1
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Quando a gestão impede a segurança: alternativa em favor de sistemas resilientes Translated title: Cuando la gestión frena la seguridad: una alternativa en apoyo a sistemas resilientes Translated title: When management hinders security: an alternative in support of resilient systems

      book-review

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Related collections

          Most cited references4

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Safety I - and Safety-II: The Past and Future of Safety Management

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Autogestão, economia solidária e organização coletivista de produção associada: em direção ao rigor conceitual

            Resumo O rigor conceitual é um elemento fundamental na atividade científica. O conceito é uma representação abstrata da realidade, permitindo, pelo seu rigor, a identificação de fenômenos iguais ou semelhantes, tanto quanto a distinção entre fenômenos similares ou diferentes. Este ensaio pretende, ao tomar por base o conceito já estabelecido de autogestão, especialmente em sua dimensão social, distingui-lo de experiências de gestão que contêm características autogestionárias, abrigando-as sob o conceito de organizações coletivistas de produção associada (OCPA). Em outras palavras, sob o capitalismo, os empreendimentos chamados de autogestionários não constituem uma autogestão, mas OCPA, as quais têm características autogestionárias e apresentam-se enquanto formas de resistência ou modelos alternativos aos do sistema de capital. A autogestão social ou as OCPA não são uma nova economia nem uma economia solidária. A autogestão tem uma dimensão social e somente pode existir uma autogestão nas unidades produtivas quando o sistema social for autogestionário. Essas organizações com características autogestionárias correspondem à forma de gestão coletivista de trabalho. Sob o capitalismo, algumas organizações podem ter características predominantemente autogestionárias. Estas são conceituadas aqui como OCPA, que, por estarem inseridas na lógica do capital, atuam como unidades no sistema de capital.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Two cheers for anarchism

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                cebape
                Cadernos EBAPE.BR
                Cad. EBAPE.BR
                Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1679-3951
                2024
                : 22
                : 5
                : e2023-0059
                Affiliations
                [1] Goiás Goiás orgnameUniversidade Federal de Goiás Brazil
                Author information
                https://orcid.org/0000-0003-1248-6418
                Article
                S1679-39512024000500701 S1679-3951(24)02200500701
                10.1590/1679-395120230059
                820389e2-7fa3-4b73-9dc0-5d8e482fc270

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 15 March 2023
                : 01 September 2023
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 4, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Resenha Bibligráfica

                Standardization.,Workplace accidents,Bureaucracy,Normatización.,Accidentes de trabajo,Burocracia,Normatizações.,Acidente de trabalho

                Comments

                Comment on this article