19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Controle social no Sistema Único de Saúde: subsídios para construção de competências dos conselheiros de saúde Translated title: Social control in the Unified Health System: subsidies to build health counselors' skills

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este artigo discute a experiência do curso de capacitação de conselheiros de saúde do município de Viçosa-MG, com base na perspectiva de sensibilização para o exercício consciente do controle social, possibilitando assim a construção de um sistema de saúde mais justo e igualitário, segundo o ideal pensado pelo movimento da reforma sanitária brasileira. Realiza uma abordagem qualitativa sobre as dinâmicas apresentadas no curso, sendo este baseado na metodologia ativa de ensino-aprendizagem. A metodologia participativa e a utilização de estratégias que privilegiaram a sistematização do conteúdo, assim como a reflexão sobre os referenciais teóricos, apresentados a partir da correlação dos temas com as experiências práticas, foram fundamentais para ampliar e aprofundar o processo de empoderamento dos conselheiros. Como resultado, foi possível identificar alguns desafios para o exercício do controle social, como a importância da participação ativa e da necessidade de buscar informações e trocar experiências. Destarte, destaca-se que a participação dos conselheiros de saúde em oficinas de capacitação aparece como uma possibilidade de superação das dificuldades de implementação das conquistas legais, ao sensibilizar estes atores sociais para transpor a posição de meros expectadores passivos em protagonistas na construção de um sistema de saúde universal e equitativo.

          Translated abstract

          This paper discusses the experience of the training course for health counselors in the city of Viçosa, Minas Gerais State, from the perspective of awareness of the conscious exercise of social control, thus enabling the construction of a more fair and equitable health system, according to the ideal of the movement of the Brazilian health reform. We perform a qualitative approach on the dynamics presented in the course, which is based on the methodology of active teaching and learning. The participatory methodology and use of strategies that focused on the systematization of content, as well as the reflection on the theoretical frameworks presented from the correlation of topics with practical experiences were essential to broaden and deepen the process of empowerment of the counselors. As a result, it was possible to identify some challenges for the exercise of social control, such as the importance of active participation and the need to seek information and exchange experiences. Thus, it is emphasized that the participation of health counselors in training workshops appears as a possibility of overcoming the difficulties of implementing legal achievements, the awareness of these social actors to implement the position of mere passive spectators into protagonists in the construction of a universal and equitable health care system.

          Related collections

          Most cited references38

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Os múltiplos sentidos da categoria "empowerment" no projeto de Promoção à Saúde

          Partindo da revisão de literatura e documentos relevantes da Promoção à Saúde, procedentes de países desenvolvidos com destaque para a produção canadense , reflito sobre os múltiplos sentidos da categoria/estratégia "empowerment". Após uma breve síntese sobre o desenvolvimento conceitual do ideário da Promoção à Saúde, o ensaio analisa em profundidade aspectos teóricos do "empowerment", sugerindo classificá-lo em dois enfoques principais: o psicológico e o comunitário. Considera que o "empowerment" comunitário contribui para definir a Promoção à Saúde enquanto um projeto voltado para a transformação do status quoe a produção de sujeitos saudáveis. Concluo o ensaio explorando potenciais contribuições do "empowerment" social/comunitário para as práticas de educação à saúde e para a reorganização da rede de serviços do Sistema Único de Saúde.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais

            As vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho em saúde, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão integral do homem e a ampliação da concepção de cuidado tornam-se prementes para o adequado desempenho laboral. Com base nestas considerações, o objetivo do presente artigo é discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Uma agenda para a saúde

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                physis
                Physis: Revista de Saúde Coletiva
                Physis
                IMS-UERJ (Rio de Janeiro )
                1809-4481
                2010
                : 20
                : 3
                : 853-872
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal de Viçosa Brazil
                [2 ] Universidade Federal de Viçosa Brazil
                [3 ] Universidade Federal da Bahia Brazil
                [4 ] Universidade Federal de Viçosa Brazil
                [5 ] Centro Universitário Serra dos Orgãos Brazil
                Article
                S0103-73312010000300009
                10.1590/S0103-73312010000300009
                6e66c01f-2418-42b3-9edc-ad54db03f200

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-7331&lng=en
                Categories
                PUBLIC, ENVIRONMENTAL & OCCUPATIONAL HEALTH

                Public health
                counsellorstraining,social participation,health board,social control,active approach,pacitação de conselheiros,participação social,conselho de saúde,controle social,metodologia ativa

                Comments

                Comment on this article