12
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Enquadramento da temática da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho em Jornal de grande circulação do estado do Paraná de 1991 a 2006 Translated title: Framing of the theme of the inclusion of people with disabilities at work by a wide-circulation newspaper in Parana state since 1991 until 2006

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Introdução A inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no trabalho é um processo longo, sendo resultado de movimentos sociais iniciados nos anos de 1980, cujo marco regulatório foi a Lei n. 8.213/91. Objetivo Analisar o enquadramento do fenômeno da inclusão de PCDs no trabalho nos 25 anos subsequentes à promulgação da lei, na principal mídia impressa (jornal) do estado do Paraná. Método Pesquisa documental foi realizada com textos publicados no jornal, de 1991 a 2016. Os textos foram lidos por dois pesquisadores, sendo excluídos aqueles cujo conteúdo se tratava de informes e ofertas de emprego. Para caracterizar o enquadramento do jornal, foi realizada análise de conteúdo discursivo dos textos, organizada por temas. Resultados Foram encontrados 98 textos que atendiam aos critérios de inclusão, sendo nove em 1999, ano de maior número de publicações. A análise do conteúdo discursivo mostra que o jornal enquadra a questão da inclusão mais como problema para as empresas, adotando discurso que aponta a falta de qualificação das pessoas como maior barreira à inclusão. Conclusão O jornal não trata a inclusão como um direito social, ou seja, enquanto objeto de política pública que visaria a favorecer o alcance dos plenos direitos pelas PCDs.

          Translated abstract

          Abstract Introduction The inclusion of people with disabilities (PWDs) in a job is a long process, resulting from social movements initiated in the eighties, whose regulatory framework was the enactment of the Law 8213/91. Objective To analyze the framing of the phenomenon of inclusion of people with disabilities in the workplace in the twenty-five years following the enactment of the law, in the main press media of the state of Paraná. Method Documentary research was conducted based on news related to the inclusion of people with disabilities in the workplace, published in the newspaper from 1991 to 2016. The texts were read by two researchers, being excluded those whose content was about reports and job offers. To characterize the framing of the newspaper, an analysis of the discursive content of the texts was carried out, organized by themes. Results Ninety-eight journalistic texts were found in the newspaper that met the inclusion criteria, being nine in 1999, the year with the highest number of publications. The analysis of the discursive content shows that the newspaper framed the issue of inclusion more as a problem for companies, adopting a discourse that points to the lack of qualification of people as a major barrier to inclusion. Conclusion The newspaper considers inclusion neither as a social right nor as a public policy that would aim to favor the achievement of full rights by people with disabilities.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Deficiência como restrição de participação social: desafios para avaliação a partir da Lei Brasileira de Inclusão

          Resumo O artigo discute os principais avanços e desafios em avaliar a deficiência como restrição de participação social. Essa nova compreensão é oriunda da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF da OMS de 2001, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU de 2006 e, mais recentemente, da Lei Brasileira de Inclusão – LBI, de 2015, conhecida também como Estatuto da Pessoa com Deficiência. A mudança de compreensão sobre a deficiência de uma perspectiva meramente biomédica, para uma compreensão como desigualdade social reforça a ideia da deficiência não como atributo individual, mas como resultado de uma sociedade despreparada para a diversidade humana. A partir de uma análise documental do marco legislativo sobre as políticas para as pessoas com deficiência, sobretudo, da LBI e das avaliações da deficiência que já utilizam a CIF no país, o argumento defendido é o de que classificar e valorar a deficiência nessa perspectiva é desafiante para profissionais avaliadores e para as políticas públicas brasileiras. Principalmente, devido aos desafios para apreciar as barreiras e os fatores ambientais que impedem a plena participação das pessoas com deficiência na sociedade.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Portadores de deficiência: a questão da inclusão social

            A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular. Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias. Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade brasileira no próximo milênio.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Belo Horizonte, Brasil: cenário e perspectiva

              ResumoMesmo após a publicação da Lei 8213, em 1991, que institui cotas para contratação de pessoas com deficiência, a inclusão delas no trabalho ainda é um desafio para a sociedade brasileira. Para tentar entender as principais barreiras que impedem este processo foi realizada uma pesquisa qualitativa no município de Belo Horizonte. Este estudo contou com entrevistas com atores importantes no processo de inclusão; e grupos focais com pessoas com deficiência e seus familiares. As principais barreiras encontradas foram: preconceito e discriminação; a relação familiar; o Benefício da Prestação Continuada; a baixa qualificação das pessoas com deficiência; a falta de acessibilidade; e o despreparo das empresas. Conclui-se que a elaboração de leis não é suficiente para a inclusão no mercado de trabalho e que os governos devem implementar políticas públicas que auxiliem este processo.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                cadbto
                Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
                Cad. Bras. Ter. Ocup.
                Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional (São Carlos, SP, Brazil )
                2526-8910
                June 2020
                : 28
                : 2
                : 452-466
                Affiliations
                [01] Curitiba Paraná orgnameUniversidade Federal do Paraná Brazil
                [02] Curitiba PR orgnameFundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho do Paraná Brasil
                Article
                S2526-89102020000200452 S2526-8910(20)02800200452
                10.4322/2526-8910.ctoao1988
                79da512b-3ea8-41f0-a9c0-d63344b5bdcf

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 26 November 2019
                : 19 July 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 31, Pages: 15
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos Originais

                Inclusão,Emprego,Video-audio Media,Disabled Persons,Inclusion,Employment,Mídia Audiovisual,Pessoas com Deficiência

                Comments

                Comment on this article