16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Densidade de plantio, crescimento, produtividade e qualidade das frutas de morangueiro "Camino Real" em hidroponia Translated title: Plant density, growth, yield and fruit quality of strawberry 'Camino Real' in hydroponics

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Com o objetivo de determinar o efeito da densidade de plantio sobre o crescimento da planta, a produtividade e características químicas relacionadas à qualidade organoléptica das frutas da cultivar de morangueiro Camino Real em sistema hidropônico do tipo NFT, diferentes densidades de plantio foram avaliadas: 15,0; 12,5; 10,7 e 9,3 plantas m-2, correspondentes ao espaçamento entre plantas de 0,25; 0,30; 0,35 e 0,40 m, sendo fixado o espaçamento entre linhas de 0,18 m. O sistema NFT foi constituído por bancadas de telhas de fibrocimento de 1,10 x 2,44 m, considerando-se cada ondulação côncava da telha como um canal de cultivo. O transplante foi realizado em 26-04-2010, encerrando-se o experimento em 05-01-2011. Avaliaram-se a matéria fresca e seca de folhas, coroa, raízes e frutas, a área foliar, o número de frutas e o peso médio das frutas. Amostras das frutas foram analisadas em relação ao teor de sólidos solúveis totais (SST) e à acidez total titulável (ATT). Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o crescimento e a produtividade individual das plantas da cultivar de morangueiro Camino Real não são afetados pela elevação da densidade de plantio, no intervalo entre 9,3 e 15,0 plantas m-2. O crescimento e a produtividade por unidade de área, bem como a concentração de sólidos solúveis totais e a relação SST/ATT apresentam resposta linear ao incremento da densidade de plantio. Sugere-se a adoção da densidade de 12,5 plantas m-2, que proporcionaria rendimento mais elevado (2,79 kg m-2) de frutas com adequadas características organolépticas e redução no número de mudas necessárias, em relação à densidade de 15,0 plantas m-2. Existe a necessidade de desenvolver estudos adicionais com a cultivar Camino Real, a fim de promover adaptações no sistema e verificar a viabilidade econômica de seu cultivo em hidroponia.

          Translated abstract

          Aiming to determine the effect of plant density on plant growth, yield and chemical characteristics related to the organoleptic quality of Camino Real strawberry fruits in NFT hydroponic system, different plant densities were evaluated: 15.0, 12.5, 10.7 and 9.3 plants m-2, corresponding to the plant space of 0.25, 0.30, 0.35 and 0.40 m and a fixed row space of 0.18m. The NFT system consisted of cultivation benches made of 1.10 x 2.44 m cement tile. Each cement tile gutter was considering a growing trough. Setting was on 04/26/2010 and the trial finished data was on 01/05/2011. Fresh and dry matter of leaves, crown, roots and fruit, leaf area, fruit number and medium fruit weigh were evaluated. Fruit samples were analyzed for total soluble solids content (TSS) and titratable total acidity (TTA). Based on the results, it can be concluded that growth and yield of individual plants of strawberry cultivar Camino Real are not affect by increasing plant density in the range from 9.3 to 15.0 plants m-2. Growth and yield per square meter, as well as total soluble solids content and TSS/TTA ratio of fruits present linear response to the increasing plant density. We suggest the adoption of 12.5 plants m-2, which provides higher fruit yield (2.79kg m-2) with appropriate organoleptic characteristics and reduction in the number of plants required in relation to 15.0 plants m-2 plant density. It is necessary to carry additional studies on cultivar Camino Real in order to promote changes in the system and check the economic feasibility of its cultivation in hydroponics.

          Related collections

          Most cited references10

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Crescimento e produtividade de cultivares de morangueiro de "dia neutro" em diferentes densidades de plantio em sistema de cultivo orgânico

          Realizou-se um experimento com o objetivo de avaliar o efeito da densidade de plantio sobre o crescimento e a produtividade de duas cultivares de morangueiro de "dia neutro" em sistema de cultivo orgânico. O experimento foi realizado em Pelotas (RS). Os tratamentos constaram da combinação de dois fatores experimentais: densidade de plantio (3,51; 5,26 e 7,02 plantas m-2 correspondentes a linhas duplas, triplas e quádruplas, respectivamente) e cultivar (Diamante e Aromas). O delineamento experimental adotado foi o de blocos completos casualizados com quatro repetições. No fim do período experimental, foram determinadas a produção e a partição de biomassa dos órgãos aéreos das plantas, a produtividade e os principais índices de crescimento. O cultivo do morangueiro na densidade de 5,26 plantas m-2 (em linhas triplas) proporciona adequada produção e partição de biomassa das plantas e produtividade de frutos de 30,4 Mg ha-1, valor superior a densidade de 3,51 plantas m-2 (linhas duplas) e semelhante ao da densidade de 7,02 plantas m-2 (linhas quádruplas). Assim, a adoção de linhas triplas de cultivo pode ser empregada para favorecer o crescimento das plantas e a produtividade da cultura em sistema orgânico de produção. As cultivares Diamante e Aromas proporcionaram padrões semelhantes de crescimento e de produtividade.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA MATÉRIA SECA DO PEPINO PARA CONSERVA EM DIFERENTES POPULAÇÕES DE PLANTAS

            O trabalho teve como objetivo determinar o efeito da população de plantas na acumulação e distribuição da matéria seca entre as partes vegetativas e os frutos de plantas de pepino tipo conserva. Os experimentos foram realizados em uma estufa de polietileno, em populações de plantio de 2,00; 2,50; 3,33 e 5,00 plantas m-2 na primavera de 1999 e de 4,00; 5,00; 6,66 e 10,00 plantas m-2 no verão-outono de 2000. As plantas foram dispostas em fileiras distanciadas de um metro e tutoradas com fitas plásticas verticais. Determinou-se a evolução semanal da acumulação de matéria seca do caule, folhas e frutos. Os frutos foram colhidos diariamente e a matéria seca diária foi somada para obter o valor semanal acumulado. No primeiro experimento, houve resposta positiva da maior população tanto sobre a produção de matéria seca vegetativa como de frutos. A fração média da matéria seca total alocada para os frutos foi de 49,5%, independente da população de plantas. No segundo experimento, houve efeito significativo da maior população apenas sobre a acumulação de matéria seca do caule e a fração alocada para os frutos decresceu com o aumento da população. No primeiro experimento, o rendimento acumulado de frutos respondeu linearmente ao aumento da população de plantas. No segundo experimento, essa resposta não foi observada. Concluiu-se que não é possível recomendar uma única população de plantas a ser empregada ao longo do ano para o cultivo do pepino para conserva.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Produção de morangueiro da cv. Camino Real em sistema de túnel

              O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção da cultivar de morangueiro Camino Real, recentemente introduzida da Califórnia, comparando-a com a das cultivares Aromas e Camarosa, nas condições climáticas do Rio Grande do Sul. O experimento foi realizado em Pelotas, utilizando-se do sistema de produção sob túnel e mudas importadas do Chile. A irrigação foi feita por gotejamento, e a adubação, fornecida via água de irrigação. Em maio de 2006, foi feito o transplantio das mudas no espaçamento de 35 cm entre linhas e entre plantas. Semanalmente, de agosto a dezembro, foram analisadas as variáveis massa fresca e número médio de frutos produzidos. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com parcelas subdivididas no tempo, com quatro repetições. As unidades experimentais foram constituídas por 21 plantas. Verificou-se que a produção da cultivar Camino Real (1.121,2 g de frutos comerciais por planta por ano) é semelhante à da 'Aromas' (1.043,3 g) e à da 'Camarosa' (1.038,3 g). Os frutos da 'Camino Real' são maiores e de maior massa (24,6 g) em relação aos da 'Camarosa' (19,5 g) e da 'Aromas' (17,9 g), sendo, no entanto, produzidos em menor número. A máxima massa fresca obtida da cv. Camino Real é de 30,7 g, na 12ª semana de colheita.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbf
                Revista Brasileira de Fruticultura
                Rev. Bras. Frutic.
                Sociedade Brasileira de Fruticultura (Jaboticabal, SP, Brazil )
                0100-2945
                1806-9967
                September 2012
                : 34
                : 3
                : 792-798
                Affiliations
                [01] Pelotas RS orgnameUniversidade Federal de Pelotas orgdiv1Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar isaportellahotmail.com;silvana.rodriguesb@ 123456gmail.com
                [02] Pelotas RS orgnameUniversidade Federal de Pelotas fernandacarini@ 123456hotmail.com
                Article
                S0100-29452012000300019 S0100-2945(12)03400319
                10.1590/S0100-29452012000300019
                7c2ad77a-b54a-49bd-a62b-7cd95b392bc0

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 10 August 2012
                : 10 October 2011
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 14, Pages: 7
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Fitotecnia

                NFT system,titratable acidity,total solids soluble content,dry mater production and partitioning,Fragaria x ananassa Duch.,sistema NFT,acidez titulável,sólidos solúveis totais,produção e partição de matéria seca

                Comments

                Comment on this article