7
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      (Re)conhecendo o estresse no trabalho: uma visão crítica Translated title: Recognizing stress at work: a critical appraisal

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Atualmente o contexto de trabalho é marcado pelo mal-estar experienciado pelos trabalhadores gerado pela lógica de produção capitalista. O ambiente laboral tornou-se um lugar adoecedor. Observamos, no Brasil, que os transtornos mentais e do comportamento são a terceira maior causa de afastamento do trabalho. Todavia, no tocante à legislação trabalhista, pouca atenção foi dada à saúde mental do trabalhador. Essa contradição favorece o aparecimento de conceitos recorrentes como estresse ocupacional e síndrome de burnout, alvos deste estudo. Dentre as diversas perspectivas teóricas que analisam o tema, parte-se, neste ensaio, de uma visão crítica, considerando o fenômeno como resultante de um processo social, histórico, econômico e político atual das organizações e do trabalho. A partir do exposto, considera-se o estresse ocupacional uma condição adoecedora socialmente produzida, não devendo, portanto, ser reduzida a uma abordagem superficial centrada no indivíduo e/ou nas organizações.

          Translated abstract

          Currently the work context is marked by a general discomfort experienced by workers associated with the logic of capitalist production. The work environment has become a sickening place. In Brazil, it is observed that mental disorders and behavior are the third major cause of withdrawal from work. However, with regard to labor legislation, little attention was paid to the mental health of the worker. This contradiction favors the appearance of recurrent concepts such as occupational stress and burnout syndrome, targets of this study. Among the several theoretical perspectives that analyze the theme, a critical view is taken, in this essay, considering the phenomenon as a result of a current social, historical, economic and political process of organizations and work. From the foregoing, occupational stress is considered to be a socially produced addictive condition, and should not be reduced to a superficial approach focused on the individual and/or the organizations.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Reflexões sobre estresse e Burnout e a relação com a enfermagem

          Tendo como objetivos diferenciar Estresse e Burnout e estabelecer a relação desses com o trabalho da enfermagem, realizou-se estudo bibliográfico para subsidiar a compreensão sobre o sofrimento psíquico no trabalho. O estudo foi realizado como base na análise e interpretação de artigos, teses e dissertações produzidas entre 1990 a 2001. Embora haja consenso entre os estudiosos sobre a existência do Estresse e Burnout, diversas controvérsias estão envolvidas. São teorias que nascem no contexto da explosão da produção e consumo no capitalismo. Estresse refere-se a um esgotamento pessoal que interfere na vida do individuo, mas não necessariamente na relação com o trabalho. Burnout é uma síndrome que envolve atitudes e condutas negativas com os usuários, clientes, organização e trabalho. É um processo gradual, de experiência subjetiva, que resulta em problemas práticos e emocionais no trabalhador e na organização. O trabalho da enfermagem propicia tanto uma quanto outra situação e causa sofrimento e adoecimento.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Stress e qualidade de vida: influência de algumas variáveis pessoais

            O stress é um problema de saúde comum tanto no âmbito profissional como no pessoal e possui várias etiologias. O objetivo deste estudo foi verificar as variáveis pessoais que interferem nos níveis de stress e qualidade de vida de uma amostra de 106 adultos de ambos os sexos que frequentavam uma clínica psicológica. A idade média foi de 38,5 anos. Os participantes foram divididos em categorias profissionais e avaliados com a utilização do Inventário de Qualidade de Vida e o Inventário de Sintomas de Stress de Lipp. Verificou-se que 88% da amostra apresentam sintomas de stress. A qualidade de vida estava prejudicada, sendo o quadrante de saúde o mais comprometido em todas as pessoas estressadas. Encontrou-se uma associação significativa entre stress e gênero, mas não entre o cargo exercido e o nível de stress aferido. Houve grande compatibilidade entre a autopercepção do stress e seu diagnóstico clínico.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Da relação entre trabalho e saúde à relação entre trabalho e saúde mental

              Diante das atuais transformações no mundo do trabalho, tornou-se essencial aprofundar o debate sobre a relação entre trabalho e saúde/saúde mental, bem como sobre o reconhecimento dessa relação, de modo a garantir amparo legal ao trabalhador e, principalmente, trazer subsídios para a busca de mudanças nas situações de trabalho. Este artigo se propõe: discutir este tema, pontuando as dificuldades para se estabelecerem relações entre determinados aspectos do trabalho e o adoecimento; apontar alguns limites e expectativas, bem como a necessidade de diálogos que permitam avançar tanto do ponto de vista teórico como também em relação à aplicação prática dos conhecimentos produzidos. Pretende, enfim, chamar a atenção para o trabalho como categoria fundamental à compreensão da subjetividade e do processo saúde/doença mental.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                gerais
                Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia
                Gerais, Rev. Interinst. Psicol.
                Universidade Federal de São João del-Rei, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Uberlândia. (Belo Horizonte, MG, Brazil )
                1983-8220
                June 2019
                : 12
                : 1
                : 51-61
                Affiliations
                [01] Natal orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil
                Article
                S1983-82202019000100005
                6554cf43-44f2-4185-85ef-70d1c5edda8a

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 27 June 2017
                : 18 August 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 30, Pages: 11
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigos

                Occupational stress,Mental health of the worker,Burnout syndrome,Capitalism,Estresse ocupacional,Saúde mental do trabalhador,Síndrome de burnout,Capitalismo

                Comments

                Comment on this article