29
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Specialized care for people with AIDS in the state of Ceara, Brazil

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          OBJECTIVE

          To analyze if the distribution of specialized care services for HIV/AIDS is associated with AIDS rates.

          METHODS

          Ecological study, for which the distribution of 10 specialized care services in the Ceara state, Northeastern Brazil, was obtained, and the mean rates of the disease were estimated per mesoregion. We evaluated 7,896 individuals who had been diagnosed with AIDS, were aged 13 years or older, lived in Ceara, and had been informed of their condition between 2001 and 2011. Maps were constructed to verify the relationship between the distribution of AIDS cases and institutionalized support networks in the 2001-2006 and 2007-2011 periods. BoxMap and LisaMap were used for data analysis. The Voronoi diagram was applied for the distribution of the studied services.

          RESULTS

          Specialized care services concentrated in AIDS clusters in the metropolitan area. The Noroeste Cearense and west of the Sertoes Cearenses had high AIDS rates, but a low number of specialized care services over time. Two of these services were implemented where clusters of the disease exist in the second period. The application of the Voronoi diagram showed that the specialized care services located outside the metropolitan area covered a large territory. We identified one polygon that had no services.

          CONCLUSIONS

          The scenario of AIDS cases spread away from major urban areas demands the creation of social support services in areas other than the capital and the metropolitan area of the state; this can reduce access barriers to these institutions. It is necessary to create specialized care services for HIV/AIDS in the Noroeste Cearense and north of Jaguaribe.

          Related collections

          Most cited references37

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Acessibilidade aos serviços de saúde em um município do Estado da Bahia, Brasil, em gestão plena do sistema

          Com o objetivo de analisar a implantação de ações voltadas para a acessibilidade à atenção básica em um município da Bahia, Brasil, foi realizado estudo de caso único a partir de dois níveis de análise: organização do sistema e dos serviços. Os dados foram obtidos por intermédio de entrevistas semi-estruturadas, da observação das rotinas de atendimento e da análise documental. Das quatro unidades analisadas, três apresentaram nível intermediário de implantação de ações voltadas para a acessibilidade. As unidades de saúde da família tiveram melhor desempenho devido à presença de ações voltadas para o acolhimento e a referência a serviços especializados, porém apresentaram problemas para a marcação de consultas. Apesar do estabelecimento da atenção básica como porta de entrada ao sistema e da implantação da central de marcação de consultas especializadas, persistem barreiras organizacionais no município estudado. Recomenda-se a formulação de política específica para melhoria da acessibilidade voltada para a organização da oferta na perspectiva de mudança do modelo assistencial.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Trabalho em equipe e interdisciplinaridade: desafios para a efetivação da integralidade na assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/Aids em Pernambuco

            A complexidade da atenção à saúde das pessoas vivendo com HIV/Aids requer o investimento na integralidade das ações e do cuidado, lançando às equipes multiprofissionais o desafio da construção de uma prática interdisciplinar. Este estudo teve o objetivo de analisar a integralidade da atenção à saúde em Serviços de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE-HIV/Aids) de Recife/Pernambuco, a partir do processo e organização do trabalho em equipe. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido em três unidades de SAE-HIV/Aids, com base em abordagem qualitativa, por meio de diferentes técnicas de investigação. Os resultados apontam que os SAE atendem a grande parte das recomendações do Ministério da Saúde, sobre a infraestrutura básica, mas nenhum serviço apresentava a constituição da equipe mínima satisfatória. Há o reconhecimento da fragmentação do trabalho em equipe e da dificuldade de sistematizar uma prática interdisciplinar e intersetorial, sendo apontadas falhas para garantir o fluxo de referência e contrarreferência. Identificou-se pouca valorização do papel do gerente como articulador da equipe; a necessidade de perceber o usuário como um todo; e de a equipe trabalhar de forma articulada, buscando a prática comunicativa e as atividades relacionais.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Apoio social e saúde: pontos de vista das ciências sociais e humanas

              Analisam-se os temas e as abordagens teórico-conceituais do apoio social nos artigos de importantes periódicos internacionais de ciências sociais e de medicina e nacionais de Saúde Coletiva/Saúde Pública no período 1983-2005. Procedeu-se a leitura dos resumos dos 259 textos internacionais e 57 nacionais encontrados classificando e computando as relações do apoio social com a saúde/doença/cuidado. A seguir analisaram-se os conceitos e as abordagens do apoio social do ponto de vista das teorias e dos autores das ciências sociais e humanas, em uma amostra intencional de 56 textos internacionais e 18 nacionais. A literatura internacional respalda-se na psicologia social, nas várias correntes da sociologia e da ciência política e menos na antropologia. A literatura nacional dialoga menos com as teorias psicossociais e mais com as sociológicas e as antropológicas, realçando-se pela abordagem do apoio com a rede social, a solidariedade, as trocas e os valores culturais, deslocando-se da esfera individual e privada para a capacidade de organização da sociedade civil e de ações coletivas. Diferentes correntes norteiam as análises teórico-conceituais do apoio social, sendo a literatura internacional mais antiga, diversificada, empírica e escassa de produção antropológica.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                Rev Saude Publica
                Rev Saude Publica
                rsp
                Revista de Saúde Pública
                Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
                0034-8910
                1518-8787
                05 October 2015
                2015
                : 49
                : 77
                Affiliations
                [I ] Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil
                [II ]Prefeitura Municipal de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil
                [III ]Departamento de Enfermagem. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil
                [IV ] Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil
                [V ]Departamento de Saúde Comunitária. Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil
                [I ] Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil
                [II ]Prefeitura Municipal de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil
                [III ] Departamento de Enfermagem. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil
                [IV ] Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil
                [V ]Departamento de Saúde Comunitária. Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil
                Author notes
                Correspondence: Nathália Lima Pedrosa . Rua Alexandre Baraúna, 1115 Rodolfo Teófilo . 60430-160 Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: nati.ufc@ 123456gmail.com

                AUTHOR CONTRIBUTIONS

                Paiva SS, de Almeida RLF and Pedrosa NL made a substantial contribution to the project’s conception and planning, data collection, data analysis and interpretation as well as writing the article. Santos VF contributed to the article’s writing. Galvão MTG and Kerr LRFS contributed to the critical review of the contents and approval of the final version of the manuscript.

                The authors declare no conflict of interest.

                Correspondência:Nathália Lima Pedrosa. Rua Alexandre Baraúna, 1115 Rodolfo Teófilo. 60430-160 Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: nati.ufc@gmail.com

                CONTRIBUIÇÃO DOS AUTORES

                Paiva SS, de Almeida RLF e Pedrosa NL contribuíram substancialmente para a concepção e planejamento do projeto, obtenção de dados, análise e interpretação dos dados e redação do artigo. Santos VF contribuiu para a redação do artigo. Galvão MTG e Kerr LRFS contribuíram para revisão crítica do conteúdo e aprovação da versão final do manuscrito.

                Os autores declaram não haver conflito de interesses.

                Article
                S0034-8910.2015049006028
                10.1590/S0034-8910.2015049006028
                4603268
                26487292
                765ba073-f443-46eb-b272-7537712ad58c

                This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

                History
                : 1 December 2014
                : 28 June 2015
                Page count
                Figures: 6, Tables: 0, Equations: 0, References: 20, Pages: 1
                Funding
                Funded by: Conselho Nacional de Pesquisa
                Award ID: 303130/2013-0
                Funded by: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
                Award ID: PNP-0058-00121.01.00/11
                Research funded by the Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq – Process 303130/2013-0) and by the Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP – Process PNP-0058-00121.01.00/11).
                Categories
                Original Articles

                acquired immunodeficiency syndrome,ambulatory care,equity in the resource allocation,health vulnerability,ecological studies,síndrome de imunodeficiência adquirida,assistência ambulatorial,equidade na alocação de recursos,vulnerabilidade em saúde,estudos ecológicos

                Comments

                Comment on this article