16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      PERFORMANCE OF ‘NANICÃO JANGADA’ BANANA PLANTS INTERCROPPED WITH WINTER COVER CROPS Translated title: DESEMPENHO DE BANANEIRA‘NANICÃO JANGADA’ CONSORCIADA COM ADUBOS VERDES DE INVERNO

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT The use of cover crops species may be an important strategy in the pursuit of sustainability of agroecosystems, considering benefits to soil, such as improvements of physical and chemical characteristics, and weed control. The objective of this study was to evaluate the effect of winter cover crops and other soil managements on chemical soil properties, on the cycle, on the production of the first cycle and on the fruit quality of banana cv. Nanicão Jangada in Andirá – PR, Brazil. The experiment was carried out in a commercial. Planting of banana suckers from the grower area occurred in the first half of March 2011, with a spacing of 2.40 m between rows and 1.90 m between plants. The experiment was designed in randomized blocks with four replications and six plants per plot. The six treatments were: black oat (Avenastrigosa Schreb), forage turnip (Raphanus sativus L. var. oleiferus), consortium of black oat and forage turnip, chicken litter, residues of banana plants, and bare ground. The evaluations were vegetative development and life cycle of banana plants, yield and quality of fruits, soil chemical characterstics, and fresh and dry mass of green manures. The results were submitted to ANOVA (F Test), and Tukey test at 5 % probability. Black oat and black oat with forage turnip consortium were superior in biomass production. Systems of soil management had no effect on the variables, except in the periods between planting and flowering and between planting and harvest, which were shorter in the treatment of soil management with crop residues, longer in the treatment with forage turnip, and intermediate in the other treatments.

          Translated abstract

          RESUMO A adoção da prática da adubação verde pode significar uma estratégia importante na busca da sustentabilidade dos agroecossistemas pelos benefícios proporcionados ao solo, como melhoria das características físicas e químicas e controle de plantas invasoras. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do cultivo de plantas de cobertura de inverno em atributos químicos do solo, no ciclo, na produção de primeira safra e na qualidade dos frutos de bananeira cv. Nanicão Jangada, em Andirá-PR. O experimento foi realizado em pomar comercial e o plantio das bananeiras ocorreu na primeira quinzena de março de 2011, com espaçamento entre linhas de 2,40 m e de 1,90 m entre plantas, com mudas de rizomas da própria área do produtor. O experimento foi instalado em delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições e seis plantas úteis por parcela. Foram utilizados seis diferentes sistemas de manejo de solo: aveia preta (Avena strigosa Schreb), nabo forrageiro (Raphanus sativus L. var. oleiferus), consórcio aveia preta mais nabo forrageiro, cama de frango, restos culturais da bananeira e limpeza total da área. Foram realizadas avaliações de massa fresca e massa seca dos adubos verdes; ciclo e características vegetativas da bananeira, produção e qualidade dos frutos e características químicas do solo. Os dados foram submetidos à análise de variância (teste F) e, quando significativos, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Não se observou efeito dos tratamentos sobre a produtividade e a qualidade da banana, e nem sobre os atributos químicos do solo. A aveia preta e aveia preta mais nabo forrageiro foram superiores em produção de massa fresca. Os tratamentos exerceram influência sobre o ciclo da bananeira. Os períodos entre o plantio e o florescimento e entre o plantio e a colheita foram mais curtos no tratamento da cobertura do solo com restos culturais da bananeira e mais longos com o tratamento de nabo forrageiro, e intermediários nos demais tratamentos.

          Related collections

          Most cited references47

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Decomposição e liberação de nutrientes de resíduos culturais de plantas de cobertura em argissolo vermelho-amarelo na região noroeste Fluminense (RJ)

          A decomposição pode assumir importante papel no manejo da fertilidade do solo, possibilitando a elaboração de técnicas de cultivo que melhorem a utilização de nutrientes contidos nos resíduos vegetais. O objetivo deste trabalho foi estimar as taxas de decomposição e liberação de C, N, P, K, Ca e Mg de resíduos culturais provenientes de plantas de coberturas na cultura do maracujá. As espécies avaliadas foram feijão-de-porco (Canavalia ensiformis), amendoim forrageiro acesso CIAT 1734 (Arachis pintoi), siratro (Macroptilium atropurpureum), cudzu tropical (Pueraria phaseoloides) e Brachiaria brizantha. A decomposição dos resíduos culturais, colocados em sacos de malha de 2 mm, foi avaliada durante 140 dias. O modelo que proporcionou melhor ajuste foi o exponencial de primeira ordem. O feijão-de-porco e o amendoim forrageiro apresentaram as maiores taxas de decomposição de matéria seca, diferindo significativamente das demais coberturas vegetais. As taxas de liberação de C, N, P, Ca e Mg foram maiores no feijão-de-porco. O amendoim forrageiro apresentou a maior taxa de liberação de K. Para todas as coberturas vegetais, os maiores valores médios de taxa de liberação foram de K e polifenóis. As taxas de liberação de C, N, P, Ca e Mg estão associadas positivamente à taxa de decomposição da matéria seca. As taxas de decomposição de matéria seca e de liberação de C, de nutrientes e de polifenóis variaram em função da qualidade nutricional e orgânica do substrato referente ao início do estudo. As distintas taxas de decomposição e liberação de nutrientes das espécies estimadas mostraram o potencial de uso de resíduos vegetais como fonte de nutrientes na cultura do maracujá.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Atributos químicos de um argissolo e rendimento de melão mediante o uso de adubos verdes, calagem e adubação

            Este experimento foi realizado no Campo Experimental de Bebedouro, da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina-PE, de janeiro de 1999 a dezembro de 2001, num Argissolo Amarelo eutrófico textura arenosa, com o objetivo de avaliar o efeito de adubos verdes associados à calagem e adubação mineral e orgânica nos atributos químicos do solo e na produtividade e qualidade do melão (Cucumis melo) irrigado. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. Os tratamentos alocados nas parcelas constituíram-se dos adubos verdes: (1) milho (Zea mays) com retirada da palhada do local, como testemunha (MI); (2) mucuna-preta (Mucuna aterrima) (MP); (3) milho + caupi (Vigna unguiculata) (MC); e (4) adubos verdes diferentes em cada ano: dois cultivos sucessivos de crotalária (Crotalaria juncea) no primeiro ano, milheto (Pennisetum glaucum) + caupi no segundo e crotalária + caupi no terceiro (RA). Nas subparcelas, os tratamentos corresponderam a: dose completa de calagem e adubação mineral e orgânica conforme a análise do solo (DC); e metade da dose do tratamento anterior (MD). Os cultivos dos adubos verdes foram realizados no primeiro semestre, seguidos do cultivo do melão no segundo. Todos os adubos verdes proporcionaram aumentos nos valores de Ca e da CTC do solo nas camadas de 0-10 cm e 10-20 cm em relação à testemunha (MI), com exceção da MP para CTC na primeira profundidade. Na camada de 0-10 cm, houve aumento também nos teores de K e matéria orgânica do solo, exceto nos teores de K do MC. Em 2001, ano em que o meloeiro atingiu a maior produtividade, o adubo verde RA proporcionou maior rendimento de melão que o adubo MP e a testemunha. Da mesma forma, o tratamento DC promoveu maior produtividade que o MD. Nesse mesmo ano, os teores de sólidos solúveis totais dos frutos foram mais elevados no tratamento com MP que na testemunha.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Avaliação de leguminosas herbáceas perenes usadas como cobertura viva do solo e sua influência sobre a produção da bananeira (Musa spp.).

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rbf
                Revista Brasileira de Fruticultura
                Rev. Bras. Frutic.
                Sociedade Brasileira de Fruticultura
                1806-9967
                2016
                : 38
                : 4
                : e-729
                Affiliations
                [1 ] Universidade Estadual de Londrina Brazil
                [2 ] Universidade Estadual de Londrina Brazil
                [3 ] Universidade Estadual de Londrina Brazil
                [4 ] Embrapa Arroz e Feijão Brazil
                [5 ] Instituto Emater Brasil
                Article
                S0100-29452016000403001
                10.1590/0100-29452016729
                77611534-4e6e-44cc-90fd-23431b84986a

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-2945&lng=en
                Categories
                HORTICULTURE

                Horticulture
                aveia preta,nabo forrageiro,banana,adubação verde,ciclo da bananeira,black oat,forage turnip,green manure,banana plant cycle

                Comments

                Comment on this article