7
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Ichthyofauna of the Ribeirão Frutal and tributaries, upper Rio Paraná basin, Minas Gerais, Southeastern Brazil Translated title: Ictiofauna do Ribeirão Frutal e afluentes, bacia do alto Rio Paraná, Minas Gerais, Sudeste do Brasil

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Abstract: The Ribeirão Frutal basin is located within the upper Rio Paraná system, in the Frutal municipality, Minas Gerais State, Southeastern Brazil. Until now, there was no complete ichthyological survey published for this small basin. Therefore, here we provided a list of fish species from the Ribeirão Frutal and some of its tributaries. We found 31 species of fishes representing five orders and ten families. We identify a likely undescribed and five non-native species in the Frutal basin. Lastly, we recommend new surveys of fishes in small hydrographic basins within upper Rio Paraná system.

          Translated abstract

          Resumo: A bacia do Ribeirão Frutal está localizada no sistema do alto Rio Paraná, no município de Frutal, Estado de Minas Gerais, Sudeste do Brasil. Até o momento, não existe publicação de um levantamento ictiológico completo para essa bacia. Portanto, aqui fornecemos uma lista das species de peixes do Ribeirão Frutal e alguns de seus tributários. Nós encontramos 31 espécies de peixes representando cinco ordens e 10 famílias. Identificamos uma provável espécie não descrita e cinco não nativas na bacia do Frutal. Por fim, recomendamos novos levantamentos de peixes em pequenas bacias hidrograficas do sistema do alto Rio Paraná.

          Related collections

          Most cited references28

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Diversidade da ictiofauna do Alto Rio Paraná: composição atual e perspectivas futuras

          É apresentada uma síntese sobre os peixes do Alto Paraná, com base em dados de coleções, dados de literatura e novas coletas. Trezentas e dez espécies, de 11 ordens e 38 famílias, são referidas para a drenagem, aumentando significativamente números anteriores. Dentre as espécies da área, 236 (76,1%) são autóctones, 67 (21,6%) alóctones e sete (2,3%) exóticas. As principais causas de ocorrência de espécies não nativas (alóctones e exóticas) foram a dispersão a partir do baixo Paraná, após a construção do Reservatório de Itaipu e o escape de pisciculturas. A maior parte das espécies referidas (65%) tem porte pequeno, sendo menor que 21 cm de comprimento; dentre essas, a maioria ocorre apenas em riachos e cabeceiras. Apesar da ictiofauna do Alto Paraná ser uma das melhor conhecidas e mais estudadas, o número de espécies descritas ou referidas para a área tem crescido exponencialmente, o que indica que a riqueza apresentada está longe de representar a realidade. De fato, várias novas espécies têm sido descritas nos últimos anos e cerca de 50 novas espécies, já reconhecidas, estão em fase de descrição. A melhoria no conhecimento sobre a ictiofauna do Alto Paraná é proporcional ao número de pesquisadores envolvidos em estudos na bacia e reflete, de modo inequívoco, iniciativas recentes que têm estimulado e incrementado pesquisas taxonômicas, facilitado o acesso ao material depositado em coleções científicas e aumentado as coletas em áreas e ambientes pouco amostrados. Entretanto, mantido o ritmo de descrições de novas espécies ocorrido até agora nessa última década, as 50 novas espécies já reconhecidas estariam descritas apenas dentro de dez anos, um tempo demasiadamente longo. Por essa razão é muito importante que a comunidade científica e os órgãos de fomento encontrem e viabilizem iniciativas de modo a aumentar esse ritmo de descrições de novos táxons e disponibilizar esses novos nomes mais rapidamente.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Estrutura e composição da ictiofauna de riachos da bacia do Rio Grande no estado de São Paulo, sudeste do Brasil

            O ponto médio de cada trecho foi georreferenciado via satélite com receptor GPS e o uso de metodologia padronizada de coleta de dados ambientais e peixes (baseada principalmente na pesca elétrica), possibilitou a obtenção das seguintes informações em cada local: 1) composição taxonômica da ictiofauna e contribuição, em termos de número de indivíduos e biomassa, de cada espécie para a ictiofauna local como um todo; 2) documentação fotográfica de espécimes representativos de cada espécie coletada com sua coloração natural; 3) descrição de cada ambiente coletado, com ilustrações fotográficas coloridas, e seus principais parâmetros bióticos e abióticos. No total foram coletados 3.070 exemplares, pertencentes a seis ordens, 18 famílias, 44 gêneros e 64 espécies, com biomassa total de 14,3 kg. Das espécies coletadas, aproximadamente 50% pertencem a ordem Characiformes, 26,5% a Siluriformes, 11% a Perciformes, 6% a Gymnotiformes, 5% a Cyprinodontiformes e 1,5% a Synbranchiformes. As espécies mais abundantes em termos de número de indivíduos foram Astyanax altiparanae (17,4%) e Hypostomus ancistroides (9%); aquelas com maior biomassa foram A. altiparanae (35%) e Geophagus brasiliensis (9%). Em termos de abundância e biomassa por família, a composição da fauna de peixes estudada indica a predominância expressiva de Characidae, seguida por Loricariidae e Cichlidae. Dentre os trechos amostrados, o trecho SG6 (26 espécies) e o PG4 (três espécies), apresentaram a maior e a menor riqueza em espécies, respectivamente, coincidindo com os valores obtidos para o índice de diversidade específica de Shannon-Wiener (H'= 1,08 e 0,26, respectivamente). A riqueza média encontrada foi de 12 espécies por trecho de riacho. Na estimativa de riqueza por extrapolação para o conjunto total de riachos amostrados na bacia do Rio Grande, obtivemos um valor de 93 espécies (erro padrão igual a três) indicando ser necessário um esforço amostral adicional moderado para atingir a assíntota da curva. Das 64 espécies coletadas, quatro (aproximadamente 6% do total) são seguramente novas, sete (aproximadamente 11% do total) possuem status taxonômico ainda indefinido, enquanto outras duas (aproximadamente 3% do total) são espécies certamente introduzidas. Analisando a estrutura trófica e espacial da ictiofauna estudada as 10 espécies numericamente dominantes nos riachos amostrados dividem-se, com base em dados de literatura, em ordem decrescente de importância numérica, em cinco guildas: onívoros nectônicos; invertívoros bentônicos; perifitívoros; algívoros e onívoros bentônicos. Uma chave de identificação para todas as espécies de peixes coletadas durante este estudo é fornecida ao final deste trabalho.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found
              Is Open Access

              How to avoid fish introductions in Brazil: education and information as alternatives

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                bn
                Biota Neotropica
                Biota Neotrop.
                Instituto Virtual da Biodiversidade | BIOTA - FAPESP (Campinas, SP, Brazil )
                1676-0611
                2018
                : 18
                : 3
                : e20180517
                Affiliations
                [2] Maringá Paraná orgnameUniversidade Estadual de Maringá Brazil
                [1] Botucatu São Paulo orgnameUniversidade Estadual Paulista orgdiv1Instituto de Biociências - Zoologia Brazil
                Article
                S1676-06032018000300302 S1676-0603(18)01800300302
                10.1590/1676-0611-bn-2018-0517
                849a85fa-71e1-43b2-bea1-ecffe232b28a

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 17 January 2018
                : 15 April 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 29, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI: Full text available only in PDF format (EN)
                Categories
                Inventory

                survey,Neotropical region,Rio Grande,Ictiologia,inventário,levantamento,região Neotropical,Ichthyology,inventory

                Comments

                Comment on this article