35
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    1
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Avaliação da gestão municipal para as ações da atenção à saúde do idoso Translated title: Evaluation of municipal administration of healthcare actions for the elderly Translated title: Evaluación de la gestión municipal en las acciones de la atención a la salud del anciano

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: O processo de envelhecimento fragiliza o indivíduo e compromete sua independência e autonomia. A atenção à saúde do idoso deve garantir a recuperação da saúde e a manutenção da autonomia conforme assegurado no Estatuto do Idoso e nas políticas que orientam o Sistema Único de Saúde. O objetivo foi avaliar a capacidade da gestão municipal em prover a atenção à saúde do idoso por meio de um estudo de casos múltiplos. A avaliação foi orientada por um modelo avaliativo validado entre especialistas de gestão e avaliação, com 16 indicadores que analisam aspectos político-organizacionais e técnico-operacionais. A atenção ao idoso foi considerada regular em todos os cinco casos analisados. As ações de promoção e prevenção foram identificadas como as melhores práticas, e o maior desafio foi nos processos de articulação intra e intersetorial necessários para a atenção à saúde do idoso.

          Translated abstract

          Abstract: Aging individuals can experience frailty and loss of independence and autonomy. Healthcare for the elderly should help them recover their health and maintain their autonomy, in keeping with the Brazilian Statute of the Elderly and underlying policies in the Brazilian Unified National Health System. Based on a multiple case study, the objective was to assess the capacity of municipal administration to provide healthcare for the elderly. The assessment was oriented by an evaluative model validated by experts in administration and evaluation, with 16 indicators analyzing political, organizational, technical, and operational factors. Care f or the elderly was rated fair in all five cases. Health promotion and prevention actions were identified as best practices, and the main challenge was in the intra and inter-sector linkages needed for healthcare for the elderly.

          Translated abstract

          Resumen: El proceso de envejecimiento fragiliza al individuo y compromete su independencia y autonomía. La atención a la salud del anciano debe garantizar la recuperación de la salud y el mantenimiento de su autonomía, conforme figura señalado en el Estatuto del Anciano del Brasil y en las políticas que orientan el Sistema Único de Salud. El objetivo fue evaluar la capacidad de la gestión municipal en proveer atención a la salud del anciano mediante un estudio de casos múltiples. La evaluación se realizó mediante un modelo evaluativo, validado entre especialistas de gestión y evaluación, con dieciséis indicadores que analizan aspectos político-organizativos y técnico-operacionales. La atención al anciano fue considerada regular en cada uno de los cinco casos analizados. Las acciones de promoción y prevención fueron identificadas como las mejores prácticas, y el mayor desafío tuvo lugar en los procesos de coordinación intra- e intersectorial necesarios para la atención a la salud del anciano.

          Related collections

          Most cited references22

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          As redes de atenção à saúde

          As transições demográfica e epidemiológica significam um incremento relativo das condições crônicas. Tem sido assim, no Brasil, que apresenta uma situação de saúde de tripla carga de doenças, manifestada na convivência de doenças infecciosas, parasitárias e problemas de saúde reprodutiva, causas externas e doenças crônicas. Há uma crise dos sistemas de saúde contemporâneos que se explica pela incoerência entre uma situação de saúde com predomínio relativo forte de condições crônicas e uma resposta social através de sistemas fragmentados e voltados, principalmente, para as condições agudas e as agudizações das condições crônicas. Essa crise se manifesta em nosso país, tanto no setor público quanto no setor privado. A solução para essa crise está em recompor a coerência entre a situação de tripla carga de doenças com uma resposta social estruturada em sistemas integrados de saúde: as redes de atenção à saúde. Conclui-se que há evidências na literatura internacional de que as redes de atenção à saúde podem melhorar a qualidade dos serviços, os resultados sanitários e a satisfação dos usuários e reduzir os custos dos sistemas de atenção à saúde.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Acesso e uso de serviços de saúde em idosos residentes em áreas rurais, Brasil, 1998 e 2003

            Analisou-se o acesso aos serviços de saúde e sua utilização por idosos residentes em áreas rurais no Brasil em 2003, comparando os padrões observados com idosos residentes em área urbana e com o padrão existente em 1998, a partir dos dados dos suplementos sobre Acesso e Utilização de Serviços de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Observou-se que as barreiras de acesso eram maiores na área rural em comparação à urbana. A utilização de serviços de saúde era menor do que nos idosos urbanos, mesmo para aqueles que referiram problema de saúde. Não se observou diferença nas taxas de internação entre idosos rurais e urbanos. A análise do tipo de serviço utilizado mostrou que há acesso limitado a serviços de complexidade intermediária. Os resultados sugerem que os mais idosos apresentam barreiras de acesso ainda maiores. O diferencial de gênero na utilização favorável à mulher foi mais marcado nos idosos rurais. Barreiras financeiras também são mais marcadas. Houve indicativo de alguma melhora no desempenho dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Recomendou-se ampliação da oferta e adaptação dos serviços às especificidades territoriais, culturais e sociais dos idosos rurais.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Novas competências profissionais em saúde e o envelhecimento populacional brasileiro: integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade

              Este trabalho discute as características da formação médica frente ao processo de envelhecimento e as especificidades da atenção à saúde do idoso, de forma a sistematizar as competências necessárias para profissionais de saúde. A premissa é que existe uma distância marcante entre, por um lado, conteúdos necessários à boa prática geriátrica e diretrizes das políticas de saúde e educação e, por outro lado, o currículo atual da graduação e da pós-graduação. A transição epidemiológica e demográfica coloca a Geriatria e Gerontologia como uma especialidade com mercado em expansão, tanto no setor público como privado, implicando a discussão da normatização da formação e distribuição de RH na saúde. Porém, a pouca valorização da presença de seus conteúdos nos currículos não reflete apenas uma questão pedagógica. Ao que tudo indica, apesar da legislação existente, ainda não está clara a importância destes conteúdos para a sociedade. A inclusão do processo de envelhecimento como curso de vida e em todos os seus aspectos nos currículos de graduação é uma prioridade. É também necessário ampliar a discussão sobre o papel da pós-graduação, da educação permanente e da educação continuada a fim de fazer frente ao desafio de envelhecer com qualidade.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                csp
                Cadernos de Saúde Pública
                Cad. Saúde Pública
                Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0102-311X
                1678-4464
                2017
                : 33
                : 4 suppl 1
                : e00208815
                Affiliations
                [2] Florianópolis Santa Catarina orgnameUniversidade do Sul de Santa Catarina Brazil
                [1] Florianópolis Santa Catarina orgnameUniversidade Federal de Santa Catarina Brazil
                Article
                S0102-311X2017000405004 S0102-311X(17)03300405004
                10.1590/0102-311x00208815
                28538797
                7f2c7658-3e87-400d-b041-3cd0169ce9aa

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 13 June 2016
                : 17 December 2015
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 34, Pages: 0
                Product

                SciELO Public Health

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)

                Aged,Health Care Quality Assurance,Health Care (Public Health),Idoso,Atenção à Saúde,Anciano,Atención a la Salud,Garantía de la Calidad de Atención de Salud,Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde

                Comments

                Comment on this article