30
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Lodo de esgoto tratado na composição de substrato para produção de mudas de Plathymenia reticulata Benth Translated title: Sewage sludge treated in the substrate composition for Plathymenia reticulata Benth seedling production

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo O trabalho teve como objetivo avaliar o uso do lodo de esgoto tratado (LET) associado a substrato à base de casca de pinus (SC1) ou à base de fibra de coco (SC2), em diferentes proporções, como substrato para produção de mudas de vinhático. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, localizada na unidade de apoio a pesquisa da Universidade Estadual do Norte Fluminense, de junho a novembro de 2016. Utilizaram-se 20, 40, 60, 80% de LET associados ao SC1 ou ao SC2, 100% de LET e o tratamento com SC1 com adubação convencional (controle). O lodo de esgoto foi higienizado com adição de cal a 15% do peso seco. Os resultados revelam que as menores proporções de LET no substrato resultaram em mudas com melhor crescimento em altura, diâmetro do coleto, área foliar, massa seca da parte aérea e do sistema radicular, comprimento e volume radicular. A nodulação foi negativamente influenciada nas mudas produzidas em proporções acima de 20% de LET. A agregação do torrão ao substrato não foi influenciada pela adição de LET, entretanto, houve aumento da curvatura do torrão nas mudas produzidas em maiores quantidades de LET. O conteúdo da parte aérea de N, P e K foi menor nas mudas produzidas em substrato com LET. Para produção de mudas de vinhático, sugere-se a proporção de 20% de lodo de esgoto associado ao SC1 ou SC2, não havendo prejuízos em relação às mudas produzidas em substrato comercial adubado, utilizado comercialmente.

          Translated abstract

          Abstract The aim of this work was to evaluate the treated sewage sludge (LET) associated with commercial substrate based on pinus bark (SC1) or based on coconut fiber (SC2), in different proportions, as substrate for the production of vinhático seedlings. The study was led in a greenhouse, located in the research support unit of the State University of North Fluminense. The treatments considered as substrates were 20, 40, 60, 80% of LET associated with SC1 or SC2, 100% of LET and the treatment with SC1 with conventional fertilization (control). The sewage sludge was sanitized with addition of lime to 15% of dry weight. The results showed that the lower LET proportions in the substrate resulted in seedlings with better growth in height, stem diameter, leaf area, dry mass of shoot and root system, root length and volume. The nodulation was negatively influenced in the seedlings produced in proportions above 20% LET. The aggregation of the clod was not influenced by the addition of LET, however, there was increase of the curvature of the clod in the seedlings produced in larger amounts of LET. The shoot content of N, P and K was lower in the seedlings with LET. For the production of vinatic seedlings, 20% of sewage sludge associated with SC1 or SC2, is suggested, with no losses in relation to the seedlings produced in commercial substrate that received fertilization, used commercially.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Efeito de diferentes substratos sobre o desenvolvimento de mudas de Acacia sp.

          Os biossólidos têm sido estudados como fonte de matéria orgânica na agricultura. Objetivou-se avaliar o desenvolvimento de mudas de Acacia mangium e Acacia auriculiformis em diferentes substratos: a) horizonte Bw com areia lavada (1:1, v:v) e adubação mineral de 160, 640 e 160 g m-3de N, P2O5 e K2O, respectivamente (HB); b) horizonte Bw com areia lavada e esterco bovino (1:1:1, v:v) (HBE); c) horizonte Bw com areia lavada e lodo de esgoto (1:1:1, v:v) (HBL); e d) 100% de lodo de esgoto (LE). Aplicou-se 1 kg de CaCO3 p.a. por m³ de substrato. Foram utilizadas sementes inoculadas com rizóbio e não-inoculadas, determinando-se, aos 90 dias após a semeadura, a altura das plantas, o diâmetro do colo e o peso da matéria seca da raiz e da parte aérea, na qual se determinaram N, P, K, Ca e Mg. O delineamento estatístico foi inteiramente casualizado, no esquema fatorial 2 x 4 (com ou sem inoculação x 4 substratos). No LE com inoculação, obteve-se melhor crescimento das mudas. O HBE produziu efeito superior no desenvolvimento das mudas em relação àquele com a mesma proporção de material orgânico na forma de lodo (HBL). Na maioria dos parâmetros avaliados não houve diferença devido à inoculação dos substratos HBE, HBL e HB, provavelmente devido à existência de bactérias nativas nesses substratos. As mudas desenvolvidas no substrato LE foram as que acumularam mais N e Ca, principalmente quando inoculadas. Houve tendência de maior acúmulo de P, K e Mg na parte aérea das mudas desenvolvidas no substrato HBE.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Diferentes substratos para a produção de mudas de Sesbania virgata

            A produção de mudas de espécies florestais nativas visa a atender aos plantios, principalmente para fins ambientais, tais como a recuperação de áreas degradadas. Para intensificar os conhecimentos sobre espécies com potencial de recuperação de áreas degradadas, este trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de diferentes substratos no crescimento de mudas de Sesbania virgata (Cav.) Pers. Os tratamentos foram formulados utilizando-se lodo de esgoto, fibra de coco, vermiculita e casca de arroz in natura, além do substrato comercial. As mudas foram produzidas em tubetes com capacidade para 120 cm³. O estudo foi constituído de 14 tratamentos, com cinco repetições de cinco mudas cada, totalizando 25 plantas cada tratamento. Após 150 dias da semeadura, foram avaliadas as seguintes características nas mudas: altura; diâmetro do coleto; relação entre a altura da parte aérea e o diâmetro do coleto; massa seca da parte aérea; massa seca do sistema radicular; massa seca total; relação entre a massa seca da parte aérea e a massa seca do sistema radicular, e índice de qualidade de Dickson. Os tratamentos que continham lodo de esgoto e vermiculita em sua composição, sobretudo o tratamento T6 (60% lodo de esgoto + 40% vermiculita), proporcionaram o melhor crescimento das características morfológicas das mudas de Sesbania virgata.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Caracterização física de substratos para plantas

              A caracterização física de substratos para plantas no Brasil ainda é incipiente, embora, apenas com a definição adequada de métodos confiáveis seja possível padronizar insumos e fornecer as recomendações necessárias aos produtores. Objetivou-se caracterizar fisicamente seis substratos para plantas e comparar métodos prescritos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro e pelo Comitê Europeu de Normatização. Os substratos avaliados foram: fibra de coco granulada, dois tipos de casca de pínus, casca de arroz estabilizada e duas misturas (50:50, v:v), uma de casca de arroz com fibra de coco granulada e a segunda de casca de pínus e casca de arroz. O projeto, realizado em 2009, teve delineamento experimental inteiramente casualizado. Os substratos apresentaram diferenças quanto aos atributos físicos: umidade, granulometria, densidade volumétrica, capacidade de retenção de água, densidade de partícula e porosidade, características com as quais se pode inferir sobre sua utilização. Quanto aos parâmetros físicos recomendados em cada um dos métodos, sugere-se: para determinação da umidade da amostra, secagem à temperatura de 65 ± 5 °C; para granulometria, tempo de 10 min de agitação das peneiras; para densidade volumétrica, método da autocompactação; para capacidade de retenção de água, a base do anel volumétrico da amostra como referência e a adoção da dupla saturação e da pré-tensão em 50 hPa; para determinar a curva de retenção de água dos substratos, os pontos de tensão em 10, 30, 50 e 100 hPa; para caracterização dos substratos quanto à sua origem, inclusão da densidade de partícula pela determinação da matéria orgânica e de cinzas.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                cflo
                Ciência Florestal
                Ciênc. Florest.
                Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS, Brazil )
                0103-9954
                1980-5098
                June 2019
                : 29
                : 2
                : 728-739
                Affiliations
                [4] Campos dos Goytacazes Rio de Janeiro orgnameUniversidade Estadual do Norte Fluminense Brazil erthalrm@ 123456gmail.com
                [5] Campos dos Goytacazes Rio de Janeiro orgnameUniversidade Estadual do Norte Fluminense Brazil mariaclaracoutinho3@ 123456gmail.com
                [1] Campos dos Goytacazes Rio de Janeiro orgnameUniversidade Estadual do Norte Fluminense Brazil dps@ 123456pq.uenf.br
                [2] Campos dos Goytacazes Rio de Janeiro orgnameUniversidade Estadual do Norte Fluminense Brazil deborahbarroso@ 123456gmail.com
                [3] Campos dos Goytacazes Rio de Janeiro orgnameUniversidade Estadual do Norte Fluminense Brazil giovannacampos85@ 123456yahoo.com.br
                [6] Campos dos Goytacazes Rio de Janeiro orgnameUniversidade Estadual do Norte Fluminense Brazil marciano@ 123456uenf.br
                Article
                S1980-50982019000200728
                10.5902/1980509827297
                90dda429-671f-4cad-b522-07d37b607ac1

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 24 May 2018
                : 22 May 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 34, Pages: 12
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                Vinhático,Alternative substrates,Biossolid,Clod quality,Substratos alternativos,Biossólido,Qualidade do torrão

                Comments

                Comment on this article