19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Instrumento projetivo para implantação da atenção farmacêutica aos portadores de transtornos psicossociais; atendidos pelo centro de atenção psicossocial Translated title: Projective instrument for the deployment of pharmaceutical care to patients with psychosocial disorders attended by the psychosocial care center Translated title: Instrumento proyectivo para el despliegue de la atención farmacéutica a pacientes con trastornos psicosociales atendidos por el centro de atención psicosocial

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este instrumento objetiva divulgar conhecimentos sobre a atenção ao portador de transtornos psiquiátricos. Trata-se, aqui, de aspectos epidemiológicos, farmacológicos e problemas de saúde abordados pela atenção farmacêutica. Foram elaborados dois questionários para avaliar esses parâmetros em 240 pacientes. Os questionários subsidiaram a coleta dos dados e mostraram que a faixa etária e o sexo predominantes são: maiores de quarenta anos e o feminino. A maioria dos pacientes é responsável pela administração dos fármacos. Os principais vícios são tabagismo e etilismo. A principal reação adversa é a visão turva. A literatura enfatiza que a doença diagnosticada e tratada precocemente evita prejuízos sociais e pessoais. Frente ao apresentado, sugere-se a implantação da atenção farmacêutica, revendo conceitos, formas de abordagens e tratamentos das doenças psiquiátricas.

          Translated abstract

          This instrument aims to disseminate knowledge about care delivery to patients with psychiatric disorders. It refers to epidemiological, pharmaceutical aspects and health problems addressed by pharmaceutical care. Two questionnaires were developed to assess these parameters in 240 patients. The questionnaires supported data collection and showed that the most prevalent age group and gender are: older than forty years and female. Most patients are responsible for the administration of drugs. The main vices are smoking and alcoholism. The primary adverse reaction is blurred vision. The literature emphasizes that the diagnosis of the disease and early treatment avoid negative social and personal consequences. In view of the above, the deployment of pharmaceutical care is suggested, reviewing concepts, approaches and ways of approaching and treating psychiatric disorders.

          Translated abstract

          La finalidad de este instrumento es divulgar conocimientos sobre la atención al portador de trastornos psiquiátricos. Se trata de aspectos epidemiológicos, farmacéuticos y problemas de salud tratados por la atención farmacéutica. Fueron elaborados dos cuestionarios para evaluar esos parámetros en 240 pacientes. Los cuestionarios ayudaron en la recolecta de datos y mostraron que el grupo de edad y el sexo más prevalentes son: mayores que cuarenta años y el femenino. La mayoría de los pacientes es responsable por la administración de los medicamentos. Los principales vicios son el tabaquismo y el alcoholismo. La principal reacción adversa es la visión borrosa. La literatura enfatiza que la enfermedad diagnosticada y tratada temprano evita perjuicios sociales y personales. Ante eso, se sugiere el despliegue de la atención farmacéutica, con la revisión de conceptos, enfoques, formas de aproximación y tratamiento de los trastornos psiquiátricos.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Aplicação da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100)

          INTRODUÇÃO: O Grupo de Qualidade de Vida da OMS desenvolveu um instrumento de avaliação de Qualidade de Vida, o WHOQOL-100 que está traduzido para 20 idiomas (WHOQOL GROUP, 1998). A aplicação do instrumento na versão em português é o objetivo do trabalho. MÉTODOS: Foram aplicados em 250 pacientes provenientes de quatro grandes áreas médicas (psiquiatria, clínica, cirurgia e ginecologia) de um hospital de clínicas de Porto Alegre, RS, e em 50 voluntários-controles o Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida da OMS (WHOQOL-100), o Inventário de Beck para a depressão (BDI) e a Escala de Desesperança de Beck (BHS). RESULTADOS E CONCLUSÕES:O Instrumento mostrou bom desempenho psicométrico com características satisfatórias de consistência interna, validade discriminante, validade de critério, validade concorrente e fidedignidade teste-reteste. Concluiu-se que o instrumento está em condições de ser usado no Brasil, sendo importante avaliar seu desempenho em outras regiões e em diferentes amostras de indivíduos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Obstáculos da atenção farmacêutica no Brasil

            A Atenção Farmacêutica, entendida como um modelo de prática profissional desenvolvida no contexto da assistência farmacêutica, de acordo com a proposta de Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica, possui por finalidade aumentar a efetividade do tratamento medicamentoso, concomitante à detecção de problemas relacionados a medicamentos (PRMs). Compõe uma prática que vem sendo gradualmente aplicada em número crescente de farmácias comunitárias em diversas regiões, porém ainda como projetos individuais, enfrentando diversas dificuldades na sua incorporação, em parte devido ao desconhecimento e despreparo dos profissionais, bem como por certa rejeição por parte de proprietários de farmácias. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa com característica participativa, por meio de entrevista com questões abertas a farmacêuticos e proprietários de farmácia no Município de Curitiba, na qual houve interação das idéias, com o propósito de estabelecer permuta de informações sobre o referido conhecimento. Os resultados obtidos confirmam que a implantação da Atenção Farmacêutica enfrenta obstáculos que incluem o vínculo empregatício do profissional farmacêutico e a rejeição do programa por gerentes e proprietários das farmácias, além da insegurança e desmotivação por parte dos farmacêuticos, decorrente de elevada carga labutária e falta de tempo para dedicar-se ao atendimento, além da concorrência dos balconistas em busca de comissões sobre vendas. Constata-se a necessidade de estimular a atuação profissional, principalmente de acadêmicos e egressos profissionais, o que pode representar um primeiro passo ao sucesso da Atenção Farmacêutica e à abertura por parte dos empresários, uma vez que a sociedade começa a reconhecer a importância do atendimento realizado pelo farmacêutico.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Assistência Farmacêutica: Um modelo de organização

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                smad
                SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas
                SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.)
                Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto )
                1806-6976
                August 2008
                : 4
                : 2
                : 00
                Affiliations
                [1 ] Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS
                [2 ] Universidade Federal do Piauí
                Article
                S1806-69762008000200010
                830c7464-8d3f-4358-976b-8b023a920698

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Categories
                PSYCHOLOGY, APPLIED

                Clinical Psychology & Psychiatry
                Pharmacy,Mental health,Mental disorders,Farmacia,Salud mental,Trastornos mentales,Farmácia,Saúde mental,Transtornos mentais

                Comments

                Comment on this article