como pela relevante rede de sociabilidades intelectuais e políticas construídas pelo seu criador e diretor. Um terceiro aspecto refere-se à repressão policial que motivou, acessada por meio dos prontuários do DEOPS-São Paulo.

          Translated abstract

          Abstract Clovis Moura (1925-2003) has been studied do to his most well known books of History and Sociology, some of them considered today as classics, such as Rebeliões da Senzala. However, one important dimension of his intellectual activity as a journalist remains obscure, although relevant. This article intends to approach the review Flama, created and directed by him in the city of Araraquara (SP), regarding the Cultural Policy developed by the Brazilian Communist Party (PCB). Despite its short duration (1951-1952), the publication deserves to be highlighted both do to its contents lined up with the party, and to the relevant intellectuals and politics sociability networks built by its creator and director. A third aspect refers to the police repression that it motivated, accessed in the DEOPS - Sao Paulo files.

          Related collections

          Most cited references10

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Clóvis Moura e a sociologia da práxis

          Este trabalho vem contribuir para um (re)pensar a obra e a postura intelectual de um dos grandes pensadores brasileiros, Clóvis Moura, profícuo estudioso da história social do negro no Brasil. Analisa a conduta acadêmica deste cientista social radical e expõe, de forma incipiente, parte de sua trajetória de vida que muito contribuiu para suas acepções teóricas e práticas. Traz à tona a questão de sua tardia receptividade nos círculos acadêmicos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Associação Brasileira de Escritores: dinâmica de uma disputa

            Ana Melo (2011)
            Em 1942 foi fundada a Associação Brasileira de Escritores com a proposta de regulamentar questões específicas do ofício de escritor, porém o momento político de sua criação e o caráter das preocupações destes escritores sublinhavam a questão política refletindo, especialmente, sobre o papel do escritor no mundo contemporâneo. Um momento central de atuação da ABDE será o I Congresso Brasileiro de Escritores realizado em São Paulo em 1945. O objetivo deste artigo é o de analisar este encontro abordando-o como lócus privilegiado para a compreensão da importância do escritor neste contexto de final de guerra. Seu estudo nos possibilita refletir sobre as dimensões políticas e culturais dos manifestos desta geração de intelectuais e a complexa dinâmica política e social entre os anos 1942-1949.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              JORGE AMADO E SEUS CAMARADAS NO CÍRCULO COMUNISTA INTERNACIONAL

              Resumo: O artigo busca elucidar aspectos da relação de artistas brasileiros e latino-americanos com a imprensa cultural comunista francesa e com o movimento comunista internacional do fim dos anos 1940 a meados dos 1950, no contexto da Guerra Fria. Os contatos no exterior foram fundamentais para a inserção internacional de latino-americanos, bem como para sua formação intelectual e política. A imprensa comunista francesa desempenhou papel importante para divulgar a obra de artistas latino-americanos, notadamente os que moraram em Paris. Alguns deles conseguiram lugar de destaque na rede comunista, especialmente por sua atuação no movimento pela paz mundial, como o poeta chileno Pablo Neruda e o romancista brasileiro Jorge Amado. Ele foi o principal artista brasileiro a beneficiar-se da internacionalização a partir do exílio em Paris, abrindo caminho também para a difusão de obras de amigos estrangeiros no Brasil e de brasileiros no exterior. São abordados ainda os dilemas dos artistas comunistas diante das perseguições e recompensas no auge do stalinismo.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                s_his
                História (São Paulo)
                História
                Revista História (Franca, SP, Brazil )
                0101-9074
                1980-4369
                2019
                : 38
                : e2019008
                Affiliations
                [1] Franca orgnameUniversidade Estadual Paulista Brazil
                Article
                S0101-90742019000100407
                10.1590/1980-4369e2019008
                630704af-1611-4d35-883b-396316aa7483

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 05 October 2018
                : 27 April 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 24, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos Livres

                revista Flama,imprensa comunista,Clovis Moura,Flama review,communist press,Clóvis Moura

                Comments

                Comment on this article