26
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Influência da consorciação com Brachiaria ruziziensis e do nitrogênio residual na cultura do milho Translated title: Intercropping with Brachiaria ruziziensis influence and residual nitrogen in corn crop

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A viabilidade e a implantação do sistema de semeadura direta na região do Cerrado brasileiro têm tido limitações pela dificuldade de obtenção e manutenção de palhada adequada sobre o solo. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar a influência do nitrogênio residual, aplicado no feijoeiro, no número de folhas fotossinteticamente ativas, nas características agronômicas e na proteína bruta em grãos de milho, consorciado ou não. Pode-se concluir que não houve efeito das doses residuais de aplicação de nitrogênio, aplicado no feijoeiro cultivado anteriormente, sobre o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo do milho e que no consórcio do milho com a Brachiaria ruziziensis, houve aumento na velocidade de senescência foliar e reduziu teor de proteína bruta em grãos, densidade populacional final, número de espigas por área, nitrogênio total foliar, diâmetro de ráquis, número de grãos por fileira e massa de 100 grãos, sem afetar a produtividade.

          Translated abstract

          The no tillage feasibility and implementation in the Brasilian Cerrado region has been limited by the difficulty of obtaining and maintaining adequate mulching on the soil. In this context, the objective was to evaluate the influence of residual nitrogen, applied to common beans, in the leaves number active photosynthetically, the agronomic characteristics and crude protein in corn grains, intercropped or not. We can be concluded there was no residual effect of nitrogen rates application, applied previously in common bean, on the vegetative and reproductive development in corn and corn intercropped with Brachiaria ruziziensis, there was increase in the leaf senescence and reduced crude protein in grains, final population density, spikes number per area, total leaf nitrogen, rachis diameter, kernels number per row and 100 grains weight, without to affect yield.

          Related collections

          Most cited references19

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Plantas de cobertura de solo como fonte de nitrogênio ao milho

          Durante o período de 1990/94, foi realizado um trabalho na área experimental do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria (RS), num Argissolo Vermelho distrófico arênico, para avaliar o potencial de algumas plantas de cobertura de solo no fornecimento de N ao milho no sistema plantio direto. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições. Nas parcelas principais, foram utilizadas, em cada inverno, as leguminosas ervilhaca comum (Vicia sativa L.), ervilha forrageira (Pisum sativum var. arvense (L.) Poir), chícharo (Lathyrus sativus L.) e tremoço azul (Lupinus angustifolius L.), a gramínea aveia preta (Avena strigosa Schieb.), além de um tratamento com pousio invernal (plantas invasoras). Nas subparcelas, foram aplicadas as doses de 0, 80 e 160 kg ha-1 de N no milho, na forma de uréia. Na média dos quatro anos, as duas espécies que produziram maior quantidade de matéria seca pela parte aérea foram o tremoço azul (5.228 kg ha-1) e a aveia preta (4.417 kg ha-1), seguidas do chícharo (3.047 kg ha-1), ervilha forrageira (2.754 kg ha-1), ervilhaca comum (2.527 kg ha-1) e plantas invasoras do pousio invernal (1.197 kg ha-1). Dentre as leguminosas, a espécie tremoço azul acumulou a maior quantidade de N na parte aérea (113,7 kg ha-1 de N). Os tratamentos que adicionaram menor quantidade de N ao solo pela fitomassa foram a aveia preta (41,7 kg ha-1 de N) e o pousio invernal (20,5 kg ha-1 de N). Aproximadamente, 60% do N acumulado na parte aérea das leguminosas foi liberado durante os primeiros 30 dias após o seu manejo. Na ausência de adubação nitrogenada, o rendimento de grãos de milho foi maior após as leguminosas do que após a aveia e o pousio invernal. As leguminosas diferiram entre si quanto ao potencial de fornecimento de N ao milho. Os maiores valores de equivalência em N mineral (EqN) foram obtidos com a ervilhaca (137 kg ha-1 de N) e com o tremoço (122 kg ha-1 de N), evidenciando a possibilidade de redução das quantidades de N mineral por aplicar no milho quando ele for cultivado em sucessão a estas duas leguminosas.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Nutrição de plantas

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Produtividade de milho, espaçamento e modalidade de consorciação com Brachiaria brizantha em sistema plantio direto

              O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência, sobre a produtividade de grãos, da modalidade de consorciação da Brachiaria brizantha cultivar Marandu com a cultura do milho, em dois espaçamentos de semeadura, em sistema plantio direto. O experimento foi instalado em campo, em 2002/2003 e 2003/2004, na Fazenda Experimental Lageado (Unesp), Botucatu, SP. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial simples 2x4, com quatro repetições. Os tratamentos foram dois espaçamentos entre linhas de milho (0,45 e 0,90 m) e quatro modalidades de cultivo: milho solteiro; milho com braquiária na linha de semeadura; milho com braquiária na entrelinha; e milho com braquiária simultaneamente na linha e na entrelinha. A modalidade de consórcio e o espaçamento utilizado não comprometem a absorção de nitrogênio, nem pelo milho nem pela forrageira. A produtividade de grãos de milho, no espaçamento de 0,45 m, é menor com o consórcio da braquiária na linha e entrelinha simultaneamente. Conforme o ano agrícola, a produtividade de grãos é maior no espaçamento reduzido, quando consorciado com braquiária, independentemente da modalidade.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rca
                Revista de Ciências Agrárias
                Rev. de Ciências Agrárias
                Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (Lisboa )
                0871-018X
                June 2012
                : 35
                : 1
                : 184-192
                Affiliations
                [1 ] Universidade Estadual Paulista Brazil
                Article
                S0871-018X2012000100018
                78c6fa1c-ed2a-42ee-aa5f-c694af7295d7

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Portugal

                Self URI (journal page): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0871-018X&lng=en
                Categories
                AGRICULTURE, MULTIDISCIPLINARY

                General agriculture
                Brachiaria ruziziensis,no tillage system,Phaseolus vulgaris,Zea mays,sistema de semeadura direta

                Comments

                Comment on this article