17
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Hydrological simulation as subside for management of surface water resources at the Mortes River Basin Translated title: Simulação hidrológica como subsídio para a gestão dos recursos hídricos superficiais na Bacia do Rio das Mortes

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Hydrological models are tools which describe processes and allow predicting the results of making management decisions, and are an important water resource management tool, especially for small-sized watersheds. This work had as an objective to test different calibration strategies and apply the SWAT model for hydrological simulation of the Mortes River Basin, MG. We evaluated 6 fluviometric stations, with drainage area between 272 and 6070 km² for purposes of water resource management. The evaluation of the model performance was conducted by using Nash-Sutcliffe coefficients (CNS) and percent bias (PBIAS). The results obtained from the statistic indices applied in the analysis of the model performance qualified the SWAT hydrological model as adequate for streamflow simulation in the Mortes River Basin. The adopted strategies attest to the applicability of the model as a management tool for water resources planning for other small-sized watersheds without data, in order to plan for rational water use.

          Translated abstract

          RESUMO Os modelos hidrológicos são ferramentas que descrevem processos e permitem antecipar as ocorrências e tomar decisões, dessa forma, apresentam-se como uma importante ferramenta de gestão dos recursos hídricos, principalmente no contexto de bacias hidrográficas de pequeno porte. Assim, objetivou-se com este trabalho abordar diferentes estratégias de calibração e teste do modelo SWAT na simulação hidrológica da bacia hidrográfica do Rio das Mortes, MG. Foram avaliados 6 postos fluviométricos, com área de drenagem entre 272 e 6.070 km², para fins de gestão dos recursos hídricos. A avaliação do desempenho do modelo foi realizada usando os coeficientes de Nash-Sutcliffe (CNS) e percentual de viés (PBIAS). Os resultados obtidos dos índices estatísticos aplicados na análise de desempenho do modelo, qualificam o modelo hidrológico SWAT como adequado na simulação da vazão para a bacia hidrográfica do Rio das Mortes. As estratégias adotadas atestaram a aplicabilidade do modelo como ferramenta de gestão e planejamento dos recursos hídricos para bacias menores e sem dados, possibilitando o uso racional da água na bacia.

          Related collections

          Most cited references 37

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Modelling hydrology and water quality in the pre-alpine/alpine Thur watershed using SWAT

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Impact of Climate Change on the Water Cycle and Nutrient Losses in a Finnish Catchment

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Análise de sensibilidade e calibração do modelo SWAT aplicado em bacia hidrográfica da região sudeste do Brasil

              Estimativas da perda de água e solo por erosão têm sido realizadas ao redor do mundo, com base na utilização de modelos empíricos ou conceituais, como o SWAT (Soil and Water Assessment Tool). O SWAT, amplamente utilizado para predizer o impacto das alterações no uso e no manejo do solo, entre outros, sobre a perda de solo e a vazão de curso de água, é extremamente sensível à qualidade dos dados de entrada. Assim, antes da simulação é necessário que se realize uma análise de sensibilidade de tal forma que se possa dar ênfase maior à aquisição e refinamento de determinados dados, diminuir as incertezas e aumentar a confiança nos resultados gerados. O processo de calibração, embora demorado, deve ser sempre realizado a fim de garantir que os resultados da simulação sejam comparáveis aos dados obtidos em campo. O sucesso da aplicação do modelo nessa bacia, sem estudos desse tipo, possibilita que os resultados sejam extrapolados para bacias de características semelhantes. Neste trabalho, a partir dos resultados produzidos em 10 parcelas experimentais instaladas na bacia hidrográfica do ribeirão São Bartolomeu, região Sudeste do Brasil, foram realizadas a análise de sensibilidade e a calibração do modelo SWAT. Os resultados foram satisfatórios, de acordo com o coeficiente de eficiência de Nash e Sutcliffe (COE), utilizado para avaliação do desempenho do modelo, sendo obtidos os valores de COE de 0,808 para a produção de sedimentos e 0,997 para a vazão, os quais representam modelos bem calibrados. A análise de sensibilidade não foi influenciada pela maior ou menor discretização da bacia, o que facilitou o processo de análise. A sensibilidade dos parâmetros foi variável em cada sub-bacia, de acordo com seu uso e ocupação, não podendo ser generalizada, isto é, as características das sub-bacias exercem influência na sensibilidade dos parâmetros.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                cagro
                Ciência e Agrotecnologia
                Ciênc. agrotec.
                Editora da Universidade Federal de Lavras
                1981-1829
                August 2016
                : 40
                : 4
                : 390-404
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal de Lavras Brazil
                [2 ] Universidade Federal de Lavras Brazil
                [3 ] Purdue University United States
                Article
                S1413-70542016000400390
                10.1590/1413-70542016404009516
                87953a88-102f-40ca-92bf-8e73024df414

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                Product
                Product Information: website
                Categories
                AGRICULTURE, MULTIDISCIPLINARY

                Comments

                Comment on this article