15
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Envolvimento com álcool, tabaco e outras substâncias por estudantes universitários Translated title: Undergraduate students and their entry into alcohol, tobacco and other drugs Translated title: Estudiantes universitarios y su incursión en el alcohol, tabaco y otras sustancias

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Introdução O presente estudo teve por objetivo identificar o quantitativo de estudantes em uma instituição de ensino superior no interior paulista que vivenciam o envolvimento com o álcool, o tabaco e ou outras substâncias, e avaliar a ocorrência e nível de dependência nos mesmos. Materiais e Métodos Trata-se de extrato de uma pesquisa de levantamento, exploratória, descritiva, de abordagem quantitativa, realizada com 416 estudantes universitários. A coleta de dados se deu no decorrer do 3º trimestre de 2017, com aplicação de questionário semiestruturado, elaborado pelos autores e Questionário para Triagem do Uso de Álcool, Tabaco e Outras Substâncias. Os dados foram analisados com uso de análise estatística descritiva, teste de Qui-Quadrado de Pearson e de acordo com as instruções para aplicação do instrumento selecionado. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados Os índices gerais de envolvimento e o tipo de drogas são: 140 (30%) para derivados do tabaco, 303 (66%) para bebidas alcoólicas, 89 (19%) para maconha, 32 (7%) para cocaína/crack, 24 (5%) para anfetaminas ou êxtase, 30 (7%) para inalantes, 45 (10%) para hipnóticos/sedativos, 36 (8%) para alucinógenos, e nove (2%) para opióides. Discussão Houve envolvimento com todos os tipos de substâncias, associado a romantização quanto ao uso das mesmas no ambiente universitário e facilidade de acesso. Conclusões O envolvimento de universitários com álcool, tabaco e outras substâncias é real e intenso. Além do envolvimento, o risco para dependência dessas substâncias se caracteriza como grande problema social e de saúde.

          Translated abstract

          Abstract Introduction This study aimed to identify the number of students from a higher education institution into the interior of São Paulo state who experienced their entry into alcohol, tobacco and other substances in order to evaluate the occurrence and dependency level on them. Materials and Methods An extract of a compiling, exploratory, descriptive study under a quantitative approach was conducted in 416 undergraduate students. The data were collected over the third quarter of 2017 by applying a semi-structured questionnaire prepared by the authors in addition to the Triage Questionnaire for Alcohol, Tobacco and other Drugs Use. A descriptive statistical analysis was conducted for data analysis as well as a Pearson’ chi-squared test, according to the instructions for the application of the selected instrument. This study was received and approved by the Research Ethics Committee. Results The general rates for entry and drug type are 140 (30%) for tobacco derivatives, 303 (66%) for alcohol beverages, 89 (19%) for marijuana, 32 (7%) for cocaine/crack, 24 (5%) for amphetamines or ecstasy, 30 (7%) for inhalant drugs, 45 (10%) for hypnotics/sedatives, 36 (8%) for hallucinogens and 9 (2%) for opioids. Discussion Students showed to be involved in all types of substances which is linked to flexibility in relation to their use in the university environment and their easy access. Conclusions Undergraduate students have a real and intense relationship with alcohol, tobacco and other drugs. In addition to this relationship, the risk of addiction to these substances is presented as a major social and healthcare problem.

          Translated abstract

          Resumen Introducción El presente estudio tuvo como objetivo identificar la cantidad de estudiantes en una institución de educación superior en el interior paulista que experimentan su incursión en el alcohol, el tabaco y otras sustancias, y evaluar así la ocurrencia y el nivel de dependencia de los mismos. Materiales y Métodos Se trata de un extracto de un estudio de levantamiento, exploratorio, descriptivo, de enfoque cuantitativo, realizado con 416 estudiantes universitarios. Los datos fueron recolectados en el transcurso del 3º trimestre de 2017, mediante la aplicación de un cuestionario semi-estructurado, elaborado por los autores y del Cuestionario para Triaje de Uso de Alcohol, Tabaco y otras Sustancias. Los datos fueron analizados a través de un análisis estadístico descriptivo, la prueba de Qui-Cuadrado de Pearson y de acuerdo con las instrucciones para la aplicación del instrumento seleccionado. El estudio fue recibido y aprobado por el Comité de Ética en Investigación. Resultados Los índices generales de incursión y el tipo de drogas son: 140 (30%) para derivados del cigarrillo, 303 (66%) para bebidas alcohólicas, 89 (19%) para marihuana, 32 (7%) para cocaína/crack, 24 (5%) para anfetaminas o éxtasis, 30 (7%) para drogas inhaladas, 45 (10%) para hipnóticos/sedantes, 36 (8%) para alucinógenos, y nueve (2%) para opioides. Discusión Los estudiantes demostraron haber estado involucrados con todos los tipos de sustancias, lo que se asocia a la flexibilización con respecto al uso de las mismas en el ambiente universitario y a la facilidad de acceso. Conclusiones La relación de los universitarios con el alcohol, el cigarrillo y otras sustancias es real e intensa. Además de esa relación, el riesgo de adicción a estas sustancias se configura como un gran problema social y de salud.

          Related collections

          Most cited references22

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Validação da versão brasileira do teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias (ASSIST)

          OBJETIVO: Considerando-se os índices cada vez maiores do uso de substâncias psicoativas no Brasil, faz-se necessário um instrumento para a sua detecção precoce que seja válido, confiável e passível de ser utilizado em serviços de atenção primária à saúde. Para tal finalidade, foi desenvolvido um instrumento denominado teste de triagem do envolvimento com álcool, tabaco e outras substâncias (ASSIST), em um projeto multicêntrico coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O presente estudo teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas da versão brasileira deste instrumento, sua validade concorrente e confiabilidade na detecção do uso de substâncias psicoativas e problemas associados. MÉTODOS: O ASSIST e três instrumentos diagnósticos validados (MINI-Plus, AUDIT e RTQ) foram aplicados a 99 pacientes que procuraram serviços de assistência primária/secundária à saúde e a 48 pacientes em tratamento especializado para dependência de álcool ou outras substâncias. RESULTADOS: Os escores do ASSIST para álcool apresentaram boa correlação com os escores do AUDIT. O ASSIST apresentou boa sensibilidade e especificidade na detecção de uso abusivo/dependência de álcool, maconha e cocaína, considerando como padrão-ouro o diagnóstico do MINI-Plus. A confiabilidade do instrumento foi boa (alfa de Cronbach de 0,80 para álcool, 0,79 para maconha e 0,81 para cocaína). CONCLUSÃO: As propriedades psicométricas da versão brasileira do ASSIST se mostraram satisfatórias, o que recomenda a sua aplicação a pacientes de serviços de atenção primária/secundária à saúde.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Resolução N o 466, de 12 de dezembro de 2012

            (2013)
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Comparação do uso de drogas entre universitários brasileiros, norte-americanos e jovens da população geral brasileira

              OBJETIVO: Comparar o uso de drogas entre os universitários e a população geral brasileira, assim como com os universitários norte-americanos, identificando possíveis diferenças de uso pela interferência da cultura. MÉTODOS: Para comparar o uso de drogas na vida entre as populações de interesse, foram utilizados os dados públicos de levantamentos estatísticos brasileiros realizados com universitários e a população geral, assim como levantamento estatístico norte-americano, por meio da comparação de intervalos de confiança (IC 95%). RESULTADOS: O uso de drogas na vida é mais frequente entre os estudantes norte-americanos, que relatam usar mais tabaco, tranquilizantes, maconha, ecstasy, alucinógenos, cocaína, crack e heroína que os universitários brasileiros. Em contrapartida, os universitários brasileiros relatam usar quase duas vezes mais inalantes do que os universitários norte-americanos. Esse padrão se repete ao se analisarem as diferenças intragênero. A isso se soma que os universitários brasileiros parecem envolver-se com mais frequência no uso de bebidas alcoólicas, maconha, tranquilizantes, inalantes, alucinógenos e anfetamínicos que seus pares da população geral brasileira. CONCLUSÕES: Conhecer as particularidades do uso de drogas entre os universitários é de suma importância para a detecção precoce desse consumo. Investimentos nesse segmento e diferenças de sexo devem ser contempladas nas políticas preventivas, assim como na elaboração de estratégias para a redução e o controle desse consumo, como programas de triagem e intervenção breve, uma vez que possuem a melhor relação custo-benefício.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                cuid
                Revista Cuidarte
                Rev Cuid
                Programa de Enfermería, Facultad de Ciencias de la Salud, Universidad de Santander UDES (Bucaramanga, Santander, Colombia )
                2216-0973
                2346-3414
                August 2019
                : 10
                : 2
                : e641
                Affiliations
                [2] Assis São Paulo orgnameFundação Educacional do Município de Assis Brasil ronaldopereirajunior@ 123456hotmail.com
                [1] Assis São Paulo orgnameFundação Educacional do Município de Assis Brasil daniel.augustoo@ 123456live.com
                [4] Assis São Paulo orgnameFundação Educacional do Município de Assis Brasil josiane.jv11@ 123456gmail.com
                [3] Assis São Paulo orgnameFundação Educacional do Município de Assis Brasil carlos.fabiano93@ 123456gmail.com
                Article
                S2216-09732019000200204 S2216-0973(19)01000200204
                10.15649/cuidarte.v10i2.641
                78888da6-d6d0-4409-a804-7b199c9980f2

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 26 April 2019
                : 25 October 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 34, Pages: 0
                Product

                SciELO Colombia

                Categories
                Artigo de Investigação

                Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias,Students,Drug-Seeking Behavior,Substance-Related Disorders,Estudiantes,Comportamiento de Búsqueda de Drogas,Trastornos Relacionados con Sustancias,Estudantes,Comportamento de Procura de Droga

                Comments

                Comment on this article