2
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Validación: instrumento sobre la infección latente por tubercolosis en profesionales de la salud Translated title: Validação: instrumento sobre a infecção latente por tuberculose em profissionais da saúde Translated title: Validation: instrument on latent tuberculosis infection in healthcare professionals

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMEN: Objetivo: Validar el contenido y apariencia de un instrumento sobre infección tuberculosa latente en profesionales de la salud. Métodos Estudio metodológico desarrollado en tres etapas, de mayo a noviembre de 2020. Se utilizaron estrategias de Validación de Contenido a través de la técnica Delphi y Validación de Apariencia. La evaluación del instrumento fue realizada por nueve jueces, enfermeros y médicos, con maestría y doctorado. Para probar la concordancia de los jueces se utilizaron el índice de validez de contenido y el índice de concordancia entre evaluadores. Para el pretest se utilizó el índice de positividad. Resultados Se elaboró un instrumento con 48 ítems y, después de la evaluación de los expertos, se modificaron aquellos con un coeficiente de validez de contenido inferior a 0,8. Se agregaron algunos elementos y se eliminaron otros. Al final de dos rondas de evaluación, el instrumento resultó en 49 ítems, con índice de validez de contenido = 0,9; Acuerdo entre evaluadores = 1,000 e índice de positividad = 100%. La evaluación semántica del instrumento (pre-test), realizada con la población objetivo, compuesta por profesionales de Atención Primaria (médicos, enfermeros, odontólogos y técnicos de enfermería), obtuvo una tasa de positividad del 100%, lo que indica comprensión del instrumento, sin necesidad de más cambios. Conclusion El instrumento tiene validez de contenido y apariencia para evaluar lo propuesto, considerando que los índices de confiabilidad y concordancia de evaluación alcanzaron valores superiores al 80%.

          Translated abstract

          RESUMO: Objetivo Realizar validação de conteúdo e de aparência de um instrumento sobre a infecção latente por tuberculose em profissionais da área da saúde. Métodos: Estudo metodológico desenvolvido em três etapas, no período de maio a novembro de 202. Utilizaram-se as estratégias de Validação de Conteúdo por meio da técnica Delphi e de Validação de Aparência. A avaliação do instrumento foi realizada por nove juízes enfermeiros e médicos, com titulação de mestre e doutores. Para testar a concordância dos juízes utilizou-se o índice de validade de conteúdo e o índice de concordância interavaliadores. Para o pré-teste utilizou-se o índice de positividade. Resultados Elaborou-se instrumento com 48 itens e, após avaliação dos especialistas, aqueles que apresentaram coeficiente de validade de conteúdo inferior a 0,8 foram modificados. Alguns itens foram acrescentados e outros excluídos. Ao final de duas rodadas de avaliação, o instrumento redundou em 49 itens, com índice de validade de conteúdo = 0,9; Interrater Agreement = 1,000 e índice de positividade =100%. A avaliação semântica do instrumento (pré-teste), conduzida com a população-alvo, a qual foi constituída por profissionais da Atenção Primária (médicos, enfermeiros, dentistas, e técnicos de enfermagem), obteve índice de positividade de 100%, o que indicou compreensão do instrumento, não havendo necessidade de novas alterações. Conclusão O instrumento possui validade de conteúdo e de aparência para avaliar o que se propõe, tendo em vista que os índices de fidedignidade e concordância de avaliação alcançaram valores acima de 80%.

          Translated abstract

          ABSTRACT: Objective: To validate the content and appearance of an instrument on latent tuberculosis infection in healthcare professionals. Methods Methodological study developed in three stages, from May to November 2020. Content Validation strategies were used through the Delphi technique and Appearance Validation. The evaluation of the instrument was carried out by nine judges, nurses and doctors, with master's and doctoral degrees. To test the agreement of the judges, the content validity index and the inter-rater agreement index were used. For the pre-test, the positivity index was used. Results An instrument with 48 items was developed and, after evaluation by the experts, those with a content validity coefficient lower than 0.8 were modified. Some items were added and others deleted. At the end of two evaluation rounds, the instrument resulted in 49 items, with a content validity index = 0.9; Interrater Agreement = 1,000 and positivity index =100%. The semantic assessment of the instrument (pre-test), conducted with the target population, which consisted of Primary Care professionals (doctors, nurses, dentists, and nursing technicians), obtained a positivity rate of 100%, which indicated understanding of the instrument, with no need for further changes. Conclusion The instrument has content and appearance validity to assess what is proposed, considering that the reliability and agreement indices of evaluation reached values above 80%.

          Related collections

          Most cited references26

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade

          Resumo Instrumentos de medida desempenham um importante papel na pesquisa, na prática clínica e na avaliação de saúde. Estudos sobre a qualidade desses instrumentos fornecem evidências de como as propriedades de medida foram avaliadas, auxiliando o pesquisador na escolha da melhor ferramenta para utilização. A confiabilidade e a validade são consideradas as principais propriedades de medida de tais instrumentos. Confiabilidade é a capacidade em reproduzir um resultado de forma consistente, no tempo e no espaço. Validade refere-se à propriedade de um instrumento medir exatamente o que se propõe. Neste artigo são apresentados, discutidos e exemplificados os principais critérios e testes estatísticos empregados na avaliação da confiabilidade (estabilidade, consistência interna e equivalência) e validade (conteúdo, critério e construto) de instrumentos. A avaliação das propriedades de medida de instrumentos é útil para subsidiar a seleção de instrumentos válidos e confiáveis, de modo a assegurar a qualidade dos resultados dos estudos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Likert Scale: Explored and Explained

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Construção de instrumentos de medida na área da saúde

              Instrumentos de medida são partes integrantes da prática clínica, da avaliação em saúde e de pesquisas. Esses instrumentos só são úteis e capazes de apresentar resultados cientificamente robustos quando são desenvolvidos de maneira apropriada e quando apresentam boas qualidades psicométricas. A literatura aponta que, apesar do aumento significativo no número de escalas de avaliação, muitas não têm sido desenvolvidas e validadas adequadamente. O presente estudo teve como objetivos realizar uma revisão narrativa sobre o processo de elaboração de novos instrumentos e apresentar algumas ferramentas que podem ser utilizadas em algumas etapas do seu processo de desenvolvimento. As etapas descritas foram: I-Estabelecimento da estrutura conceitual e definição dos objetivos do instrumento e da população envolvida; II-Construção dos itens e das escalas de respostas; III-Seleção e organização dos itens e estruturação do instrumento; IV-Validade de conteúdo; e V-Pré-teste. Uma discussão breve sobre a avaliação das propriedades psicométricas foi incluída devido à importância que esta tem para que os instrumentos sejam aceitos e reconhecidos tanto no meio científico como no meio clínico.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                eg
                Enfermería Global
                Enferm. glob.
                Universidad de Murcia (Murcia, Murcia, Spain )
                1695-6141
                2023
                : 22
                : 69
                : 448-498
                Affiliations
                [1] orgnameUniversidad Federal de Piauí Brasil adrianamenesesbrandao@ 123456gmail.com
                [2] orgnameUniversidad Nova de Lisboa orgdiv1Instituto de Higiene y Medicina Tropical Portugal
                Article
                S1695-61412023000100015 S1695-6141(23)02206900015
                10.6018/eglobal.517721
                8f4f2a5b-91c6-4007-b4c9-4ac0d10c207f

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 3.0 International License.

                History
                : 31 March 2022
                : 21 September 2022
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 27, Pages: 51
                Product

                SciELO Spain

                Categories
                Originales

                Validation Study,Tuberculose Latente,Pessoal de Saúde,Latent Tuberculosis,Health Personnel,Estudio de Validación,tuberculosis latente,Personal sanitario,Estudo de Validação

                Comments

                Comment on this article