46
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Saúde da família: desafios no processo de reorientação do modelo assistencial Translated title: Family health: challenges in the reorientation process of the assistance model Translated title: Salud de la familia: desafíos en el proceso de reorientación del modelo de atención

      research-article

      Read this article at

      ScienceOpenPublisher
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O Programa Saúde da Família (PSF) constitui-se em uma estratégia de reformulação do modelo assistencial de saúde no Brasil. Este estudo tem como objetivo refletir sobre os desafios desta estratégia quanto às práticas de saúde no contexto da atenção primária. Foi realizado um estudo bibliográfico, 90 artigos foram selecionados, sendo 50 considerados de maior interesse. Após quatorze anos de existência, surgem questionamentos quanto ao papel do PSF, suas estruturas continuam permeáveis ao modelo hegemônico que corrompe o processo de trabalho cotidiano. Mudanças nas práticas de saúde, especialmente, no que tange a produção de cuidados, são necessárias e este processo de reconstrução implica muito labor. No entanto, possibilita a construção de práticas de saúde mais solidárias, acolhedoras e conseqüentemente mais resolutivas.

          Translated abstract

          The Family Health Program (PSF) constitutes a strategy for reformulating the health assistance model in Brazil. This study was carried out to ponder over the challenges of this strategy concerning to health practices in the primary care context. After existing for more than twelve years, there appear questionings related to the paper of PSF in the reformulation of the way to think and promote health, and their structures remain permeable to the traditional hegemonic model that corrupts the daily work process. Some changes and reconstruction are necessary in the health practices concerning to care production based on light, relational and integrate technologies that are centered on users' needs. Although the deconstruction/reconstruction process implicates much labor, the advantage in overcoming the challenges faced by PSF rather leads to the transformation of reality and to construction of health practices that are solidary, welcoming, and resolvent.

          Translated abstract

          El Programa de la Salud Familia (PSF) se constituye en una estrategia de reformulación del modelo de salud en Brasil. Este estudio tiene como objetivo reflejar sobre los retos del PSF en lo que se refiere a las prácticas de salud en el contexto de la atención primaria. Después de más de doce años de existencia del PSF surgen cuestionamientos en cuanto a la importancia del PSF en la reformulación en la forma de pensar y hacer salud, siendo que sus estructuras persisten permeables al modelo tradicional hegemónico que pervierte el proceso de trabajo cotidiano. Cambios en las prácticas de salud son necesarios en relación a la producción de la atención, basadas en tecnologías leves, relacionales, integradas, y centradas en las necesidades de los usuarios. El proceso de reconstrucción implica en arduo trabajo, mas la ventaja de la superación de los retos enfrentados por el PSF lleva a la transformación de la realidad y la construcción de prácticas de salud solidarias, acogedoras y consecuentemente más efectivas y de resolución.

          Related collections

          Most cited references31

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial

          Partindo da concepção de que as políticas de saúde se materializam nos serviços, mediante as ações de atores sociais e suas práticas cotidianas, este ensaio tem o objetivo de refletir sobre as práticas de educação em saúde no contexto do Programa Saúde da Família (PSF). Pretende-se apreciar a assimilação do princípio da integralidade nessas práticas e, desta maneira, contribuir para o debate sobre os alcances e limites da estratégia do PSF para a reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica. Na conjuntura atual da política de saúde brasileira, o PSF tem desempenhado papel estratégico para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de uma revisão histórica das práticas de educação em saúde e dos discursos sanitários a elas subjacentes, são reconstituídas as racionalidades determinantes de tais práticas. O modelo hegemônico de educação em saúde, em sua essência divergente do princípio da integralidade, é caracterizado e discutido em comparação a um modelo de práticas de educação em saúde emergente, denominado neste ensaio de modelo dialógico, cuja lógica manteria coerência com a integralidade da atenção.
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            O desafio da integralidade segundo as perspectivas da vigilância da saúde e da saúde da família

            Múltiplos aspectos relacionados à formulação de políticas, à construção do conhecimento e à implementação das práticas no setor saúde interagem mutuamente e têm como produto a maneira como se prestam os serviços de saúde em determinado contexto histórico ou ainda resultam na disponibilidade ou na escassez de um determinado conjunto de ações e serviços de saúde. Compreender essas relações é fundamental para se avaliar a trajetória da política de saúde no país. Tomando-se como referência o princípio constitucional da integralidade da atenção à saúde e os desafios de sua implementação, analisam-se as formulações teóricas relacionadas ao conceito de Vigilância da Saúde e as mudanças implementadas pelo Ministério da Saúde no campo da Atenção Básica e da Saúde da Família. Busca-se ainda analisar em que medida essas proposições contribuem atualmente para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde.
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              O acolhimento e os processos de trabalho em saúde: o caso de Betim, Minas Gerais, Brasil

              Este trabalho relata experiência de inversão do modelo tecno-assistencial para a saúde, tendo como base a diretriz operacional do acolhimento. O acolhimento propõe que o serviço de saúde seja organizado, de forma usuário-centrada, partindo dos seguintes princípios: 1) atender a todas as pessoas que procuram os serviços de saúde, garantindo a acessibilidade universal; 2) reorganizar o processo de trabalho, a fim de que este desloque seu eixo central do médico para uma equipe multiprofissional ­ equipe de acolhimento ­, que se encarrega da escuta do usuário, comprometendo-se a resolver seu problema de saúde; e 3) qualificar a relação trabalhador-usuário, que deve dar-se por parâmetros humanitários, de solidariedade e cidadania. Por meio da investigação realizada, foi possível observar um aumento significativo do rendimento profissional, dos servidores não-médicos, que passaram a atuar na assistência; esse elevado rendimento profissional determinou, por conseqüência, maior oferta e aumento extraordinário da acessibilidade aos serviços de saúde.

                Author and article information

                Journal
                reben
                Revista Brasileira de Enfermagem
                Rev. Bras. Enferm.
                Associação Brasileira de Enfermagem (Brasília, DF, Brazil )
                0034-7167
                1984-0446
                February 2009
                : 62
                : 1
                : 113-118
                Affiliations
                [01] Viçosa MG orgnameUniversidade Federal de Viçosa orgdiv1Departamento de Enfermagem
                [02] Botucatu SP orgnameUniversidade Estadual Paulista
                Article
                S0034-71672009000100017 S0034-7167(09)06200117
                10.1590/S0034-71672009000100017
                7759f2a3-b12a-4f38-be7b-313211225633

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 12 February 2008
                : 24 November 2008
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 32, Pages: 6
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Revisão

                Programa Saúde da Família,Atenção primária,Saúde da família,Progrma de Salud Familiar,Atención primaria de salud,Salud de la familia,Family Health Program,Primary health care,Family health

                Comments

                Comment on this article

                Related Documents Log