29
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Fórum. Envelhecimento populacional e as informações de saúde do PNAD: demandas e desafios contemporâneos. Introdução Translated title: Forum. Population aging and health information from the National Household Sample Survey: contemporary demands and challenges. Introduction

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este artigo examina a nova realidade demográfica e epidemiológica brasileira com base em dados coletados e organizados no Suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD Saúde). E aponta a urgência de mudanças e inovação nos paradigmas de atenção à saúde da população idosa com uma abordagem preventiva fundamentada em programas abrangentes de educação e cuidado integral. Destaca como conceitos-chave para políticas públicas a necessidade de preservar a autonomia, a participação, o cuidado, a auto-satisfação e a possibilidade de o idoso atuar em variados contextos sociais. Trata ainda da contribuição de autores para o fórum de discussão sobre Envelhecimento Humano e os Inquéritos da PNAD Saúde, coordenado por Cadernos de Saúde Pública, com estudos sobre o padrão de acesso e utilização dos serviços de saúde pelos idosos, sobre o quadro epidemiológico do câncer de mama na população feminina da terceira idade e sobre a validade do uso de respondente substituto na pesquisa sobre a auto-avaliação da saúde, constatando-se que as informações da PNAD são consistentes e podem ser utilizadas pela comunidade científica.

          Translated abstract

          This article examines the new demographic and epidemiological reality in Brazil, based on data collected and organized in the Health Supplement of the National Household Sample Survey (PNAD-Health). It highlights the urgency of changes and innovations in health care paradigms for the elderly population with a preventive approach based on comprehensive education and care. As key concepts, the article emphasizes the need to preserve autonomy, participation, care, self-satisfaction, and the possibility of elder citizens being active in various social contexts. It also discusses the contribution by various authors to the discussion forum on Human Aging and the National Household Sample Surveys, coordinated by Cadernos de Saúde Pública/Reports in Public Health, featuring studies on access to and utilization of health services by the elderly, the epidemiological pattern of breast cancer in elderly women, and the validity of using proxy respondents in research on self-perceived health status, concluding that the PNAD data are consistent and can be used by the scientific community.

          Related collections

          Most cited references13

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Idosos dependentes: famílias e cuidadores

          Este artigo centra-se no tema assistência a idosos dependentes por doença crônica e degenerativa, e chama a atenção para o papel do cuidador em casa. A recomendação para que os cuidados aos idosos dependentes sejam desenvolvidos no domicílio está ganhando mais força, muitas vezes de maneira incauta por parte dos profissionais de saúde. Delegar à família a função de cuidar necessita de clareza sobre a estrutura familiar, o tipo de cuidado a ser executado, o tempo necessário, as características da doença e o acompanhamento profissional. Em países onde o envelhecimento populacional se deu mais lentamente do que no Brasil, os cuidados e os cuidadores familiares são objeto de políticas e programas de Saúde Pública.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Em busca de uma assistência adequada à saúde do idoso: revisão da literatura e aplicação de um instrumento de detecção precoce e de previsibilidade de agravos

            O aumento da população idosa exige dos gestores da área da saúde mudanças nos modelos assistenciais, em decorrência da significativa ampliação dos respectivos custos. Este artigo discute uma proposta de fluxo de acesso e definição de prioridades em uma rede ambulatorial. Utilizou-se um questionário breve, com oito perguntas objetivas, visando à captação e ordenação de idosos em risco de admissão hospitalar repetida, tomada como proxy de fragilização. Em uma amostra de 360 indivíduos, evidenciou-se que 75,8% dos idosos apresentavam baixo risco de adoecer. Cerca de 11% da amostra, contudo, apresentou risco de médio a alto de adoecer, utilizando de forma intensiva os serviços de saúde. Os achados corroboram a utilidade do procedimento proposto a fim de classificar idosos em diferentes grupos de risco de fragilização, possibilitando a hierarquização dos riscos nessa população e contribuindo para um sistema de saúde mais eficaz e resolutivo. Sugere-se testar a validade do método em um estudo prospectivo.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              O envelhecimento da população brasileira: um enfoque demográfico

              Contrariamente ao indicado pelo senso comum, o processo de envelhecimento populacional, tal como observado até hoje, é resultado do declínio da fecundidade, e não da mortalidade. O envelhecimento populacional iniciou-se no final do século XIX em alguns países da Europa Ocidental, espalhou-se pelo resto do Primeiro Mundo, no século passado, e se estendeu, nas últimas décadas, por vários países do Terceiro Mundo, inclusive o Brasil. No caso brasileiro, observou-se, a partir do final dos anos 60, rapidíssima e generalizada queda da fecundidade, e haverá, conseqüentemente, um célere processo de envelhecimento da população. Este processo será, necessariamente, mais rápido e com mudanças estruturais, demograficamente falando, mais profundas do que nos países do Primeiro Mundo por duas razões: o declínio da fecundidade, no País, deu-se em um ritmo maior e origina-se de uma população mais jovem do que aquela dos países desenvolvidos.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                csp
                Cadernos de Saúde Pública
                Cad. Saúde Pública
                Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0102-311X
                1678-4464
                October 2007
                : 23
                : 10
                : 2463-2466
                Affiliations
                [02] Rio de Janeiro orgnameUniversidade Aberta da Terceira Idade Brasil
                [01] Rio de Janeiro Rio de Janeiro orgnameUniversidade do Estado do Rio de Janeiro orgdiv1Instituto de Medicina Social Brazil
                Article
                S0102-311X2007001000020 S0102-311X(07)02301020
                10.1590/S0102-311X2007001000020
                8e1dd81d-dea6-470b-898e-91e70cfeffbe

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 06 July 2007
                : 14 August 2007
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 10, Pages: 4
                Product

                SciELO Public Health

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Fórum

                Demographic Aging,Demographic Transition,Health Status,Envelhecimento da População,Nível de Saúde,Transição Demográfica

                Comments

                Comment on this article