3
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: not found

      Political Ecology in Latin America: the Social Re-Appropriation of Nature, the Reinvention of Territories and the Construction of an Environmental Rationality

      ,
      Desenvolvimento e Meio Ambiente
      Universidade Federal do Parana

      Read this article at

      ScienceOpenPublisher
      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A ecologia política é o campo disciplinar e político do encontro de diferentes racionalidades na apropriação social da natureza e na construção de um futuro sustentável. Este propósito histórico demanda a desconstrução das teorias e práticas edificadas sobre os fundamentos da racionalidade científica, econômica, tecnológica e política da modernidade, inscritas nas instituições nacionais e internacionais do mundo globalizado e arraigadas nos mundos de vida das pessoas, para construir novas relações socioambientais. A ecologia política não só opera esta desconstrução na teoria, mas também por meio das práticas de emancipação dos povos nas suas lutas pela reinvenção de suas identidades e pela reapropriação de seus territórios bioculturais. A racionalidade ambiental desconstrói a racionalidade econômica dominante por meio da construção de um paradigma eco-tecnológico-cultural de produção fundado no princípio da produtividade neguentrópica. As condições de vida das diferentes culturas, registradas nos imaginários e práticas dos povos, reemergem hoje na ressignificação e na reafirmação de suas identidades culturais, em suas lutas pela reapropriação da natureza e pela reterritorialização de seus mundos de vida.

          Related collections

          Author and article information

          Journal
          Desenvolvimento e Meio Ambiente
          Desenv Meio Amb
          Universidade Federal do Parana
          2176-9109
          1518-952X
          December 31 2015
          December 24 2015
          : 35
          Article
          10.5380/dma.v35i0.43543
          7db4bfd8-dd8f-46fc-803e-dfc26568b419
          © 2015
          History

          Comments

          Comment on this article