36
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Validação de um vídeo educativo para promoção do apego entre mãe soropositiva para HIV e seu filho Translated title: Validation of an educational video for the promotion of attachment between seropositive HIV mother and her child Translated title: Validación de un video educativo para la promoción del apego entre madre seropositiva para VIH y su hijo

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O objetivo da pesquisa foi construir um vídeo educativo para promoção do apego entre mãe HIV positiva e seu filho. Tratou-se de um ensaio clínico randomizado. As fases do estudo foram constituídas por desenvolvimento de um roteiro, avaliação, gravação e edição do vídeo, coleta de dados, filmagem do binômio e validação. O roteiro foi avaliado por especialistas técnicos e de conteúdo. Participaram 24 gestantes HIV positivas atendidas no período (Grupo Controle=12 e Grupo Experimental=12). O vídeo foi validado com um protocolo de observação da interação mãe-bebê. As mães do grupo intervenção obtiveram resultados mais favoráveis do que o controle, mostrando a eficácia do vídeo.

          Translated abstract

          The objective of this research was to build an educational video to promote the attachment of HIV-positive mother and her child. That was a randomized clinical trial. The phases of the study was constituted by the developedment of the script, followed by the assessment, recording and editing of video, data collection, and validation and filming of the binomial. The roadmap has been assessed by technical experts and content. Data collection occurred between May and October 2008. 24 women attending HIV in the period, 12 of the control group and 12 in the intervention group took part of the study. We validated the video with the Protocol for Observation of mother-infant interaction. The mothers in the intervention group obtained more favorable results than the control one, showing the effectiveness of the video.

          Translated abstract

          El objetivo de esta investigación fue la creación, evaluación y validación de un vídeo educativo para promover el adjunto de madres seropositivas para el VIH y sus hijos. Estudio metodológico, del tipo ensayo clínico aleatorizado. Primero, fue desarrollado el guión, y seguimos por la evaluación, produción de la pelicula y edición del vídeo, la recogida de datos, la validación y la filmación del binomio. El guión ha sido evaluado por expertos técnicos y de contenido. La recopilación de datos ocurrió entre mayo y octubre de 2008. Participaron, 24 mujeres seropositivas para el HIV que fueron atendidas en el periodo. 12 participaron del grupo control y 12, del grupo de intervención. Validamos el vídeo con el Protocolo para la Observación de la interacción madre-hijo. Madres en el grupo de intervención obtuvo resultados más favorables que los de control, demostrando la eficacia del vídeo.

          Related collections

          Most cited references20

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Mulheres HIV positivas, reprodução e sexualidade

          OBJETIVO: Estudar questões relativas à sexualidade e à saúde reprodutiva de mulheres HIV-positivas, seu acesso às práticas de prevenção, sua aderência a tratamentos e a possibilidade de fazerem opções conscientes quanto à gravidez. MÉTODOS: Estudo exploratório realizado, em 1997, em um ambulatório de um centro de referência na área de doenças sexualmente transmissíveis e Aids localizado na cidade de São Paulo, Brasil. Foi estudada uma amostra consecutiva, não-probabilística, constituída de 148 mulheres HIV-positivas. Foram excluídas as menores de 18 anos e as fisicamente debilitadas. Os dados foram colhidos por meio de entrevistas estruturadas. Foram aplicados os testes de chi² e t-Student. RESULTADOS: A média de idade das mulheres pesquisadas foi de 32 anos, sendo que 92 (62,2%) tinham até o primeiro grau de escolaridade, e 12,2% chegaram a cursar uma faculdade. A mediana do número de parceiros na vida foi quatro, e metade das entrevistadas manteve vida sexual ativa após infecção pelo HIV. Do total das mulheres, 76% tinham filhos, e 21% ainda pensavam em tê-los. Um maior número de filhos, maior número de filhos vivos e de filhos que moravam com as mães foram os fatores mais indicados como interferência negativa na intenção de ter filhos. Não foi encontrada associação entre pensar em ter filhos com as variáveis como percepção de risco, situação sorológica do parceiro, uso de contraceptivos e outras. Os métodos contraceptivos mudaram, sensivelmente, na vigência da infecção pelo HIV. CONCLUSÕES: A intenção de ter filhos não se alterou substancialmente nas mulheres em conseqüência da infecção pelo HIV. Mulheres HIV-positivas precisam ter seus direitos reprodutivos e sexuais discutidos e respeitados em todos os serviços de atenção à saúde. A adesão ao medicamento e ao sexo seguro são importantes, mas difíceis, requerendo aconselhamento e apoio. São necessários serviços que promovam ambiente de apoio para essas mulheres e seus parceiros, propiciando às pessoas com HIV/Aids condições de conhecer, discutir e realizar opções conscientes no que concerne às decisões reprodutivas e sua sexualidade.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Plano integrado de enfrentamento à feminização da epidemia de AIDS e outras DST

            (2007)
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Sensibilidade e aleitamento materno em díades com recém-nascidos de risco

              O presente estudo investigou a relação entre o tipo de alimentação do bebê (aleitamento materno, fórmula e alimentação mista) e os comportamentos de interação mãe-bebê, a partir do conceito de sensibilidade materna. Participaram 20 díades com bebês nascidos pré-termos (Grupo I) que necessitaram de tratamento intensivo neonatal, 14 díades com bebês nascidos a termo (Grupo II) que necessitaram de tratamento intensivo neonatal, e 24 díades com bebês nascidos a termo sadios (Grupo III). O risco do recém-nascido foi considerado a partir de sua necessidade de tratamento intensivo neonatal. A interação mãe-bebê foi filmada durante a situação de face-a-face, aos dois meses de idade do bebê, e avaliada conforme o Protocolo de Interação Mãe-Bebê (Schermann et al. 1994) que pontua itens referentes aos comportamentos interativos da mãe, do bebê e da díade mãe-bebê. Os resultados mostraram que a sensibilidade materna diferiu entre os três grupos investigados (p = 0,039), havendo maior incidência no Grupo III (grupo controle). A partir do estudo realizado, é possível inferir que a sensibilidade materna é mais favorável em mães de bebês nascidos a termo e sadios do que em mães de bebês nascidos com risco neonatal. O aleitamento materno é um importante fator que promove o estabelecimento de uma sensibilidade materna mais favorável, sendo fundamental o incentivo da amamentação mesmo para recém-nascidos pré-termo e a termo de risco.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                reben
                Revista Brasileira de Enfermagem
                Rev. Bras. Enferm.
                Associação Brasileira de Enfermagem (Brasília )
                1984-0446
                April 2011
                : 64
                : 2
                : 328-334
                Affiliations
                [1 ] Escola Assis Chateaubriand
                [2 ] Universidade Federal do Ceará Brazil
                Article
                S0034-71672011000200017
                10.1590/S0034-71672011000200017
                21755218
                8cb79f3e-ef71-422a-8a89-e05273b42060

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7167&lng=en
                Categories
                NURSING

                Nursing
                Puerperium,HIV,Education,Health,Periodo de posparto,VIH,Educación em salud,Puerpério,Educação em Saúde

                Comments

                Comment on this article